Baixe agora o e-book “Do digital para as ruas”, de Marcelo Vitorino

Marketing político digital: capa do e-book "Do digital para as ruas"

Baixe agora o ebook “Do digital para as ruas”

Na maioria das vezes em que alguém procura referências sobre o uso do marketing digital em campanhas políticas acaba encontrando apenas conteúdo referente às campanhas de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. No Brasil, o uso da internet, das redes sociais e da mobilização virtual ainda é, na maioria dos casos, bastante amador. Porém, a campanha de Marcelo Crivella, para a prefeitura do Rio de Janeiro, mostrou que podemos abandonar algumas práticas e ousar mais na comunicação.

Escrito por Marcelo Vitorino, especialista em marketing político e eleitoral que assumiu a campanha digital no segundo turno do prefeito eleito no Rio de Janeiro Marcello Crivella, o e-book “Do digital para as ruas” está disponível para download gratuito.

Segundo Vitorino, o objetivo do material é compartilhar com profissionais da área e interessados na comunicação e no marketing político, como a campanha digital de Crivella usou a internet e para dialogar com o eleitor médio, gerenciar crises de imagem e mobilizar os militantes para ações dentro e fora da rede virtual.

“O trabalho desenvolvido no segundo turno foi relatado no e-book “Do digital para as ruas”, descrevendo o universo que acompanhou uma das campanhas mais fervilhantes do Brasil. A internet teve papel preponderante ao servir como ferramenta de comunicação e mobilização. Foi graças a atuação digital que o maior evento da campanha foi realizado, na Cinelândia; as crises de imagem foram debeladas e os militantes foram orientados e acionados”, conta Vitorino.

O uso do marketing digital em campanhas políticas

No e-book, o leitor vai conhecer com detalhes as estratégias e ações usadas no segundo turno da campanha de Crivella, que levaram um candidato de segmento a vencer uma eleição para cargo executivo. O conteúdo é dividido em três partes:

A CAMPANHA

Na primeira parte são abordados o contexto da campanha, a formação da equipe e o engajamento de militantes, as mudanças no conteúdo, o uso da internet além das redes sociais, a gestão de crise e o efeito transmídia, nos capítulos:

  1. A formação da equipe e o engajamento de militantes
  2. A mudança no conteúdo e o efeito multiplicador no alcance e nos acessos
  3. Campanha digital não é só Facebook
  4. A crise de cada dia
  5. O caminho do virtual para o real

OS APRENDIZADOS

A segunda parte reúne aprendizados, comentários sobre a experiência em campo e também as projeções para as próximas campanhas brasileiras.

OS DESTAQUES

Na última parte do e-book, o leitor encontra detalhes de três situações que ocorreram durante a campanha:

  1. A realização de um grande evento de rua
  2. A produção de um videoclipe
  3. A gestão de crise perante um fato midiático às vésperas da eleição

Por que e como baixar o e-book?

Já na introdução do livro, o autor esclarece a importância do material. “Ele tem como objetivo ser uma peça de referência para profissionais de comunicação e marketing político, seja no aspecto tradicional, nas ruas ou nas redes digitais. Essa amplitude se dá pela característica mais forte do trabalho: a transição do virtual para o real”.

O material está disponível gratuitamente para download, no endereço: http://ebook.vitorinoemendonca.com.br.

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. Costumo enviar conteúdos de comunicação e marketing político por WhatsApp. Caso queira receber, basta adicionar o meu número (61) 99815-6161 na sua lista de contatos e me mandar uma primeira mensagem com seu nome.

leia mais

Mais artigos do autor:

rede social politica Leia mais

11 de março de 2019

Marcelo Vitorino

Se parlamentares forem pressionados a fazer política com o Facebook na mão, deixaremos a democracia de lado e entraremos em uma era de escuridão.

Foto do professor de marketing político Marcelo Vitorino Leia mais

03 de abril de 2019

Marcelo Vitorino

Se você trabalha com comunicação ou marketing político e busca melhores oportunidades na área e amadurecimento profissional, este texto é pra você!

Artigos Relacionados:

imagem de ferramentas para representar as ferramentas digitais utilizadas em mandatos e instituições Leia mais

07 de janeiro de 2021

Avatar

Trabalha na comunicação de mandatos políticos e instituições? Conheça agora mesmo cinco ferramentas que podem ser uma mão na roda!

como fazer transmissão ao vivo com o candidato Leia mais

11 de fevereiro de 2020

Avatar

Transmissões ao vivo podem parecer simples e espontâneas, mas na realidade demanda planejamento, divulgação e outros elementos. Descubra agora!