Novos deputados e senadores recebem livros sobre comunicação digital

O processo eleitoral realizado em 2018 trouxe para a Câmara dos Deputados e o Senado as maiores taxas de renovação das últimas décadas. Em 2019, o Congresso passa a contar com uma a maioria de deputados federais e senadores ocupando pela primeira vez seus cargos.

No Senado, apenas 8 das 54 vagas em disputa serão ocupadas por candidatos que disputaram reeleição na votação deste domingo. Na Câmara, a ficou acima de 50% das cadeiras.

Para Marcelo Vitorino, consultor de marketing e comunicação política digital, esse resultado reflete transformações no contexto social brasileiro, cujos sinais já foram identificados em eleições anteriores.

“Em 2016 já alertava que com as mudanças na Reforma Política, tudo o que os candidatos sabiam já não valeria mais. Os candidatos que entenderam os novos paradigmas conseguiram se eleger. Outros, que preferiram manter a velha forma de se fazer campanha, alguns considerados figurões da política brasileira, ficaram sem cargos em 2019”, afirma Vitorino.

Novos eleitos recebem livros sobre comunicação política digital

Escrito para apoiar assessores e candidatos durante a campanha eleitoral 2018, o livro “Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber”, de Marcelo Vitorino, também traz lições importantes para os novo políticos eleitos.

Pensando nesse público e nos desafios da política nacional, a empresa de consultoria Vitorino&Mendonça realizou a distribuição de exemplares aos Deputados Federais e Senadores.

Segundo o autor, uma premissa básica aos novos eleitos pode ser resumida em “’menos marketing e mais comunicação”. “O debate político de ideias e projetos acontece hoje, em boa parte, nos canais digitais, com a ampliação de cidadãos interessados em participar ativamente das ações políticas”, completa.

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

29 de abril de 2018

Maíra Moraes

A internet tem empurrado as mudanças de regras nas eleições nos últimos anos. A principal novidade em 2018 é a possibilidade dos candidatos realizarem impulsionamento, isto é, investimento em anúncios nas redes sociais. Mas a regra tem levantado inúmeras dúvida

curso-on-line Leia mais

23 de novembro de 2017

Maíra Moraes

Com o mercado de marketing político digital em plena expansão no Brasil, muitos profissionais têm buscado formação na área de olho nas próximas eleições.

Artigos Relacionados:

gestao_crise Leia mais

29 de maio de 2018

Maíra Moraes

Marcelo Vitorino explica os segredos de uma boa gestão de crise na internet em e-book gratuito para download. Conteúdo fundamental para candidatos, políticos e assessores de comunicação.

eleições Leia mais

21 de maio de 2018

Maíra Moraes

Investimento sem resultados e impugnação de campanha. Esse é o resultado para quem não sabe as regras para investimento em mídia social e impulsionamento de anúncios nas redes sociais.