Por meio da pesquisa porta a porta é possível saber o que os eleitores desejam e ao mesmo tempo fortalecer o nome do pré-candidato, ampliando o reconhecimento por parte da população. A pesquisa porta a porta serve tanto para pré-candidatos à vereança quanto para prefeitos. É uma das estratégias de marketing político mais antigas e mais eficientes para trabalhar uma candidatura. Além de demandar poucos recursos, ela traz um ganho enorme, principalmente se for bem planejada e associada a outras ferramentas como WhatsApp ou correspondência.
É importante destacar que a pesquisa porta a porta na comunicação política não é uma pesquisa científica. Ela é uma ferramenta, uma estratégia do marketing político. Cabe lembrar também que pesquisa porta a porta é diferente da ação em que o próprio candidato ou pré-candidato participa para visitar moradores e captar leads de WhatsApp.
Na comunicação política, a pesquisa porta a porta consiste em ter equipes em regiões específicas para bater na porta dos moradores e conversar com eles coletando dados seguindo um roteiro de perguntas previamente elaborado.
Qual o objetivo da pesquisa porta a porta para candidaturas
A pesquisa porta a porta no marketing político tem três objetivos principais: fazer com que os moradores memorizem o nome do pré-candidato, coletar dados que se tornarão leads e informações que vão ajudar o pré-candidato a se conectar com o eleitorado, demonstrando que conhece os problemas da região, que se importa e que sabe como resolvê-los.
O professor Marcelo Vitorino explica que os eleitores se mostram mais propensos a votar em candidatos que conhecem seus problemas e têm soluções para eles. “Ter o maior número de pessoas cadastradas, usar as ferramentas de maneira adequada e ter os argumentos corretos para mobilizar pode fazer uma grande diferença na hora de atrair o voto ou desmentir um boato, por isso a pesquisa porta a porta é tão importante”, afirma Vitorino.
Como fazer pesquisa porta a porta para campanha?
A pesquisa porta a porta pode ser realizada em qualquer momento, tanto na pré-campanha quanto na campanha. O grande diferencial da pesquisa porta a porta na política, é que para cada pergunta que a equipe de rua fizer, ela dirá antes o nome do pré-candidato. Por exemplo, o “Fulano quer saber se a senhora tem filho na escola”, “o Fulano pediu para eu perguntar como a senhora avalia a merenda escolar”. Ao final da entrevista a equipe terá dito cerca de 40 vezes o nome do candidato, fazendo com que seja impossível para o morador esquecer o nome citado tantas vezes.
Depois da primeira etapa da pesquisa porta a porta realizada, é preciso organizar os dados e entrar em contato novamente com os moradores apontando a solução para os problemas identificados. O ideal é fazer uma trilha e conteúdos segmentados que seja do interesse dos moradores daquela região e enviar esses conteúdos a cada 15 dias, por exemplo.
Essa ação pode e deve ser feita na pré-campanha. Ao fazer uma pesquisa porta a porta em determinado bairro da cidade e cadastrar todas as pessoas com quem teve contato em listas no WhatsApp, o pré-candidato poderá enviar uma mensagem falando que esteve no local, registrou as demandas e está atuando para solucionar os problemas daquela região. Com isso, ele gera empatia e se aproxima mais do eleitor.
O que deve ter no formulário de entrevista para pesquisa porta a porta
Para que a pesquisa porta a porta funcione é preciso seguir algumas técnicas, como saber fazer a abordagem do morador, ter um bom formulário de perguntas, treinar as equipes que farão a ação, organizar os dados coletados para manter contato com o eleitor e produzir conteúdos que sejam interessantes para esse público.
Com o objetivo de ajudar candidatos e profissionais de comunicação que vão participar de campanhas eleitorais a elaborar um formulário de pesquisa porta a porta eficiente, a escola de marketing político Academia Vitorino e Mendonça desenvolveu um modelo que pode ser baixado gratuitamente. O documento apresenta tudo o que um formulário para pesquisa porta a porta deve ter.
Baixe o formulário de pesquisa porta a porta e tenha acesso ao script de abertura e encerramento para abordagem do morador e ao roteiro completo contendo as principais perguntas dos temas mais relevantes, separados por blocos, que devem ser abordados em uma pesquisa porta a porta. Depois é só catalogar os dados coletados e manter o relacionamento com o eleitor.
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Até mais!