Continuando a programação da Semana Eleitor Conectado, realizada pela escola de comunicação e marketing político Presença Online, nesta quarta-feira (16/09) consultora política Sandra Kleinschmitt e a jornalista Vanessa Érika Menezes apresentam suas pesquisas sobre perfis ideológicos e o interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos.
Esse material faz parte do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas, disponibilizado gratuitamente para download.
O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.
Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.
A Semana Eleitor Conectado, tem a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional.
Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado
16/09 (19h30) – Perfis ideológicos e o seu comportamento sobre consumo de informação política, com Sandra Kleinschmitt
A pesquisadora e consultora política Sandra Kleinschmitt também tece relações entre os posicionamentos ideológicos dos eleitores e suas tendências de comportamento de consumo midiático para a informação política. Os cruzamentos propostos pela autora delineiam a preferência e a frequência que cada perfil – mais ligado à esquerda, ao centro ou à direita – acessa meios de comunicação e redes sociais.
Sobre Sandra Kleinschmitt
Doutora em Sociologia, pesquisadora social e consultora política. Sócia-fundadora da Politicativa e diretora do Instituto Excelência Pesquisas.
16/09 (20h) – O interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos, com Vanessa Érika
A jornalista Vanessa Érika Menezes, recupera dados sobre as plataformas mais acessadas pelos eleitores, suas preferências de informação sobre os candidatos e os critérios mais relevantes para a definição do voto. Mais uma vez, a importância do planejamento estratégico é destacada, acrescida da relevância de se usar as mídias digitais para o fortalecimento da imagem pessoal e a construção de reputação de quem ocupa ou quer ocupar um cargo eletivo.
Sobre Vanessa Érika
Jornalista com especialização em propaganda e Marketing, atuo com estratégias digitais para campanhas políticas e comunicação de mandato. Ajudo políticos e candidatos que precisam promover a sua presença on-line.
Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado