A cada novo ano eleitoral ouvimos que este será o mais difícil ou o mais competitivo. E, quando o cronômetro começa a girar as coisas não parecem tão diferentes assim, não é? Mas 2020, de fato, será muito diferente de todas as outras campanhas de prefeito ou vereador que você já vivenciou.
E é preciso estar ligado em todas as novidades e o principal: começar agora!
Dificuldades das eleições municipais em 2020
Com a questão do fundo partidário e com a proibição de doações de empresas para campanhas políticas, quem pretende concorrer nas próximas eleições precisa entender essa nova dinâmica e se programar para não ficar para trás.
Sempre digo que o maior ativo da comunicação política é o tempo e, só o bom uso dele é capaz de trazer economicidade e bons resultados.
O planejamento é o segredo
Assim que a candidatura estiver definida, é preciso mapear as etapas e destrincha-las ao máximo para que nenhum detalhe seja esquecido.
Pontos sensíveis como articulação politico-partidária devem receber a atenção necessária logo na primeira etapa para não se tornarem uma dor de cabeça ou pior, inviabilizar a candidatura.
A lista de apoiadores e parceiros também precisa ser preparada, para nortear a amplitude das ações que envolverão estes personagens.
Até aqui, tudo o que o candidato precisa fazer é se organizar e estar pronto para as próximas etapas.
Abertura de canais
Nesta fase, alguns custos começam a aparecer e a melhor forma de diluí-los é trabalhando com antecedência.
Agora é a hora de preparar uma identidade visual, um bom site e peças para as redes sociais. Um bom momento para começar a organizar e divulgar o seu número de Whatsapp e iniciar o processo de montagem de listas de transmissão.
As listas de transmissão merecem muita atenção, afinal, são canais diretos e segmentados, ou seja, se bem estruturadas, podem entregar a mensagem ideal para cada público. Não trate esta ferramenta como uma forma de comunicação em massa.
Agendas estratégicas
Se o tempo é o seu maior ativo, use-o bem. De todas as dicas que você encontrará neste artigo, esta é que mais te fará falta na reta final.
Agendas e visitas sem planejamento e divulgação tendem a ser improdutivas e apresentarem baixa conversão. Mesmo que isso possa desagradar a alguns, é preciso começar a dizer não e seguir a programação da agenda de campanha.
Combine com seus apoiadores encontros como cafés da manhã com bastante antecedência. Só assim o evento terá um bom público e você conseguirá levar suas propostas para um número maior de pessoas.
O ideal é que você tenha em mãos um calendário e divida as semanas da pré-campanha e da campanha, só assim terá a real dimensão de quanto tempo terá que dedicar a cada tipo de ação.
Como se preparar para campanha de vereador
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