Trabalha com marketing político e quer aprender um pouco mais sobre o tema? O livro Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber traz uma série de indicações de filmes que são importantes para quem trabalha na área.
Com autorização do professor Marcelo Vitorino, escolhemos alguns deles para figurar nossa lista.
Lista de filmes sobre marketing político
Confira a seleção que fizemos para você:
A grande ilusão (All the king’s men – 2006)
Sinopse: Atingido pelos efeitos da Depressão, há muitos pobres no estado da Louisiana. Neste contexto surge o populista e demagogo Willie Stark (Sean Penn), que diz ser um caipira por ter descoberto que, falando assim, era ouvido pelo povo. Ele é estimulado por um partido de oposição, que busca os votos dos indecisos, a disputar o cargo de governador.
Ponto de atenção: A elaboração do candidato enquanto personagem.
Entreatos – 2004
Sinopse: De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002 a equipe de filmagem acompanhou passo a passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.
Pontos de atenção: Organização, ritmo e compromissos impostos pela agenda
Mera coincidência (Wag the dog – 1997)
Sinopse: O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), a poucos dias da eleição, se vê envolvido em um escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este “invente” uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.
Pontos de atenção: Produção musical e storytelling.
NO – 2012
Sinopse: Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão.
Ponto de atenção: Contraposição que dividiu os profissionais de marketing político.
A Onda (Die Welle – 2008)
Sinopse:Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.
Ponto de atenção: A transformação do comportamento dos alunos de acordo com o desenrolar da simulação.
Como encontrar estes filmes sobre marketing político?
A maioria deles é facilmente encontrado no YouTube, muitas vezes completo e gratuito, como no caso do filme A Onda . Já na versão paga é possível assistir ao NO pagando menos de R$4,00.
Os filmes são bem legais para fazermos análises de cenários e compreender o porquê erramos em determinadas situações. Mas se você deseja aprender a planejar suas ações, construir boas narrativas e trabalhar melhor seu conteúdo, sugerimos que leia o artigo sobre os melhores cursos para quem trabalha com marketing político.