Novos deputados e senadores recebem livros sobre comunicação digital

O processo eleitoral realizado em 2018 trouxe para a Câmara dos Deputados e o Senado as maiores taxas de renovação das últimas décadas. Em 2019, o Congresso passa a contar com uma a maioria de deputados federais e senadores ocupando pela primeira vez seus cargos.

No Senado, apenas 8 das 54 vagas em disputa serão ocupadas por candidatos que disputaram reeleição na votação deste domingo. Na Câmara, a ficou acima de 50% das cadeiras.

Para Marcelo Vitorino, consultor de marketing e comunicação política digital, esse resultado reflete transformações no contexto social brasileiro, cujos sinais já foram identificados em eleições anteriores.

“Em 2016 já alertava que com as mudanças na Reforma Política, tudo o que os candidatos sabiam já não valeria mais. Os candidatos que entenderam os novos paradigmas conseguiram se eleger. Outros, que preferiram manter a velha forma de se fazer campanha, alguns considerados figurões da política brasileira, ficaram sem cargos em 2019”, afirma Vitorino.

Novos eleitos recebem livros sobre comunicação política digital

Escrito para apoiar assessores e candidatos durante a campanha eleitoral 2018, o livro “Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber”, de Marcelo Vitorino, também traz lições importantes para os novo políticos eleitos.

Pensando nesse público e nos desafios da política nacional, a empresa de consultoria Vitorino&Mendonça realizou a distribuição de exemplares aos Deputados Federais e Senadores.

Segundo o autor, uma premissa básica aos novos eleitos pode ser resumida em “’menos marketing e mais comunicação”. “O debate político de ideias e projetos acontece hoje, em boa parte, nos canais digitais, com a ampliação de cidadãos interessados em participar ativamente das ações políticas”, completa.

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

marketing político digital Leia mais

19 de março de 2018

Maíra Moraes

Para 2018, a escola de marketing digital Presença Online e Marcelo Vitorino, preparam-se para o lançamento de um programa completo de formação a distância para o mercado eleitoral.

Leia mais

13 de fevereiro de 2019

Maíra Moraes

[EVENTO GRATUITO] O melhor conteúdo sobre comunicação política. Inscreva-se no Seminário Comunicação Política em Mandato em Brasília.

Artigos Relacionados:

imagem de um homem como um megafone para representar a mobilização política Leia mais

14 de maio de 2019

Fabricio Moser

Para as eleições de 2020, políticos e partidos deverão estabelecer desde já estratégias claras de mobilização para formação de suas próprias militâncias.

Leia mais

13 de maio de 2019

Avatar

Conheça Mariah Sampaio, coordenadora do movimento Elas no Poder, idealizadora e participante do seminário Campanha de Mulher. Confira nosso bate-papo!