Campanha Política na internet: Marcelo Puppi fala da força do digital

Marcelo Puppi fala do papel da campanha para internet e seu efeito nas nas eleições

Marcelo Puppi fala do papel da campanha para internet e seu efeito nas nas eleições

A internet é uma plataforma eleitoral ainda recente, e os candidatos que souberem utilizá-la corretamente podem conquistar boa vantagem sobre os demais concorrentes.

Em entrevista à Presença Online, o especialista em comunicação política e moderador da Instituto Friederich Naumann, Marcelo Puppi, falou sobre a crescente influência da campanha eleitoral online nos pleitos modernos.

Puppi tem grande experiência em política e campanhas eleitorais, já foi vereador de Campo Largo, município do Paraná, e assessor nas campanhas de Índio da Costa, vice de José Serra na eleição para presidente de 2010, e do atual governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Nas duas campanhas Puppi fez uso da campanha online.

Qual a expressão real do trabalho online em uma campanha política?

Marcelo Puppi – Campanha política é difusão de mensagem. Não existe difusão sem rede de informações. A internet revoluciona a maneira como vemos o mundo. Entramos na era da videopolítica. Na verdade a sociedade mudou e os políticos não. Agora teremos uma campanha rápida pela frente e a oportunidade para candidatos mostrarem que estão conectados com os novos tempos.

A campanha para internet deve servir de complemento para a campanha de televisão e rádio ou deve ter sua própria estratégia?

MP – Os dois fatores. Ela complementa a televisão, o rádio e até o corpo a corpo. A mensagem precisa ser a mesma. A estratégia pode ser própria, porém coerente e sintonizada com outros meios. Na TV e no rádio temos a difusão da informação, na internet a possibilidade do convencimento. Lá o processo de comunicação unidirecional, antigo. Aqui, o processo de comunicação multidirecional. Lá o líder fala e a multidão escuta. Aqui o líder fala e a multidão fala também, curte, compartilha, critica e até cutuca.

Qual o público alvo da campanha online?

MP – Depende da estratégia do candidato. Podemos ter os mais variados públicos. Já se foi o tempo que internet era coisa para jovens.

Existe a possibilidade de em algum momento ela ganhar maior importância numa campanha?

MP – A cada nova eleição, maior importância ela adquire. As de Obama, por exemplo, pela mensagem. A de ACM Neto, como prefeito de Salvador, foi espetacular no sentido de complementar e ampliar as informações passadas na televisão. Cabem aos profissionais que apoiam os candidatos descobrir estes novos nichos.

É possível que um candidato se eleja sem o uso da internet e das mídias sociais?

MP – Nenhum candidato se elegerá apenas com a rede. Mas nenhum ganhará se não estiver na rede. E isto não apenas na sua presença em sites, blogs, redes sociais, aplicativos. Mas também é, principalmente, o que falam dele na rede e do controle necessário da imagem pública.

Que fatores existem numa campanha online que não encontramos na offline?

MP – Uma campanha online exige informação, entretenimento e diálogo. A internet é o novo AGORA, a nova praça ampliada. Será cada dia mais real. Um verdadeiro big brother. Antes a política era um ato de reflexão. Caminhamos para o espetáculo.

Natália Mateus Mendonça

Natália Mateus Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

marketing-digital Leia mais

04 de agosto de 2014

Natália Mateus Mendonça

O especialista em comunicação política Marcelo Puppi fala sobre o papel da internet na campanha: impactos, futuro e efeitos nas eleições.

Leia mais

13 de maio de 2019

Natália Mateus Mendonça

Grande parte da população usa o WhatsApp para se comunicar e receber informações. Veja a importância das listas de transmissão para a comunicação pollítica!

Artigos Relacionados:

foto do professor marcelo vitorino para ilustrar o conteúdo sobre comunicação de prefeituras e governos Leia mais

18 de abril de 2019

Marcelo Vitorino

Trabalhar o marketing digital em prefeituras e governos é sempre um desafio. Confira três iniciativas que poderão fazer a diferença em sua comunicação!

imagem de ícone de lâmpada para representar as dicas para quem está começando no marketing político Leia mais

28 de março de 2019

Avatar

Está entrando agora no universo do marketing político e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, reunimos as melhores dicas para quem está começando!