Campanha Política na internet: Marcelo Puppi fala da força do digital

Marcelo Puppi fala do papel da campanha para internet e seu efeito nas nas eleições

Marcelo Puppi fala do papel da campanha para internet e seu efeito nas nas eleições

A internet é uma plataforma eleitoral ainda recente, e os candidatos que souberem utilizá-la corretamente podem conquistar boa vantagem sobre os demais concorrentes.

Em entrevista à Presença Online, o especialista em comunicação política e moderador da Instituto Friederich Naumann, Marcelo Puppi, falou sobre a crescente influência da campanha eleitoral online nos pleitos modernos.

Puppi tem grande experiência em política e campanhas eleitorais, já foi vereador de Campo Largo, município do Paraná, e assessor nas campanhas de Índio da Costa, vice de José Serra na eleição para presidente de 2010, e do atual governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Nas duas campanhas Puppi fez uso da campanha online.

Qual a expressão real do trabalho online em uma campanha política?

Marcelo Puppi – Campanha política é difusão de mensagem. Não existe difusão sem rede de informações. A internet revoluciona a maneira como vemos o mundo. Entramos na era da videopolítica. Na verdade a sociedade mudou e os políticos não. Agora teremos uma campanha rápida pela frente e a oportunidade para candidatos mostrarem que estão conectados com os novos tempos.

A campanha para internet deve servir de complemento para a campanha de televisão e rádio ou deve ter sua própria estratégia?

MP – Os dois fatores. Ela complementa a televisão, o rádio e até o corpo a corpo. A mensagem precisa ser a mesma. A estratégia pode ser própria, porém coerente e sintonizada com outros meios. Na TV e no rádio temos a difusão da informação, na internet a possibilidade do convencimento. Lá o processo de comunicação unidirecional, antigo. Aqui, o processo de comunicação multidirecional. Lá o líder fala e a multidão escuta. Aqui o líder fala e a multidão fala também, curte, compartilha, critica e até cutuca.

Qual o público alvo da campanha online?

MP – Depende da estratégia do candidato. Podemos ter os mais variados públicos. Já se foi o tempo que internet era coisa para jovens.

Existe a possibilidade de em algum momento ela ganhar maior importância numa campanha?

MP – A cada nova eleição, maior importância ela adquire. As de Obama, por exemplo, pela mensagem. A de ACM Neto, como prefeito de Salvador, foi espetacular no sentido de complementar e ampliar as informações passadas na televisão. Cabem aos profissionais que apoiam os candidatos descobrir estes novos nichos.

É possível que um candidato se eleja sem o uso da internet e das mídias sociais?

MP – Nenhum candidato se elegerá apenas com a rede. Mas nenhum ganhará se não estiver na rede. E isto não apenas na sua presença em sites, blogs, redes sociais, aplicativos. Mas também é, principalmente, o que falam dele na rede e do controle necessário da imagem pública.

Que fatores existem numa campanha online que não encontramos na offline?

MP – Uma campanha online exige informação, entretenimento e diálogo. A internet é o novo AGORA, a nova praça ampliada. Será cada dia mais real. Um verdadeiro big brother. Antes a política era um ato de reflexão. Caminhamos para o espetáculo.

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

26 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Posso usar meu e-mail para criar rótulo no Facebook e fazer anúncios da campanha eleitoral nas eleições? Saiba agora o que deve ser feito.

imagem com o logo da netflix e do HBO para ilustrar as indicações de séries sobre marketing político Leia mais

12 de abril de 2019

Natália Mateus Mendonça

Que tal aprender mais sobre marketing político enquanto maratona uma série na Netflix? Preparamos uma lista com ótimas recomendações, confira!

Artigos Relacionados:

redes-on-line-esquerda-brasil-estrategia-comunicacao Leia mais

28 de outubro de 2021

Osmam Martins

Esquerda brasileira enfrenta dificuldade de interação virtual e on-line com público tradicionalista e conservador. É hora de furar a bolha.

O que caracteriza a promoção pessoal de prefeitos Leia mais

21 de outubro de 2021

Mariana Bonjour

Promoção pessoal de prefeitos. Saiba o que caracteriza e como utilizar as redes sociais sem cair em promoção pessoal.