Comunicação de mandatos: 5 ferramentas que você precisa conhecer

As campanhas eleitorais já chegaram ao fim, passamos também pelas festas de final de ano e agora é hora de olharmos com atenção para a comunicação de mandatos e instituições.

Prefeitos e vereadores recém empossados ainda estão organizando suas estruturas e equipes, definindo prioridades e buscando soluções para continuarem em contato com seus eleitores. E é aí que entram as ferramentas digitais que podem ajudar as equipes de comunicação a entregar esses conteúdos de forma otimizada.

⚠ ATENÇÃO: Antes que você desista de continuar a leitura por achar que ferramentas digitais são complexas e de difícil utilização, garanto a você que ao menos uma delas você utiliza no seu cotidiano sem complicação alguma. Vem conferir! 

Recado dado, chegou a hora de conhecer cinco ferramentas muito importantes para a divulgação de conteúdos de mandatos e também de instituições, como prefeituras e casas legislativas.

5 ferramentas para comunicação de mandatos e instituições que você precisa conhecer

Unbounce 

O Unbounce é um construtor de landing pages extremamente intuitivo, com dezenas de modelos prontos e adaptáveis para as mais diversas necessidades. As landing pages são aquelas páginas em que você se cadastra para fazer parte de algo, seja para baixar um conteúdo, para assinar um abaixo assinado ou mesmo para receber novidades sobre determinado tema.

E como essa ferramenta pode ajudar o meu mandato ou instituição?

Simples, vou trazer um exemplo:

Imagem de uma mulher em frente a uma tela de computador para ilustrar as ferramentas de comunicação digital para mandatos e instituições

Você é um prefeito e quer saber a opinião da população sobre a construção de uma nova unidade de saúde. Para isso, você cria uma landing page explicando tudo sobre o projeto, os prazos e os benefícios dessa obra e, nesta mesma página, coloca um campo perguntando se aquele munícipe é contra ou a favor da construção.

Ao longo desse processo de consulta, você acumula os dados de cada participante e pode fazer mensagens segmentadas para quem é favorável e também para quem discorda da proposta.

No fim das contas, você saberá para quem divulgar notícias e atualizações sobre a obra, além de enviar conteúdos sobre outros temas para aqueles que votaram contra a nova unidade de saúde.

Com os e-mails, telefones e todos os dados coletados, fica muito mais fácil construir uma base de dados segmentada e melhorar a comunicação do mandato ou da gestão com o cidadão.

Valor: $80,00 (Dólares) / Mês

Ps: existem diversas ferramentas de construção de landing pages para todos os bolsos e gostos, vale pesquisar e investir nesse projeto de captação de leads (cadastros). 

Canva

O Canva é uma verdadeira mão na roda para quem não conta com um designer. O site oferece centenas de modelos prontos de postagens de diferentes formatos, que podem ser publicados nas redes sociais, compartilhados pelo WhatsApp e até mesmo enviados para impressão,

A lógica descomplicada, basta escolher um modelo já pré-configurado e fazer ajustes de cor, conteúdo dos textos e fotos. É como se fosse um molde totalmente personalizável para criação de conteúdos digitais.

Recomendo que você comece a explorar a ferramenta na versão paga e, caso goste da interface e encontre conteúdos que façam sentido para sua comunicação, faça um upgrade para a versão paga, que oferece mais recursos e tem um precinho camarada.

Valor: R$34,90 / Mês

Estúdio de criação – Facebook / Instagram

desenho de mulher usando telefone para simular agendamento de conteúdos de comunicação de mandatos e instituições

Para você não reclamar que todas as ferramentas que indico aqui são pagas, vou falar sobre o estúdio de criação, que é uma ferramenta nativa de Facebook que permite que você agende seus posts para o Facebook e Instagram.

O agendamento de conteúdos facilita a execução do seu planejamento de conteúdos de comunicação de mandatos e instituições e libera a equipe para realizar novas tarefas. Não é nada prático produzir e publicar o conteúdo às pressas, isso sobrecarrega os profissionais e acaba aumentando as chances de erro ou até mesmo de esquecimento.

O segredo é o planejamento! 

? Dica: para esse fim, uso o MLabs, uma ferramenta barata que além dos agendamentos de conteúdo, também gera relatórios.

WhatsApp

Quem utilizou o WhatsApp em campanhas eleitorais no ano passado, viu o potencial do mensageiro no contato direto com os eleitores. Essa conversa deve continuar durante o mandato e ser estendida para a comunicação da gestão.

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, que vai além das conversas pessoais e, quando utilizado de forma segmentada, garante um retorno quase que imediato.

Muitas prefeituras têm utilizado do WhatsApp para aproximar os serviços dos cidadãos, como é o caso de marcação de consultas médicas, agendamento da entrega de remédios ou visitas de equipes de saúde da família.

As possibilidades são infinitas e existem ferramentas disponíveis no mercado para viabilizar atendimentos múltiplos e a configuração de chatbots. Vale pesquisar!

⚠ Alerta: Opte por empresas que trabalhem com a API oficial do WhatsApp, às vezes, o barato pode acabar saindo caro.

Chatfuel

imagem de um robô para representar o uso de chatbots na comunicação de mandatos e instituições

Não é segredo que, por vezes, as equipes de comunicação de mandatos e instituições são reduzidas e acumulam diferentes tarefas. Os chatbots são ótimas soluções para desafogar os profissionais e, ao mesmo tempo, melhorar a interação com a população.

Eles são “robôs” programados para seguirem uma lógica de conversa e, quando bem configurados, podem solucionar dúvidas e dar direcionamentos aos usuários sem a necessidade de interação humana.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e o processo é mais simples do que parece ser. O ponto chave da automação é conseguir deixar a conversa mais orgânica e fluida, garantindo uma boa experiência para quem está do outro lado da tela.

Valor: a ferramenta oferece uma versão gratuita e os valores da conta paga podem variar de acordo com o tamanho do seu banco de dados.

 O que não pode faltar na comunicação de mandatos e instituições

Trago aqui alguns pontos importantes para os profissionais de comunicação de mandatos e instituições?

  • Alinhe o tom de voz de seus canais: adeque a linguagem que será utilizada em suas publicações pensando na sua realidade local. De nada adianta se basear em uma referência que tem características culturais diferentes das suas.
  • Interaja: se você abriu um canal de comunicação com a população, é preciso que tenha condições de responder a perguntas, levar soluções ou simplesmente dar atenção a uma mensagem de bom dia.
  • Segmente: sempre que possível, faça publicações segmentadas. Exemplos: aniversário de cidades, destinação de emendas parlamentares etc.

Quer saber mais? Confira os conteúdos sobre E-GOV do professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino ?

 

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Fernanda Camargos

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Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

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