Informação e reputação digital

Manter-se informado é primordial para quem vive em sociedade. Afinal, sem informação ou com informação desqualificada, podemos ser vítimas das mais variadas adversidades.

Na área política, onde constantemente verifica-se um excesso de informações e de informações falsas, políticos e profissionais do ramo são afetados por ambas, tanto para o bem quanto para o mal.

Esse excesso de conteúdos ocorre pela necessidade de chamar a atenção a qualquer preço. O ônus, neste caso, vem por conta de que para buscar o que desejam, muitos enchem seus canais com mensagens que, ao invés de lhes ajudar, prejudicam sua comunicação como um todo.

Selecione boas fontes de informação

Diante disso, a seleção das fontes de informação não deve ser menosprezada. Essa escolha é uma tarefa contínua, porém fortalecedora em nível pessoal e coletivo.

Uma pesquisa apontou que 41% dos brasileiros usam veículos jornalísticos na internet para ler notícias. O estudo mostrou ainda que 27% utilizam TV e rádio, 16% redes sociais e 13% veículos impressos.

Esses dados evidenciam a importância da construção da reputação digital, especialmente para além das redes sociais. Uma presença online efetiva passa, primordialmente, pela forma como está inserida em páginas, veículos de imprensa e buscadores online.

Reputação digital

Porém, para que seja possível obter efetividade é preciso pensar e construir a reputação digital com a obtenção de resultados no médio e longo prazo. Ou seja, cada ação realizada leva tempo para gerar a notoriedade desejada.

Portanto, políticos que almejam a próxima eleição e que desejam estar nesse espaço, já deveriam ter começado a trabalhar para tanto. A confiança gerada por meio de um conteúdo publicado em veículos na internet- como visto- é um ponto forte que deve ser considerado.

Alessandra Fedeski

Alessandra Fedeski

Jornalista, formada pela UNISINOS, consultora de marketing político, com experiência junto à equipe de comunicação em três campanhas eleitorais (2014, 2016 e 2018)

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

12 de maio de 2020

Alessandra Fedeski

Um político populista atua baseado em uma corrente política na qual um líder (teoricamente desprendido de partidos e instituições) representa o povo em uma suposta luta do nós (o povo) contra eles (uma elite poderosa).

Leia mais

22 de abril de 2020

Alessandra Fedeski

Como melhorar as relações com o eleitor em meio à pandemia do coronavírus utilizando-se dos smartphones e da comunicação digital.

Artigos Relacionados:

foto marcelo vitorino - planejamento de conteúdo político para políticos em mandato e campanhas eleitorais - estratégia Leia mais

10 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça alguns fatores e ferramentas importantes para otimizar o seu planejamento de conteúdo político para mandatos e campanhas eleitorais.

foto professor marcelo vitorino e os 5 pilares da comunicação de mandato Leia mais

04 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça os primeiros passos da comunicação de mandato para impactar os eleitores e se tornar referência na internet.