É possível vencer uma campanha para vereador em 2020 gastando pouco?

A cada novo ano eleitoral ouvimos que este será o mais difícil ou o mais competitivo. E, quando o cronômetro começa a girar as coisas não parecem tão diferentes assim, não é? Mas 2020, de fato, será muito diferente de todas as outras campanhas de prefeito ou vereador que você já vivenciou.

E é preciso estar ligado em todas as novidades e o principal: começar agora! 

Dificuldades das eleições municipais em 2020

Com a questão do fundo partidário e com a proibição de doações de empresas para campanhas políticas, quem pretende concorrer nas próximas eleições precisa entender essa nova dinâmica e se programar para não ficar para trás.

Sempre digo que o maior ativo da comunicação política é o tempo e, só o bom uso dele é capaz de trazer economicidade e bons resultados.

O planejamento é o segredo

Assim que a candidatura estiver definida, é preciso mapear as etapas e destrincha-las ao máximo para que nenhum detalhe seja esquecido.

Pontos sensíveis como articulação politico-partidária devem receber a atenção necessária logo na primeira etapa para não se tornarem uma dor de cabeça ou pior, inviabilizar a candidatura.

A lista de apoiadores e parceiros também precisa ser preparada, para nortear a amplitude das ações que envolverão estes personagens.

Até aqui, tudo o que o candidato precisa fazer é se organizar e estar pronto para as próximas etapas.

Abertura de canais

Nesta fase, alguns custos começam a aparecer e a melhor forma de diluí-los é trabalhando com antecedência.

Agora é a hora de preparar uma identidade visual, um bom site e peças para as redes sociais. Um bom momento para começar a organizar e divulgar o seu número de Whatsapp e iniciar o processo de montagem de listas de transmissão.

As listas de transmissão merecem muita atenção, afinal, são canais diretos e segmentados, ou seja, se bem estruturadas, podem entregar a mensagem ideal para cada público. Não trate esta ferramenta como uma forma de comunicação em massa.

Agendas estratégicas

Se o tempo é o seu maior ativo, use-o bem. De todas as dicas que você encontrará neste artigo, esta é que mais te fará falta na reta final.

Agendas e visitas sem planejamento e divulgação tendem a ser improdutivas e apresentarem baixa conversão. Mesmo que isso possa desagradar a alguns, é preciso começar a dizer não e seguir a programação da agenda de campanha.

Combine com seus apoiadores encontros como cafés da manhã com bastante antecedência. Só assim o evento terá um bom público e você conseguirá levar suas propostas para um número maior de pessoas.

O ideal é que você tenha em mãos um calendário e divida as semanas da pré-campanha e da campanha, só assim terá a real dimensão de quanto tempo terá que dedicar a cada tipo de ação.

Como se preparar para campanha de vereador

Ainda precisa de ajuda para organizar melhor a sua campanha à vereança?
Pensando em candidatos que farão campanha praticamente sozinhos (sem equipe de comunicação) e sem dinheiro, o professor e consultor de marketing político, Marcelo Vitorino, desenvolveu um curso com 6 horas de duração para mostrar o passo a passo para traçar uma campanha de vereador com chances de vitória. Um curso rápido, fácil e que você consegue assistir em qualquer lugar a qualquer hora.
Você vai aprender:
  • Como o eleitor pensa
  • Como transformar suas ideias e opiniões em argumentos para falar com seus eleitores
  • O que fazer em cada fase – desde a pré-campanha até a o dia da eleição
  • Entre outras coisas

Curso online para campanha de vereador

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

melhor curso on-line para campanhas de vereador Leia mais

27 de abril de 2020

Avatar

Quer ser vereador e não sabe por onde começar? O Eu Vereador é um curso desenvolvido para candidatos que colocarão a mão na massa. Clique e saiba mais!

umagem do advogado eleitoral gustavo kanffer com o texto: quando começa a pré-campanha Leia mais

06 de novembro de 2019

Avatar

Com apenas 45 dias de campanha, é preciso aproveitar o período da pré-campanha para trabalhar sua reputação. Mas quando ela começa? Descubra agora!

Artigos Relacionados:

Leia mais

22 de abril de 2020

Alessandra Fedeski

Como melhorar as relações com o eleitor em meio à pandemia do coronavírus utilizando-se dos smartphones e da comunicação digital.

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!