1. Login e senha
Utilize o seguinte endereço com seu login e senha para ter acesso a plataforma. (clique aqui)
2. Criação de conteúdo
Após ser realizado o login no blog é necessário clicar em ‘’novo’’ na barra de opções na parte superior e selecionar por ‘’artigos’’.
Visão geral da tela de publicação de artigos
Cada campo numerado se refere a orientações que serão passadas.
3. Criando título do artigo
Os títulos não devem conter mais que 8 palavras ou 70 caracteres, sendo as primeiras 4 palavras devem ser referentes aos principais termos de indexação.
Os termos principais de busca também devem ser priorizados como: como, onde, quando, por quê, qual, o quê.
Exemplo:
Errado: Conheça os 5 políticos mais admirados e os 5 mais odiadas do mundo
Certo: Quais os 5 políticos mais admirados do mundo?
4. Produzindo o texto
4.1 Corpo do texto
Chamada – Um título que chame a atenção do leitor e dos mecanismos de busca ao mesmo tempo utilize sempre a palavra-chave e o assunto do texto.
Informação – Neste parágrafo é oferecida a informação sem juízo de valor para o leitor, sem nenhuma opinião pessoal ou institucional.
O que tem a ver – É o parágrafo em que você relaciona o tema do texto com o leitor, destacando a relação dele com o assunto abordado.
O que tem a ganhar – É o momento em que é feito o juízo de valor mais claro e a oportunidade é oferecida ao leitor, é por meio dele que acontece o convencimento que se dá através de uma argumentação que prova a ele que o tema do texto realmente pode beneficiá-lo.
Call to Action – Após fornecer a informação e argumentar para o convencimento do leitor, chega a hora de chamá-lo para fazer algo, para praticar a ação proposta, nesse final é imprescindível que seja sucinto e possua uma chamada engajadora, pois será através dela que o propósito será cumprido.
Em hipótese alguma um texto deve contar mais do que 49% de “cópia” de qualquer conteúdo disponibilizado. Copiar e colocar link apontando para o original é uma péssima prática que é punida pelos buscadores.
4.2 Web-semântica
A web semântica é parte importante do processo de indexação por buscadores. Ela tem como finalidade atribuir significado aos conteúdos publicados na internet para que sejam perceptíveis tanto pelo humano quanto pelo computador (e robôs de buscadores), como por exemplo o uso de cabeçalhos para intertítulos.
- Cabeçalho 1 (h1) sempre será o título de seu artigo, portanto não deverá ser usado no seu conteúdo.
- Selecionar as opções a partir do cabeçalho 2 em diante para intertítulos e subtítulos de acordo com suas hierarquias de conteúdo.
- Sempre que for utilizar uma citação em seu texto, selecionar a opção bloco de citação.
- Para criar uma lista selecionar a opção lista com marcadores ou lista numerada.
É muito importante que as ferramentas sejam utilizadas de maneira correta.
Aumentar fonte e utilizar negrito para títulos, utilizar itálico para citações ou até mesmo numerar itens de uma lista, isso sem utilizar as ferramentas de cabeçalho, citações e listas não serão reconhecidas pelos buscadores.
4.3 Hyperlinks
Para inserir um hyperlink dentro de um texto selecione a palavra ou frase que deseja deixar como hyperlink e clique em ‘’inserir/editar link’’, conforme indicado na imagem abaixo.
Depois, clique novamente no trecho em que o seu link foi inserido e marque a caixa de seleção “Abrir em uma nova Guia”.
5. Escrevendo ‘’título SEO’’ ‘’meta-descrição’’ ‘’slug’’
Os campos de título, meta-descrição DEVEM ser preenchidos.
O título e a descrição são os que aparecem nos resultados que os mecanismos de busca exibem, portanto, é imprescindível a utilização das palavras-chave nestes campos e devem ser o mais “vendedores” possíveis.
Título: 8 palavras ou 70 caracteres, foco nas 4 primeiras palavras.
Descrição: Não ultrapassar 255 caracteres.
Slug: Em hipótese alguma, o slug (endereço temporário) deve ser numérico ou não aproveitar as principais palavras chaves ou o termo exato da procura. Evitar usar “e”, “ou”, “a” ou qualquer palavra excluída pelo Google.
Exemplo:
Errado: http://marketingpolíticohoje.com.br/1654842
Certo: https://marketingpoliticohoje.com.br/10-dicas-aumentar-audiencia-producao-conteudo/
6. Tags
Utilize tags para facilitar a identificação do seu artigo.
As palavras-chave devem ser escritas e separadas por vírgulas conforme exemplo abaixo.
7. Categorias
Selecionar a categoria referente ao artigo que será publicado.
Cuidado na categorização dos textos do blog (posts). Todos devem ser encaixados nas editorias já existentes e todo post precisa fazer parte de uma categoria.
8. Vídeos
Va até a plataforma onde se encontra o vídeo (por exemplo YouTube) e copie o código html para incorporar.
Para incorporar um vídeo clique em ‘’inserir’’ e em seguida ‘’media’’.
Cole o código na área de incorporar do blog e clique em ‘’ok’’.
9. Imagem
9.1 Imagem destacada
- Todos os campos sobre a imagem devem ser preenchidos: título, legenda, texto alternativo e descrição.
- Remova o link da imagem quando posicioná-la dentro dos textos.
- O ideal é que se trabalhe com imagens de dimensões iguais ou maiores que 1200×720 pixels.
- Lembre-se que a imagem destacada será exibida na home do blog e ao compartilhar o artigo via Facebook.
Exemplo:
Errado: título – abobora.jpg; legenda – em branco; texto alternativo – em branco; descrição – em branco.
Certo: título – O uso da abóbora na alimentação; legenda – Abóbora e os benefícios para sua alimentação (ou a que se refere a foto); texto alternativo – pode ser igual a legenda (é “lido” por leitores cegos e pelo Google); descrição – foto de plantação de abóboras.
9.2 Imagem no texto
- Para adicionar imagens ao texto clicar em ‘’adicionar mídia’’ que se encontra na parte superior do painel de construção de conteúdo.
- Lembre-se de preencher todos os campos da imagem: título, legenda, texto alternativo e descrição.
- As imagens dentro do texto podem ter no máximo 600 pixels de largura. Acima dessa medida elas podem acabar saindo da margem de texto e sobrepondo as barras laterais do site.
- Lembre-se de checar sempre o tamanho e o posicionamento da imagem para se certificar de que a mesma esteja em um padrão agradável para a visualização do leitor.
10. Publicação
Programe a data da sua publicação no painel selecionando a data de postagem ou publique imediatamente.
Um resumo geral de como criar uma publicação
- Faça títulos com menos de 7 palavras, dê mais importância para as 4 primeiras.
- Descreva o post em menos de 150 caracteres na tag description.
- Assegure-se de usar a tag title.
- Capriche no primeiro parágrafo (repetindo bem as palavras-chave).
- Utilize marcações de negrito, cabeçalho, lista e citação.
- Coloque links relacionados dentro dos textos.
- Fique atento no preenchimento dos campos de SEO.
- Faça links externos relevantes sempre abrindo em nova janela.
Utilize as dicas passadas por este guia e faça um checklist e revise seu artigo para certificar se aplicou todas as técnicas que foram explicadas