É evidente que alguns políticos conseguiram converter as curtidas e seguidores em votações expressivas, mas o cenário da maioria é desanimador. Por isso, ir além da simples publicação em redes sociais é crucial. Embora essas sejam tarefas relevantes, o sucesso na comunicação digital não se resume apenas a likes e viralizações; requer uma abordagem mais profunda e estratégica. Há um trabalho nos bastidores que muitos negligenciam.
Vá além DOS LIKES e viralizações nas redes sociais!
Para colher resultados significativos no ambiente digital, é essencial ter uma estratégia bem elaborada, centrada na construção de imagem, posicionamento e na ampliação/fortalecimento da presença digital. E essa é a função de um estrategista!
Leia também: A Importância das Pesquisas Quantitativas e Qualitativas
Ele desenvolverá isso por meio de estudos e análises de dados, desde o mapeamento dos concorrentes até um exame detalhado do político em questão. A análise de métricas é a cereja do bolo! Os resultados positivos no mundo digital devem refletir a estratégia de construção de imagem, caso contrário, é apenas alimentar o ego dos políticos!
Enquanto houver profissionais e políticos que acreditam que se resume apenas à produção de postagens, continuaremos a ver uma enxurrada de conteúdo eletrônico de baixa qualidade, com muitos gastando fortunas para distribuir informações irrelevantes. Pior ainda, não obtendo resultados significativos nas eleições. Dúvida? Basta dar uma olhada na lista de políticos que se destacam nas redes, mas que tiveram votações decepcionantes.
Como se aproximar do sucesso na comunicação digital política?
O foco está nos números de seguidores e na quantidade de conteúdo viralizado, não na estratégia. Isso ocorre porque muitos não compreendem que social media e estrategista digital são distintos.
Portanto, é fundamental compreender que ter um social media político não é suficiente sem que alguém pense minuciosamente na estratégia para conquistar o sucesso na comunicação digital de um político. Além disso, o papel de um estrategista vai muito além de direcionar postagens e alinhar conteúdos. Ele precisa mapear o cenário digital como um todo e analisar os resultados para ajustar a rota. O foco está na venda do projeto e no engajamento das pessoas!
Leia também: Os pilares da comunicação política e a internet