Na próxima quinta-feira (28/02), a Presença Online realiza o Seminário Comunicação Política 2019. O evento abordará aspectos da comunicação política para finalidade informativa relacionada a mandatos políticos, visando aproximar a sociedade civil das discussões e debate das pautas democráticas.
Abordando o tema Gestão de reputação política no mandato, Fábio Gomes, autor do livro Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral: o percurso gerativo do voto, será um dos palestrantes do Seminário e conversou como Marketing Político Hoje contando um pouco sobre sua abordagem.
Qual o tema de sua palestra e qual a relevância do tema para os participantes do Seminário Comunicação Política 2019?
O seminário retrata a questão da comunicação política e em mandatos, então o tema da minha palestra é sobre reputação política de mandatos. Vou apresentar alguns conceitos de reputação e a defesa de uma abordagem de reputação política que uso há 20 anos ,e as suas dimensões, que são elementos importantíssimos para se planejar a reputação política do mandato. Quais elementos devem ser gerenciados, isto é, quais elementos da comunicação política, no que tange à gestão da reputação política.
Para você, qual o futuro da comunicação política e de governo?
Desde os anos 50 a forma de comunicar vem se transformando. Em consequência, surgem muitas inovações e reformulações nas formas de comunicar e nas formas de pensar a comunicação. Mas eu acredito que o que se sustenta no tempo é a interação com os públicos. Você pode observar mudanças no jeito de comunicar, mas o conceito de interação com as pessoas, com os públicos, com os eleitores, com os cidadãos, esse conceito não se transforma. Ele deve ser adequado na sua forma de executar a comunicação, mas essa essência não deve ser perdida.
E a internet? Na sua opinião, qual o papel desse meio na comunicação política e governamental?
Internet é de fato o novo meio, o novo veículo nessas transformações sucessivas para acessar o eleitor, o cidadão. Então para alimentar essa essência, para usar, para fazer a manutenção e a construção da reputação política, da elaboração das estratégias da comunicação política, a internet nunca estará fora depois de todas essas inovações. Mas tendo sempre o cuidado de não abandonar o essencial com a adaptação da forma: a essência é a interação, jamais a imposição de uma comunicação vertical ou monológica.
Sempre no diálogo, isso que a internet deve exercitar. Esse é o pensamento fundamental para a pessoa que trabalha com a comunicação política.
Fábio Gomes é Diretor-Presidente e fundador do Instituto Informa em 1997. Sociólogo (UFJF), Mestre em Administração (FGV), Especialista em Comunicação Política (USP), Doutorando em Comunicação (PUC-SP). Autor do Livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral: o percurso gerativo do voto
Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research.