Saiba tudo sobre o impulsionamento de conteúdos eleitorais

O cenário da comunicação política vem passando por constantes mudanças e, as últimas vieram com a  minirreforma eleitoral de 2017. Dentre outras medidas, esta alteração na Lei das Eleições  permitiu o impulsionamento de conteúdos eleitorais na internet. Nas eleições de 2018, foram poucas as campanhas que souberam aproveitar as ferramentas de anúncios on-line para propagandas eleitorais.

gif animado de uma mulher utilizando um computador para ilustrar o impulsionamento de conteúdos eleitoraisMuitos não o fizeram por desconhecimento do potencial das ferramentas de publicidade on-line, outros por medo de infringir alguma regra deste novo espaço.

Para evitar que os candidatos das eleições de 2020 cometam os mesmos erros e não façam os investimentos necessários na comunicação digital, convidei a professora e consultora  Natália Mendonça, especialista em marketing político e anúncios on-line para responder as principais dúvidas sobre este assunto.

Quais problemas podem ser solucionados com o impulsionamento de conteúdos eleitorais?

A possibilidade de impulsionamento de conteúdos políticos durante o processo eleitoral deu uma nova dinâmica na comunicação política. Antes dela, os conteúdos ficavam restritos às bolhas ideológicas, contando apenas com a audiência orgânica, levando a propagação apenas aos já convertidos.foto da professora Natália Mendonça para ilustrar a divulgação da oficina de anúncios para a comunicação política

Agora, com estratégia, é possível furar essas bolhas, entregando conteúdos certos para os públicos certos, o que aumenta muito as chances de conversão e engajamento.

O grande diferencial dos impulsionamentos está no poder de segmentação oferecido pelas ferramentas de anúncios na internet, afirma Natália.

Além da segmentação, outro ponto importante que pode ser resolvido com esta prática é ampliação da área de cobertura da campanha, grande problema enfrentado por candidatos de estados com muitos municípios ou municípios com muitos bairros ou distritos.

Principais dúvidas sobre o impulsionamento de  conteúdos eleitorais

Durante alguns dias, recebi por meio dos meus canais digitais, perguntas sobre este tema para serem respondidas neste conteúdo que produzi juntamente com a Natália Mendonça. Preparamos uma série de vídeos curtos e objetivos que vão te ajudar a compreender as regras que regem os anúncios 0n-line durante o período eleitoral.

O vídeos estão organizados em uma playlist, para te ajudar a encontrar com facilidade todas as perguntas respondidas. Confira quais são elas:

  1. É permitido impulsionar conteúdos fora do período eleitoral?
  2. Anúncios on-line durante as eleições: o que não pode faltar?
  3. Prefeituras podem fazer impulsionamentos?
  4. Como impulsionar um vídeo no YouTube?
  5. Campanha de Fãs: vale a pena investir neste tipo de anúncio?
  6. Facebook ou Instagram: aonde anunciar?
  7. Qual tipo de anúncio tem os melhores resultados?

Confira agora a playlist:

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Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

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Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. Costumo enviar conteúdos de comunicação e marketing político por WhatsApp. Caso queira receber, basta adicionar o meu número (61) 99815-6161 na sua lista de contatos e me mandar uma primeira mensagem com seu nome.

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