Leitura obrigatória: Clássicos que todo profissional de comunicação política deve conhecer

Quem trabalha com marketing político já está mais do que acostumado a carregar pedra enquanto descansa, por isso estamos criando algumas listas de filmes, livros e séries para quem gosta de aprender um pouco mais, mesmo nos momentos de folga.

Aproveitamos as indicações do professor Marcelo Vitorino e destacamos quatro clássicos que consideramos de leitura obrigatória!

 

Capa do livro o príncipe para compor a lista d livros sobre marketing político

1. O Príncipe

Escrito no período do Renascimento, por Nicolau Maquiavel, filósofo italiano, O Príncipe é um guia de como chegar ao poder e manter-se nele, buscando não apenas o ideal, mas o real. Escrito em 26 capítulos, o livro assume a forma de manual de um bom governante, ensinando as estratégias políticas necessárias, nem sempre corretas e aprovadas majoritariamente, de como chegar ao poder e mantê-lo, garantindo a unificação e a estabilidade do Estado.

Versão disponível para download.

 

capa do livro 1984 para compor lista de marketing político

2. 1984

Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.

De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade – só o poder pelo poder, poder puro.

Versão disponível para download.

 

3. A Revolução dos Bichos

Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram ‘A revolução dos bichos’ a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo.

Versão disponível para download.

 

capa do livro freakonomics para figurar na lista de livros para quem trabalha com marketing político4. Freakonomics

Neste livro, o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner estudam a rotina e os enigmas da vida real – da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos – com conclusões que viram de cabeça para baixo o senso comum, geralmente usando dados aparentemente inofensivos e fazendo perguntas simples nunca feitas. Daí surge o novo campo de estudo apresentado neste livro – freakonomics. O que liga essas histórias é a crença de que o mundo moderno, aparentemente confuso, complicado e enganoso, não é impenetrável nem indecifrável. Na verdade, quando fazemos as perguntas certas, o mundo é ainda mais interessante do que supomos. É preciso apenas uma visão nova.

Versão disponível para download.

 

Para conhecer a lista completa dos livros recomendados e ter acesso a um mar de informações sobre marketing político digital, recomendamos o livro Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber.

Aula aberta gratuita sobre como construir carreira no Marketing Político

Não sabe como organizar sua carreira ou como planejar os próximos passos da sua vida profissional? Professor e Consultor de Marketing Político Marcelo Vitorino vai fazer uma aula aberta com as lições que aprendeu durante sua trajetória no mercado do marketing político.

Receba dicas e aprendizados de quem já está no mercado do marketing político há mais de vinte anos e sabe como pode te ajudar!

Anote aí: dia 18 de junho, às 20h, horário de Brasília. Para receber o link da transmissão, inscreva-se agora!imagem com o texto: aula ao vivo e gratuita - como construir sua carreira no marketing político

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades⬇⬇⬇

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

Auditório do MasterClass - curso de marketing político Leia mais

28 de março de 2019

Avatar

Preparamos uma lista com os melhores cursos para quem quer saber tudo sobre marketing político, com opções presenciais e online. Confira!

Leia mais

13 de maio de 2019

Avatar

Conheça Mariah Sampaio, coordenadora do movimento Elas no Poder, idealizadora e participante do seminário Campanha de Mulher. Confira nosso bate-papo!

Artigos Relacionados:

Leia mais

06 de junho de 2019

Avatar

Construa um mailing segmentado, que te possibilite ser assertivo e falar com as pessoas que realmente estão interessadas nos temas que você defende.

Bandeiras do brasil e de portugal para simbolizar os aprendizados das eleições dos dois países Leia mais

04 de junho de 2019

Marcelo Vitorino

As eleições no Brasil são provas do poder e influência das fake news. Veja algumas lições aprendidas que poderão ajudar nas próximas eleições portuguesas!