Não sei se é o seu caso, mas sempre que começo a me acostumar com as mudanças do Facebook, ele muda novamente. De políticas de uso a funcionalidades, a rede social está em constante construção e evolução, o que no fim das contas, é benéfico para nós, usuários.
Com a intenção de acabar de vez com as plataformas que agendam e compartilham conteúdos em diversas contas de uma só vez, Mark Zuckerberg decidiu criar algo nativo que, além das funções que mencionei aqui, também promete facilitar os impulsionamentos e a produção de relatórios. Uma beleza, certo?
Certo! O Estúdio de Criação é uma ferramenta bastante amigável e intuitiva, com um painel de gerenciamento de publicações bem completo que possibilita uma rápida alternância entre as páginas do seu Facebook Business.
Outro ponto positivo do Estúdio é a possibilidade de compartilhar e agendar conteúdos no Facebook e também no Instagram, com apenas alguns cliques é possível replicar um post de uma rede para outra, com direito a edição de texto e capa de vídeo.
A importância do agendamento de conteúdos para políticos
Vida de assessor de comunicação não é fácil, principalmente quando chega a hora tirar um tempo para pensar na criação de conteúdos, gestão de respostas e publicações. Sempre aparece alguma coisa para interrormper o momento do planejamento e a comunicação acaba saindo do jeito que dá.
Essa prática pode parecer eficiente em um primeiro momento, mas quando você precisar defender o seu trabalho com resultados, estará diante de uma colcha de retalhos sem nenhuma linha de conteúdo estabelecida, o que prejudica diretamente uma estratégia de construção de reputação.
Para evitar problemas como grandes intervalos sem novas publicações, trabalhe o modelo de “posts frios”, que são aqueles conteúdos que cabem em qualquer data ou cenário. Fale sobre emendas parlamentares, datas comemorativas relevantes para o seu cliente, projetos de lei, pautas temáticas etc. Tenha um arsenal de publicações interessantes agendadas e poste no dia a dia apenas aquilo que é factual, isso deixa tudo mais fácil. E lembre-se:
O que é interessante para você pode não ser para o seu público, pense nisso antes de publicar qualquer coisa.
3 dicas para utilizar o Estúdio de Criação para o marketing político
Como a ferramenta é relativamente nova, trouxe alguns elementos que poderão facilitar a sua ambientação no Estúdio de Criação.
1. Utilize o menu Informações
Este menu traz algumas informações que antes só encontrávamos em publicações impulsionadas. Métricas como retenção e tempo de permanência são ótimos direcionamentos para os conteúdos que mais agradam ao seu públicos
2. Edite as publicações cruzadas
É importante que ao utilizar o mesmo vídeo ou card no Instagram e no Facebook, o texto seja ajustado com base no comportamento de cada rede. Colocar links no corpo do texto do Instagram e não direcionar o usuário para um local onde ele, realmente funcione, é um disperdício de esforços.
O mesmo acontece se você publicar algum conteúdo no Instagram direcionando para a “Bio”. No Facebook este conteúdo não fará o menor sentido, e o pior, o público não saberá com o que deve interagir.
3. Compare o desempenho dos formatos
Como o Estúdio de Criação fornece métricas de acessos, permanência e fidelidade, faça comparações entre publicações que tenham o mesmo tema, mas que utilizaram diferentes formatos. Esta prática otimiza o alcance de suas publicações, vale o teste!
Agora que você já conheceu alguns benefícios do Estúdio de Criação e do planejamento de postagens, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre impulsionamento? Trouxe essa série de vídeos sobre o tema que preparei com o professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino: