3 dicas de como utilizar o Estúdio de Criação para a comunicação política

Não sei se é o seu caso, mas sempre que começo a me acostumar com as mudanças do Facebook, ele muda novamente. De políticas de uso a funcionalidades, a rede social está em constante construção e evolução, o que no fim das contas, é benéfico para nós, usuários.

Com a intenção de acabar de vez com as plataformas que agendam e compartilham conteúdos em diversas contas de uma só vez, Mark Zuckerberg decidiu criar algo nativo que, além das funções que mencionei aqui, também promete facilitar os impulsionamentos e a produção de relatórios. Uma beleza, certo?

Certo! O Estúdio de Criação é uma ferramenta bastante amigável e intuitiva, com um painel de gerenciamento de publicações bem completo que possibilita uma rápida alternância entre as páginas do seu Facebook Business.

Outro ponto positivo do Estúdio é a possibilidade de compartilhar e agendar conteúdos no Facebook e também no Instagram, com apenas alguns cliques é possível replicar um post de uma rede para outra, com direito a edição de texto e capa de vídeo.

A importância do agendamento de conteúdos para políticos

Vida de assessor de comunicação não é fácil, principalmente quando chega a hora tirar um tempo para pensar na criação de conteúdos, gestão de respostas e publicações. Sempre aparece alguma coisa para interrormper o momento do planejamento e a comunicação acaba saindo do jeito que dá.

Essa prática pode parecer eficiente em um primeiro momento, mas quando você precisar defender o seu trabalho com resultados, estará diante de uma colcha de retalhos sem nenhuma linha de conteúdo estabelecida, o que prejudica diretamente uma estratégia de construção de reputação.

Para evitar problemas como grandes intervalos sem novas publicações, trabalhe o modelo de “posts frios”, que são aqueles conteúdos que cabem em qualquer data ou cenário. Fale sobre emendas parlamentares, datas comemorativas relevantes para o seu cliente, projetos de lei, pautas temáticas etc. Tenha um arsenal de publicações interessantes agendadas e poste no dia a dia apenas aquilo que é factual, isso deixa tudo mais fácil. E lembre-se:

O que é interessante para você pode não ser para o seu público, pense nisso antes de publicar qualquer coisa.

3 dicas para utilizar o Estúdio de Criação para o marketing político

Como a ferramenta é relativamente nova, trouxe alguns elementos que poderão facilitar a sua ambientação no Estúdio de Criação.

1. Utilize o menu Informações

Este menu traz algumas informações que antes só encontrávamos em publicações impulsionadas. Métricas como retenção e tempo de permanência são ótimos direcionamentos para os conteúdos que mais agradam ao seu públicos

tabela de tempo de permanencia na página do cliente de marketing político

2.  Edite as publicações cruzadas

 

É importante que ao utilizar o mesmo vídeo ou card no Instagram e no Facebook, o texto seja ajustado com base no comportamento de cada rede. Colocar links no corpo do texto do Instagram e não direcionar o usuário para um local onde ele, realmente funcione, é um disperdício de esforços.

O mesmo acontece se você publicar algum conteúdo no Instagram direcionando para a “Bio”. No Facebook este conteúdo não fará o menor sentido, e o pior, o público não saberá com o que deve interagir.

 

3. Compare o desempenho dos formatos

Como o Estúdio de Criação fornece métricas de acessos, permanência e fidelidade, faça comparações entre publicações que tenham o mesmo tema, mas que utilizaram diferentes formatos. Esta prática otimiza o alcance de suas publicações, vale o teste!

 

Agora que você já conheceu alguns benefícios do Estúdio de Criação e do planejamento de postagens, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre impulsionamento? Trouxe essa série de vídeos sobre o tema que preparei com o professor e consultor de marketing político Marcelo Vitorino:

 

 

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

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Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

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