A entrevista em profundidade é uma ferramenta fundamental no marketing político para definição das estratégias e do conteúdo da comunicação de uma candidatura ou de um mandato. Saber como conduzir uma boa entrevista faz toda diferença para coleta dessas informações que serão cruciais. Nesse outro artigo eu explico o que é a entrevista em profundidade, quais perguntas fazer e como usar o termo de confidencialidade para gerar mais segurança no entrevistado. Veja 5 passos para fazer uma boa entrevista em profundidade:
Faça uma pesquisa antes de realizar a entrevista em profundidade
Antes de marcar a entrevista em profundidade, faça uma pesquisa geral sobre o entrevistado, o cenário político local, questões regionais, boatos, fatos, história de vida, trajetória profissional, relações familiares, matérias de jornais, redes sociais. Certifique-se de que sabe o máximo de informações sobre a pessoa que será entrevistada. Pesquise as opiniões e posições políticas, o histórico e realizações, se é envolvido em alguma situação que possa gerar uma crise, por exemplo.
Explique para o entrevistado o que é e como será a entrevista em profundidade
Para ter mais colaboração do entrevistado é preciso que ele entenda o que é a entrevista em profundidade, para que serve e como será feita. Quanto mais seguro o entrevistado se sentir, melhor será a entrevista e as informações coletadas. Para que isso aconteça, ao agendar a entrevista, converse com o entrevistado para explicar como será feita, fale sobre o termo de confidencialidade e assine o documento;
Prepare o ambiente e os equipamentos para a entrevista
Ter um ambiente reservado onde ninguém interrompa e esteja apenas entrevistador e entrevistado é fundamental para um bom desempenho da entrevista. Por isso, prepare o ambiente e os equipamentos com antecedência para a gravação. Certifique-se que não serão interrompidos e que a câmera tenha bateria e cartões de memória suficientes. Teste o áudio antes do entrevistado chegar. Deixe água e lenços de papeis próximo, caso o entrevistado se emocione. É importante criar um ambiente confortável e confidencial para o entrevistado se sentir à vontade.
Faça um roteiro prévio das perguntas para a entrevista em profundidade
Escreva um roteiro de perguntas com base na pesquisa realizada. É necessário elaborar uma lista de perguntas abertas e semiestruturadas, que permitam ao entrevistado falar livremente sobre suas vivências e experiências. Comece pelas perguntas mais leves e faça perguntas que conduzam o entrevistado a contar histórias e sentimentos e não apenas responder sim ou não. Fique atento a possíveis personagens para depoimentos futuros, como amigos de infância, primeiro empregador, colegas de trabalho, professores, lideranças religiosas. Use a entrevista para validar possíveis públicos, estratégias de comunicação e linhas de conteúdo para a comunicação.
Seja empático e evite julgamentos ao fazer a entrevista
Uma questão fundamental para o entrevistador se abrir e contar boas histórias é não se sentir julgado. Por isso, o entrevistador deve ser empático, receptivo, não fazer julgamentos, evitar posicionamentos e demonstração de emoções. Fique atento as expressões faciais e corporais. Não é apenas a comunicação verbal que expressa julgamento, o semblante diz muito sobre o que se está pensando. Em situações delicadas, mostre acolhimento e pergunte como a pessoa lidou com o que aconteceu, que lição aprendeu, como superou;
Seguindo esses passos, há uma boa chance de a entrevista em profundidade ser bem-sucedida. Após a entrevista, recomendo analisar as informações coletadas e formular um documento com os pontos mais importantes para o desenvolvimento da estratégia e dos conteúdos da comunicação do mandato ou da candidatura.
Desejo que esse artigo tenha sido contribuição para você. Se quiser receber mais conteúdos sobre comunicação e marketing político para profissionais, me envie uma mensagem com seu nome e faça parte da minha lista de transmissão no WhatsApp.
Abraços,
Fabiana Vitorino
Me siga no Instagram: @fabianavitorino_