Talvez quem nunca tenha participado de uma campanha eleitoral acredite que é algo tranquilo, coisa que basta usar o conhecimento empírico para fazer bem feito, mas a verdade é outra: as campanhas estão cada vez mais profissionais e complexas, exigindo muito mais de todos que participam. Em tese, você só consegue fazer uma boa campanha se tiver conhecimento em três áreas distintas: política, marketing político e tecnologia.
Atuo na política há quase 30 anos, tendo passado os últimos 16 diretamente no marketing político, e raramente encontro profissionais e candidatos com ampla visão das áreas de conhecimento que citei. Vejo muita gente com uma ou duas áreas bem trabalhadas, mas quase nunca as três. Daí o valor mais elevado dedicado a profissionais com essa raridade no conhecimento.
Comecei minha carreira na militância partidária, organizando agenda de candidatos, mapa de confecção e distribuição de materiais, organização de grupos de segmentos, fazendo eventos de mobilização, acompanhando em agenda porta a porta. Essa experiência me ajudou muito no cotidiano quando fui para o marketing e mais ainda quando começamos a usar as ferramentas digitais para comunicação política.
Quando você combina os conhecimentos, começa a fazer ações de comunicação muito mais bem sucedidas e obtém melhores resultados na urna. Quem conhece bem o jogo sabe que propostas técnicas não mexem tanto com o coração do eleitor quanto uma proposta simples, marcante e embebida de componente emocional. Também sabe que o que move o coração do militante não é dinheiro, mas sim a perspectiva de poder. Domina a disposição da campanha de rua, tratando ela como canal de comunicação e trabalhando de forma alinhada com os demais meios.
Quando você opta por estudar com quem já tem experiência, encurta muito a curva de aprendizado. Também deixa de cometer erros bobos, prevê movimentos dos adversários, faz uma campanha sem enlouquecer.
Caso ainda não esteja convencido(a), recomendo que pare e faça uma análise no número de variáveis envolvidas em uma campanha:
- Candidato;
- Chapa;
- Coligação;
- Adversários;
- Territórios (bairros/cidade);
- Meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio e rua);
- Meios de comunicação digitais (redes sociais, mecanismos de busca, WhatsApp, e-mail, Youtube);
- Impulsionamento de conteúdos (preferencialmente segmentados);
- Momento político;
- Momento dos eleitores;
- Recursos (humanos, financeiros);
- Temas abordados;
- Plano de governo e propostas;
- Linha narrativa;
- Públicos principais (temáticos, regionais, ideológicos, comportamentais);
- Trilha sonora (músicas, jingles, marcas);
- Eventos políticos;
- Ações de rua (caminhadas, blitz, adesivagem, carreatas, outros);
- Mobilização (combate a fake news, ações presenciais, ações virtuais, arrecadação de recursos).
De forma resumida, uma candidatura deve atrair a atenção dos eleitores certos (de acordo com a proposta da candidatura), por meio de conteúdos (produzidos de acordo com o momento da campanha), disseminados em canais determinados (conforme a escolha dos públicos), com objetivo de formação de juízo de valor favorável (obtido por meio de argumentos emocionais e racionais, organizados em uma linha narrativa que diferencie a candidatura das demais), para que em um determinado dia, muitas pessoas se dirijam a um lugar e digitem uma sequência de números.
Acho que a necessidade de parar agora o que você está fazendo e estudar mais sobre comunicação e marketing político ficou mais clara. Vencer uma eleição sem conhecimento pode acontecer, mas aí é questão de sorte e eu acho que uma campanha é importante demais, envolve gente e interesses demais, para ser arriscada. Trabalhar bem pode não impedir uma derrota, porém, pode impedir que se conviva com a dúvida sobre ter ou não feito tudo que podia ter feito.
Então, acabe com o pensamento que estudar é perda de tempo ou que você já sabe tudo o que precisa. Dedicar 3 ou 4 dias a estudar fará muita diferença nos quase 50 dias de período eleitoral que vem por aí.
Escolha um bom curso e comece agora mesmo:
- O Imersão Eleições – curso para profissionais e candidatos que farão campanhas estruturadas;
- O Guia do Marketing Político – para tirar todas as dúvidas que surgem durante a campanha;
- O EuVereador – para quem atuará em campanhas para vereador;
- O Anúncios para Políticos – para quem precisa furar a bolha dos algoritmos das redes sociais;
- O Introdução ao Marketing Eleitoral – caso você esteja começando e precise de um norte.
- O WhatsApp Para Candidatos – para quem quer conectar-se com o eleitor e gerar votos através da plataforma;
- O Descomplicando a Propaganda Eleitoral – para quem quer realizar uma campanha legalmente impecável e evitar multas, cassações e outras penalidades.
Você ainda pode receber conteúdos exclusivos sobre comunicação e marketing político que irão te ajudar a se preparar para a disputa eleitoral diretamente em seu WhatsApp. Basta entrar em contato através do número 55 61 998156161.
Até mais!