O planejamento da comunicação do mandato

Passada a posse, é o momento de iniciar o planejamento da comunicação do mandato. Vereadores e prefeitos eleitos assumiram seus mandatos diante de cidades e desafios diferentes. Contudo, a comunicação de mandato- que também pode ser entendida neste caso como marketing político- exerce importância fundamental comum a todos.

Os benefícios do planejamento da comunicação do mandato

Alguns benefícios do planejamento construído para quatro anos de mandato podem ser sentidos rapidamente. Outros, porém, têm efeito no longo prazo. Há, ainda, aqueles que serão sentidos de forma subjetiva, trata-se do imediato reconhecimento social.

Ou seja, todos os benefícios advêm de um planejamento de comunicação realizado com clareza, inteligência e profissionalismo. Entre os demais benefícios do planejamento, destaco:

– a redução do tempo desperdiçado com ações incoerentes;
– o fortalecimento da imagem do candidato perante o seu público, perante seus colegas e perante sua equipe de trabalho;
– o aumento das chances de reeleição (se for parte da estratégia).

Como planejar a comunicação do mandato

– Primeiramente, a estratégia: certamente, foi uma boa estratégia que levou a vitória os candidatos que souberam entender o jogo político. Porém, no mandato, o jogo torna-se um pouco mais brando, tendo em vista que os “concorrentes” estão agora em número bem menor.

Como dito, a estratégia é o primeiro passo na construção de um planejamento de comunicação no mandato. Com ela, o vereador/prefeito e sua equipe esclarecem de que forma os trabalhos serão conduzidos, em quem se deve focar maior atenção, quais temas devem ser debatidos e quais precisam ser deixados de lado.

– Defina as bandeiras de trabalho: de preferência que sejam as mesmas usadas na campanha. Essa definição é útil, neste caso, para vereadores, tendo em vista que a atuação de prefeitos é muito mais ampla e atinge a cidade inteira.

No entanto, vereadores podem e devem selecionar as bandeiras de trabalho, como por exemplo, defesa dos animais, idosos, crianças. Mas podem também abordar áreas específicas como saúde, segurança, educação; ou ainda delimitar sua atuação por classe ou região.

Quanto mais específica for, maiores as chances de realizar um trabalho de comunicação com maiores resultados.Pois essa definição das bandeiras servirá como base para os conteúdos patrocinados nas redes sociais. Ela será útil também a escolha dos formatos dos conteúdos e dos espaços nos quais devem receber maior ou menor atenção.

– Selecione os canais de comunicação: é difícil um mandato –ainda que com uma grande equipe- esteja presente de forma inteligente em todos os espaços. Assim, selecionar os canais de comunicação e as redes sociais que serão utilizadas no mandato amplia as chances de crescimento. De igual modo, amplia a relevância do político na sua comunidade.

– Defina metas: qual a taxa de crescimento desejada e possível? Quais os novos públicos a serem atingidos? Quais relações precisam ser maximizadas?

– Avalie os resultados: periodicamente, concentre os esforços da equipe e do político eleito na avaliação dos resultados das ações de comunicação. Assim, além dos números, é importante analisar o retorno da mídia, os comentários nas redes sociais, a percepção dos colegas e formadores de opinião.

Alessandra Fedeski

Alessandra Fedeski

Jornalista, formada pela UNISINOS, consultora de marketing político, com experiência junto à equipe de comunicação em três campanhas eleitorais (2014, 2016 e 2018)

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