É possível vencer uma campanha para vereador em 2020 gastando pouco?

A cada novo ano eleitoral ouvimos que este será o mais difícil ou o mais competitivo. E, quando o cronômetro começa a girar as coisas não parecem tão diferentes assim, não é? Mas 2020, de fato, será muito diferente de todas as outras campanhas de prefeito ou vereador que você já vivenciou.

E é preciso estar ligado em todas as novidades e o principal: começar agora! 

Dificuldades das eleições municipais em 2020

Com a questão do fundo partidário e com a proibição de doações de empresas para campanhas políticas, quem pretende concorrer nas próximas eleições precisa entender essa nova dinâmica e se programar para não ficar para trás.

Sempre digo que o maior ativo da comunicação política é o tempo e, só o bom uso dele é capaz de trazer economicidade e bons resultados.

O planejamento é o segredo

Assim que a candidatura estiver definida, é preciso mapear as etapas e destrincha-las ao máximo para que nenhum detalhe seja esquecido.

Pontos sensíveis como articulação politico-partidária devem receber a atenção necessária logo na primeira etapa para não se tornarem uma dor de cabeça ou pior, inviabilizar a candidatura.

A lista de apoiadores e parceiros também precisa ser preparada, para nortear a amplitude das ações que envolverão estes personagens.

Até aqui, tudo o que o candidato precisa fazer é se organizar e estar pronto para as próximas etapas.

Abertura de canais

Nesta fase, alguns custos começam a aparecer e a melhor forma de diluí-los é trabalhando com antecedência.

Agora é a hora de preparar uma identidade visual, um bom site e peças para as redes sociais. Um bom momento para começar a organizar e divulgar o seu número de Whatsapp e iniciar o processo de montagem de listas de transmissão.

As listas de transmissão merecem muita atenção, afinal, são canais diretos e segmentados, ou seja, se bem estruturadas, podem entregar a mensagem ideal para cada público. Não trate esta ferramenta como uma forma de comunicação em massa.

Agendas estratégicas

Se o tempo é o seu maior ativo, use-o bem. De todas as dicas que você encontrará neste artigo, esta é que mais te fará falta na reta final.

Agendas e visitas sem planejamento e divulgação tendem a ser improdutivas e apresentarem baixa conversão. Mesmo que isso possa desagradar a alguns, é preciso começar a dizer não e seguir a programação da agenda de campanha.

Combine com seus apoiadores encontros como cafés da manhã com bastante antecedência. Só assim o evento terá um bom público e você conseguirá levar suas propostas para um número maior de pessoas.

calendário representando as eleições para vereador em 2020

O ideal é que você tenha em mãos um calendário e divida as semanas da pré-campanha e da campanha, só assim terá a real dimensão de quanto tempo terá que dedicar a cada tipo de ação.

Preparação da equipe para a campanha de vereador em 2020

Se você já sabe quem serão as pessoas que te ajudarão na próxima campanha para vereador em 2020, o ideal é elas comecem a se inteirar sobre as todas as novidades que trouxemos neste texto, acompanhar a política local e buscar conhecimentos sobre marketing político eleitoral.

Uma boa opção para você e sua equipe se prepararem sem pesar o orçamento, é o Guia do Marketing Político, uma plataforma on-line que funciona como o Netflix. Você paga uma mensalidade e tem acesso à dezenas de aulas rápidas e diretas sobre os mais diversos conteúdos dentro do marketing político. A melhor parte é que você assiste onde e quando quiser, até mesmo do celular.

Saiba mais sobre o Guia:

Gostou? Entre para o grupo de assinantes e tenha acesso a este mundo de conteúdos.

imagem do professor marcelo vitorino direcionando para sua lista de transmissão no whatsapp com conteúdos sobre pré-campanha e campanha de vereador

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

foto do autor Felipe Tonet durante uma campanha política para ilustrar seu trabalho com crowdfunding em campanhas eleitorais Leia mais

30 de setembro de 2019

Avatar

A coluna "Por dentro do Marketing Político Hoje" entrevistou Felipe Tonet, que falou sobre a importância do crowdfunding para as eleições de 2020. Confira!

Leia mais

13 de maio de 2019

Avatar

Conheça Mariah Sampaio, coordenadora do movimento Elas no Poder, idealizadora e participante do seminário Campanha de Mulher. Confira nosso bate-papo!

Artigos Relacionados:

Logos da rede social LinkedIn Leia mais

23 de setembro de 2019

Avatar

A comunicação política no LinkedIn ainda é pouco explorada no Brasil. A rede pode ser uma ótima ferramenta para políticos e administrações públicas.

Leia mais

18 de setembro de 2019

Tainã Gomes de Matos

Conteúdos políticos, inclusive as emendas parlamentares, precisam de "traduções" para garantir que a mensagem faça sentido para o eleitor. Saiba mais!