O processo de verificação de anunciantes de política no Facebook

Do ponto de vista do marketing político digital, a maior novidade que a reforma política de 2017 trouxe para as eleições 2018 foi a possibilidade de realizar impulsionamento de conteúdos em redes sociais e a compra de palavras para posicionamento de link patrocinados nos buscadores. Finalmente poderemos aplicar a estratégia de segmentação de conteúdos e impactar de forma mais eficiente eleitores que não necessariamente seguem ou acompanham seu candidato.

Porém, dentre todas as possibilidades abertas para a propaganda eleitoral na internet, a que mais tem gerado discussões é o impulsionamento de conteúdos dentro do Facebook. Principalmente porque após se tornar o centro das atenções por causa de suspeitas de manipulação política pela rede durante o processo eleitoral americano em 2016, o Facebook começou a tomar medidas para evitar a influência de pessoas mal-intencionadas nas eleições de alguns países, incluindo o Brasil.

Essas medidas são focadas em duas vertentes: transparência sobre os dados dos anúncios e verificação das pessoas que são anunciantes de política na rede. Como a própria rede se posiciona:

Saber mais sobre quem é responsável pelo conteúdo e financiamento de anúncios que discutem candidatos políticos, autoridades eleitas e temas nacionais, como educação e imigração, é parte do esforço de integridade eleitoral do Facebook.

Como fazer a verificação de anunciante de política no Facebook

Mas vamos para a parte mais pragmática. O que são essas medidas e como se enquadrar? Como as informações disponibilizadas pelo Facebook até o momento estão em alguns links ainda meio dispersos, com informações soltas e nenhuma indicação prática sobre como realizar o processo, trago agora um passo a passo para você fazer a sua configuração de anunciante de política na rede.

O que sabemos até agora sobre a verificação de anunciantes brasileiros:

Todo anunciante de propaganda relacionada a política, incluindo propaganda eleitoral deverá passar por um processo de verificação. Isso quer dizer que você vai ter que provar que é uma pessoa de verdade e não uma conta falsa.

Atenção: essa etapa é para verificação de pessoa física, ou seja, qualquer ser humano brasileiro que deseje criar, veicular, editar ou gerenciar anúncios de políticos precisa concluir esta etapa. Você só vai fazer isso uma vez e a verificação valerá para qualquer página de político que você administra. Então é uma verificação sua, não da página do seu cliente, nem da conta de anúncios. Você só precisa provar que existe de verdade, tem CPF e mora no Brasil.

Então vamos lá:

  1. Entre neste link ou vá em configurações do seu perfil > geral > confirmação de identidade
  2. Habilite a opção de autenticação em duas etapas para login na sua conta do Facebook. Isso vai garantir mais segurança para sua conta pessoal e evitar que seja hackeada ou sequestrada.
  3. Confirme o Brasil como seu local de residência. Aqui você vai precisar inserir seu CEP e depois um comprovante de residência. Se o Facebook avaliar, de acordo com seu histórico na rede, que não tem informações suficientes para confirmar sua residência só com seu CEP ele vai solicitar que você indique um endereço físico e eles enviarão um código por carta, que vai chegar via Correios para você. Assim eles se certificarão que você é residente no país.
  4. Enviar foto do seu documento de identificação válido. Pode ser seu passaporte, CNH ou RG. De acordo com o próprio Facebook, eles recomendam que envie uma imagem do seu passaporte para acelerar o processo de aprovação. Envie uma foto que dê uma boa leitura do seu documento, evite reflexos no documento, deixe todas as bordas visíveis e use um fundo escuro. Depois, quando solicitado insira o número do seu CPF.

Como verificar contas de anunciante político no Facebook
Pronto, você cumpriu as etapas de verificação de pessoa física! Ah, e até o momento, só é possível configurar e gerenciar autorizações de anúncios em um computador desktop. Recomendo que faça o processo o mais rápido possível para evitar problemas no seu perfil quando for precisar realizar os anúncios de campanha. O processo de aprovação pode levar até 48h e você pode acompanhar o andamento do processo ali na área de confirmação. Se houver algum erro na sua identificação, você será notificado. Fique de olho.

Erro ao verificar contas de anunciante político no Facebook

Se você precisar entrar em contato com a equipe de suporte do Facebook sobre esse tema, utilize este link.

Segunda etapa de verificação de anunciante político no Facebook

E agora? Acabou? Não! Depois que você tiver o seu perfil pessoa física aprovado e verificado pelo Facebook você vai para a etapa 2: vincular as suas páginas e contas de anúncio. Qualquer administrador de página verificado na etapa 1 pode realizar a etapa 2.

Primeiro entre nas configurações da página que gostaria de realizar o processo, depois entre no menu “Autorizações” e clique em iniciar, conforme mostra a imagem abaixo:

Como verificar contas de anunciante político no Facebook

É nesta segunda etapa que você vai selecionar qual conta de anúncio você vai usar para anúncios eleitorais dessa página e adicionar as informações legais que serão usadas como rótulo na sua propaganda eleitoral dentro do Facebook. Nesta segunda etapa de autorização você deve vincular qual ou quais conta(s) de anúncio(s) você quer que o rótulo seja usado. Aqui nesta etapa aparecerão as opções de contas que o seu perfil é administrador:

vincular conta de anuncio político propaganda eleitoral

Depois você passará para a área que preencher os dados do rótulo. E sim, as informações que você inserir nesta etapa poderão ser editadas a qualquer momento, ou seja, se errar ou precisar mudar a informação você poderá fazer depois.

rotulo propaganda eleitoral facebook

Aqui você terá duas opções:

  • Rótulo 1: “Propaganda Eleitoral,” que exige um CPF/CNPJ e o nome da pessoa ou organização que paga pelo anúncio.
  • Rótulo 2: “Pago por”, que você só insere a informação da pessoa ou organização que está pagando pelo anúncio mas não exige um CPF/CNPJ.
Como verificar contas de anunciante político no Facebook

Exemplo de aplicação do rótulo de propaganda eleitoral

Quando a etapa 2 for concluída, você poderá começar a veicular anúncios relacionados a política na sua página. Se você é administrador de mais de uma página então você deverá repetir esse processo para cada uma delas.

autorização para anúncios políticos facebook

E quem não fizer esse processo de verificação e rótulo de anúncios políticos no Facebook?

Se você não fizer esse processo de verificação e vínculo do rótulo de propaganda eleitoral, nada acontece e você não será penalizado por isso. Você vai continuar montando seus anúncios normalmente, como sempre fez na plataforma. Porém os seus anúncios não terão o texto legal “propaganda eleitoral” com o CNPJ/CPF do pagador (conforme mostrado acima). A exibição da identificação clara de que se trata de uma propaganda eleitoral é uma exigência da nossa lei eleitoral e o Facebook está apenas disponibilizando uma maneira mais prática de cumprir esta lei e ao mesmo tempo ajuda a dar transparência ao processo eleitoral dentro da rede.

Aqui vale um grande alerta: todos os anunciantes de política são incentivados a passar por esse processo de verificação do próprio Facebook, mas cabe a você, como anunciante, cumprir as leis e os regulamentos eleitorais.  Entenda que são duas coisas diferentes: (1) a inserção e verificação de informações solicitadas pelo Facebook e (2) a lei que dispõe sobre a propaganda eleitoral na internet. Portanto, essas validações dentro da rede não anulam as obrigações das nossas leis eleitorais.

 

Se você vai trabalhar com marketing político digital nas eleições este ano, não perca tempo! Faça sua verificação pessoal o mais rápido possível e prepare as páginas que você administra para evitar qualquer tipo de problema ou suspensão dos seus anúncios durante o período eleitoral. Quem trabalha com campanhas políticas sabe o quanto custa cada dia perdido pela comunicação.

Até o final do período eleitoral eu farei as edições necessárias para deixar este conteúdo atualizado. Soube de algo que pode ajudar? Comente aqui. Conhece alguém que precisa saber desse processo? Compartilhe o link 🙂

Natália Mateus Mendonça

Natália Mateus Mendonça

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Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

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