Falar que quanto mais competitivo e maduro for um mercado, maior a necessidade dos profissionais de adquirirem conhecimento e relacionamento para evoluírem em suas carreiras, pode soar como lugar comum. Mas é exatamente essa máxima, aliada a características pessoais que promovem as mudanças mais significativas aos profissionais, dentro das oportunidades que surgem.
No mundo do marketing político, por exemplo. Entendemos que o Brasil vive atualmente uma ressignificação desse mercado motivada principalmente por variáveis que se estabeleceram há poucos anos atrás: a operação Lava Jato e a Reforma Política de 2017.
Por parte da Lava Jato, tivemos a condenação de diversos atores como empresários, funcionários públicos e agentes políticos. Dentre os empresários, os empreiteiros e operadores financeiros foram o foco de cobertura midiática, mas, para além deles, agências de comunicação, publicitários e outros profissionais do marketing político também foram investigados e condenados. Muitos deles realizaram acordos de delação e leniência.
Se por um lado tal movimento judiciário, político e midiático ampliou uma certa rejeição ao marketing político e seus profissionais, por outro abriu caminhos para a transformação da cultura profissional, reduzindo a frequência de negociações feitas nas zonas cinzas da legislação.
Para completar a tese de transformação do mercado, temos a Reforma Política 2017, que descreve a dinâmica do processo eleitoral seguinte. Tal legislação garantiu o uso de anúncios em redes sociais para os candidatos e ampliou as possibilidades de arrecadação por meios digitais, assemelhando a comunicação das campanhas brasileiras às estadunidenses, em que o uso das ferramentas digitais impacta diretamente o resultado eleitoral.
Esse ambiente criado tornou-se muito atrativo para, em um primeiro momento, instituições de ensino lançarem cursos profissionalizantes focados na preparação posterior a fornecida pelos cursos de graduação e, em seguida, diversos professores tomaram o caminho de fundarem seus próprios cursos.
Marketing político: em anos eleitorais surgem muitos cursos e eventos
Muitos dos chamados “coaches” e “empreendedores de palco” surgiram. Boa parte movida pela ideia do lucro fácil e rápido, tendo como prioridade a arrecadação em detrimento do aprendizado por meio do compartilhamento de conhecimento.
Na verdade, o processo pouco se baseia em transmitir conteúdo que realmente seja relevante, mas sim, na utilização de técnicas de palco que criem empatia com a plateia para o comércio de suas consultorias.
Para identificar uma figura dessas não é preciso muito trabalho, basta ter um pouco de atenção nas suas redes. Ela sempre fará questão de mostrar o quão bem relacionada é, por meio de selfies com pessoas conhecidas; com frequência se mostrará uma pessoa que está envolvida com projetos grandes ou misteriosos; publicará conteúdos rasos e com bom potencial de compartilhamento; venderá seu sucesso em conteúdos que demonstram seu estilo de vida.
Já na entrega de produtos, a prática será a organização de eventos com muitos profissionais, pagos, mas com com valores mais baixos do que os aplicados pelo mercado. Essa lógica funciona porque os valores cobrados nem precisam cobrir os custos dos eventos, dado que nada mais significam do que iscas aos desavisados.
No palco, prepare-se para a chuva de chavões e dinâmicas simples, baseadas em livros que ensinam oratória e motivação. Como o objetivo é a venda de consultoria, o mais importante não é compartilhar conhecimento, mas sim dar a impressão que o tem, e esbanjar simpatia, muitas vezes com uma bela “maquiagem” no currículo. Já vi tantos desses que cheguei à conclusão de que só eu tive percalços, só eu perdi campanhas, só eu cometi erros.
Fico preocupado com o dano que esse tipo de profissional provoca ao longo de sua trajetória. Pouco contribuem para a carreira de quem muitas vezes investe o que não tem para ouvi-los, e quando contribuem, geralmente o fazem por meio do plágio de profissionais mais bem qualificados.
Que meu texto sirva de alerta para você, que precisa de conhecimento e relacionamento, atuando como profissional ou como candidato.
Não desperdice seu tempo, nem o seu dinheiro. Analise muito bem antes de escolher um evento, pesquise não apenas o currículo e fique atento nos pontos que descrevi.