O marketing político brasileiro vem sendo notado com bastante interesse e admiração pelos profissionais e políticos da Europa, mais especificamente de Portugal, em função das condições de trabalho, que envolvem uma quantidade maior de eleitores, o número significativo de candidatos, uma diversidade cultural com vários tipos de arquétipos e em função da maturidade na comunicação política.
Os professores Marcelo Vitorino e Natália Mendonça são reconhecidos nacionalmente como referências profissionais em relação ao marketing político e ao uso de estratégias na comunicação digital de políticos, instituições e candidatos. Em virtude dessa reputação, foram convidados para serem representantes do Brasil em Portugal para uma rodada de aulas e palestras nas universidades de Lisboa e Coimbra, duas das mais renomadas instituições de ensino do país. Os profissionais vão abordar temas como construção de reputação, marketing digital e elaboração de narrativas.
“Queremos ampliar a profissionalização da atividade do marketing político, incentivando boas práticas, apresentando soluções que podem ser utilizadas em mais de um sistema eleitoral”, afirmou Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político e sócio fundador da escola de marketing Academia Vitorino e Mendonça.
Convite para representar o Brasil em Portugal
O convite é fruto da parceria do professor Marcelo Vitorino com Arnaldo Costeira, consultor político português, membro da Associação Europeia de Consultores Políticos e reitor da Lisbon Business and Government School. O objetivo da parceria é promover um projeto de aproximação e troca de experiências entre profissionais brasileiros e portugueses. Arnaldo está lançando o primeiro Master Class de Consultores Políticos da Associação Europeia de Consultores Políticos (European Association of Political Consultants (EAPC).
Segundo Arnaldo Costeira, os espaços abertos para debate e exposição foram escolhidos para ampliar o entendimento dos estudantes sobre o mercado da comunicação política, apresentando os desafios e as oportunidades.
“O Brasil, dado ao seu grande número de candidatos e a diversidade cultural das regiões, acaba tornando-se expoente de técnicas de marketing político, sendo palco de inovações constantes. E o Vitorino é uma referência internacional na área”, declarou Costeira.
“Fiquei muito feliz em poder representar o Brasil, levar a experiência do que fazemos aqui e também conhecer mais sobre a comunicação e o marketing político em Portugal. Agradeço ao Arnaldo pelo convite. Está sendo uma honra. Tenho certeza de que esse é o início de parceria que dará muitos frutos para o Brasil, para Portugal e para todos os profissionais da área nos dois países”, afirmou Vitorino.
Para a professora Natália Mendonça, esse olhar Europeu para a comunicação política brasileira pode ser considerado uma expansão do mercado de trabalho e das áreas de atuação para os profissionais brasileiros que desejam atuar em Portugal. “O profissional de marketing político no Brasil convive com cenários diferentes e mais desafiadores a cada eleição, o que o prepara para atuar em campanhas no exterior quando há o devido conhecimento local de cultura e sistema político-eleitora”, pontua Mendonça.
Marcelo Vitorino e Natália Mendonça em Portugal
Os professores Marcelo Vitorino e Natália Mendonça embarcaram no dia 14 e ficam até o dia 20 de março em Portugal. Durante a estadia, além de reuniões de negócios, os sócios-fundadores da Academia Vitorino e Mendonça darão aulas e palestras sobre os desafios do marketing político no século XXI, oportunidades no mercado de trabalho e o uso do impulsionamento e do marketing digital como estratégias na comunicação política.
Marcelo Vitorino é professor e consultor de marketing político com mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais em todas as esferas nas cinco regiões do Brasil. Devido a sua experiência e atuação profissional, realizou treinamentos para as principais instituições partidárias do país, entre elas União Brasil, Progressistas, Partido Novo, MDB, PSDB, Republicanos, PT, PDT, PCdoB e PSB. E se tornou consultor do Senado Federal. Vitorino é idealizador do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político do IDP e criador de diversos cursos para profissionais e candidatos.
Natália Mendonça é publicitária especialista em impulsionamento e marketing digital para políticos e campanhas eleitorais. Atua no mercado eleitoral desde 2010 dedicando-se a promover a conexão entre os políticos e seus eleitores através do marketing digital.
Confira a programação de palestras da Academia Vitorino e Mendonça em Portugal
- 16/03 – Instituto Superior de Educação e Ciências da Universidade de Lisboa
- 11h – A importância da narrativa na construção de reputação, com professor Marcelo Vitorino
- 15h – Impulsionamento: o jogo que a política não joga, com a professora Natália Mendonça
- 17/03 – Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
- 11h – Os desafios da Comunicação Política na Era Digital, com Marcelo Vitorino
- 18/03 – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
- 16h45 – Marketing Eleitoral e Político, com Arnaldo Costeira, European Association of Political Consultants e participação especial de Marcelo Vitorino
- 20/3 – Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
- 14h- Comunicação Política e relação com a mídia, com Fabiana Vitorino
- 21/3 – Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa
- 12h15 – Comunicação política e campanhas eleitorais na era digital, com Marcelo Vitorino e Natália Mendonça