Tentou implementar uma ferramenta de chatbot nas contas de seus clientes políticos e desistiu assim que viu a quantidade de termos em inglês dentro da plataforma? Ainda acredita que ferramentas de automação são bichos de sete cabeças e não devem ser utilizadas nas estratégias de comunicação política? Chegou a hora de virar o disco e descobrir o potencial do uso dos bots.
Para você começar a se familiarizar com os termos e nomenclaturas utilizados nas ferramentas de automação, preparamos um glossário com tradução livre e literal das expressões que você encontrará quando chegar a hora de configurar seu chatbot.
Chatbot para comunicação política: entendendo os termos mais utilizados
Antes de colocar a mão na massa, vale conhecer um pouco mais sobre o assunto. Confira o glossário com os termos mais utilizados pelas ferramentas de automação.
A
AI – Artificial intelligence (inteligência artificial)
De forma simplificada, é a inteligência atribuída a maquinas e elementos mecânicos. No caso dos chatbots, pode-se dizer que é a cadeia de informações utilizadas para alimentar a ferramenta e torná-la “inteligente”.
Analyze (analisar)
No Chatfuel, este menu traz o acesso à métricas e resultados de interação dos usuários com o bot.
Árvore de conteúdo
É a forma de construção de conteúdo, fazendo uma analogia com a estrutura de uma árvore, que contempla o troco, no caso o conteúdo central, e os galhos, que seriam os desdobramentos possíveis de cada tema.
Automate (automatizar)
Na ferramenta Chatfuel, é neste menu que acontece a configuração dos blocos, grupos e segmentos de conteúdo. Também é nesta área que configuramos a welcome message e a default answer.
Autoresponder
É a funcionalidade de envio instantâneo de mensagens pré-configuradas. Pode ser acionado na primeira interação do usuário ou quando uma mensagem específica for enviada.
B
Bot (robô)
Este termo é utilizado quando fazemos referência ao elemeto que performa durante a atividade de interação.
Block (bloco)
Os blocos são os elementos que armazenam os conteúdos, fazendo parte de grupos ou sequências. A construção dos blocos é a base do fluxo de informação da ferramenta de automação.
C
Chatbot
Junção das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) , literalmente, significa robôs de conversa. Popularmente conhecidos como assistentes virtuais, os chatbots são ferramentas utilizadas para interação com usuários, principalmente em sites e redes sociais.
Configure (configurar)
No Chatfuel, é o menu de configuração de ítens como fuso horário, membros da equipe, pagamentos e outras opções.
D
Default answer (mensagem padrão)
Quando o bot não reconhece a mensagem enviada pelo usuário, ele envia uma mensagem padrão que, quando configurada, pode redirecionar-lo para um novo bloco.
G
Grow (crescer)
É a funcionalidade que permite que o usuário seja impactado após interagir com publicações garais ou específicas de uma fanpage.
Group (grupo)
Possui a função de agrupar blocos.
L
Live Chat (bate-papo ao vivo)
Permite que a página envie mensagens via inbox para os usuários que estejam em seu banco de dados.
P
People (pessoas)
Menu que reúne os usuários que fazem parte do banco de dados e traz diversas informações sobre eles, como horário da última atividade, país, status e outras opções.
R
Re-engage (reativar)
No ChatFuel, esta opção permite que mensagens sejam enviadas para a base de contatos cadastrados na ferramenta, podendo o envio ser imediato ou agendado.
S
Set Up AI
É o menu do Chatfuel em que a inteligência artificial é alimentada com termos e expressões.
Agora que você já conheceu os termos mais utilizados nas ferramentas de automação, que tal aprender um pouco mais sobre como este recurso pode fazer a diferença em sua estratégia de comunicação política? Conheça o curso dos professores Marcelo Vitorino e Fernanda Camargos sobre o tema ⬇⬇⬇⬇