As resoluções do TSE foram publicadas no dia 1º de março, o que gerou muitas dúvidas por parte dos profissionais que atuam em campanhas eleitorais e projetos políticos, principalmente diante das considerações sobre impulsionamentos.
Essas novas considerações surgem mediante uma mudança no cenário das Big Techs, do uso da Inteligência Artificial nas eleições e atualizações referentes ao uso das ferramentas de tráfego pago.
Resoluções do TSE para as eleições de 2024
As resoluções do TSE foram divulgadas e, ao todo, são doze normas que direcionam as regras para as eleições municipais de 2024.
O texto dessa resolução foi elaborado com base nos anos anteriores e as alterações no atual documento decorrem de atualizações baseadas nas audiências públicas realizadas em janeiro deste ano.
Saiba mais sobre o que foi tratado nas audiências públicas no site do TRE.
Resoluções do TSE: pontos importantes para impulsionamento político
1. O impulsionamento durante a pré-campanha será mantido e permitido, com os devidos cuidados sobre o controle de gastos e prestação de contas, de acordo com o que diz a lei.
Para saber em mais detalhes o que pode e o que não pode no impulsionamento durante a pré-campanha, confira esse vídeo que publiquei em meu canal do YouTube:
2. Proibição da compra de palavras-chave de candidato adversário: algo que quem trabalha com tráfego pago para política já deve ter visto é a compra de palavras-chave por parte de um adversário, para utilizar determinados termos visando disseminar notícias falsas sobre seu concorrente.
Isso não poderá mais acontecer, agora está escrito na lei.
IMPORTANTE: Está proibida a compra de palavras-chave por parte de quem está promovendo o impulsionamento – sendo este um adversário – mesmo que seja para propagar notícias positivas sobre o seu concorrente.
3. Recomendação de conteúdo político no Instagram: muitos alunos meus ficaram desesperados com esse tópico, achando que o Instagram começaria a diminuir a entrega de publicações orgânicas ou anúncios políticos na rede social.
⚠️ Na verdade, o que foi divulgado é que o Instagram deixará de sugerir conteúdos políticos para os usuários na aba explorar e em ambientes de recomendação existentes dentro do aplicativo.
Resoluções do TSE: atenção redobrada para encerrar impulsionamentos
Na resolução divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tivemos novidades sobre o prazo para encerramento da veiculação de tráfego pago para a política.
Até 2022 não havia nada na lei que especificasse quando os impulsionamentos deveriam ser desligados, abrindo margem para deixarmos os anúncios circulando até sábado às 23h59.
Agora, o TSE determinou que teremos que desligar todas as campanhas de tráfego pago 48 horas antes do pleito.
- No artigo da lei que fala sobre isso, diz que a responsabilidade de desativar todas as campanhas nesse prazo é da plataforma. Mas, sugiro que não esperem apenas por isso. Manterei eu mesma desligando os anúncios dos quais eu cuido. Recomendo que faça o mesmo para evitar qualquer problema.
Fique por dentro das datas que marcam o ano eleitoral de 2024 com o calendário eleitoral da Academia Vitorino e Mendonça, é só baixar ou imprimir e deixar na área de trabalho do computador ou em um local visível para você consultar diariamente e não deixar passar nenhum dia importante!
Agora, para você que deseja ficar por dentro de como fazer tráfego pago para política, evitar erros que possam te prejudicar lá na frente, como fazer prestação de contas e deseja saber como operar anúncios políticos, recomendo que conheça meu curso Anúncios para Políticos.
O que você encontrará dentro do curso:
- Como fazer verificação do perfil de anunciante político;
- Prestação de contas dos anúncios de campanha;
- Pagamento de anúncios políticos;
- Legislação eleitoral para anúncios políticos;
- Orientações para fazer anúncios na pré-campanha;
- Rótulos para impulsionamento político.
Tudo o que você precisa saber, explicado em detalhes, em aulas práticas, com o passo a passo dos impulsionamentos políticos. Você pode assistir o curso de onde estiver e quando quiser, o conteúdo estará sempre disponível para você encaixar de acordo com os horários vagos no seu dia.
Trouxe meu conhecimento e experiência de campo para dentro desse curso e tenho certeza que ajudará você a operar anúncios políticos com muito mais segurança. Vale a pena conferir!
Acesse agora: Curso de tráfego pago para política
Até mais!
Abraços,
Professora Natália Mendonça.