Já fazem alguns anos que as transmissões ao vivo via redes sociais são utilizadas por diversos públicos, de cidadãos comuns à celebridades. Agentes públicos e políticos também incluíram as lives em suas rotinas de comunicação, realizando transmissões de prestação de contas, explicando pautas polêmicas ou respondendo a perguntas ao vivo.
As transmissões ao vivo são ótimas oportunidades para fazer com que suas mensagens cheguem a mais pessoas, principalmente quando são planejadas e possuem um objetivo bem definido. É muito comum candidatos iniciarem transmissões ao vivo sem alguma preparação ou divulgação prévia, e o resultado, geralmente, são lives sem audiência ou ganhos eleitorais.
Como definir o tema de uma transmissão ao vivo
Parece óbvio, mas é preciso ter algo importante a falar antes de clicar em “Transmitir”.
Segundo o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino, grande parte das falhas de comunicação entre candidatos e eleitores está na utilização incorreta do termo “relevância”. Para o político, relevante é tudo aquilo que ele gostaria de falar, enquanto para o público, só é relevante aquilo que tenha alguma conexão com sua realidade.
Imagine um candidato que vive em um bairro que sofre constantemente com alagamentos e inundações. Ao fazer uma transmissão ao vivo em um dia chuvoso, o candidato opta por “fugir do óbvio” e decide falar sobre a qualidade do material escolar distribuído nas escolas municipais. Qual é o problema dessa comunicação?
No exemplo, o candidato ignorou a situação atual de seus eleitores e decidiu falar sobre uma terceira pauta. Fica claro que, quando o público procurar por informações e soluções nos canais desse candidato, não encontrarão conteúdo sinérgico e poderão ser impactados por conteúdos de outros candidatos que compreenderam a necessidade de falar sobre as chuvas na região.
Por isso, antes de definir o tema de sua transmissão lembre-se que:
- O que é relevante para você, muitas vezes não é para o eleitor
- Não perca o timming de determinadas informações
- Sempre leve a “dor” do eleitor em consideração no momento de definir a pauta de uma transmissão ao vivo
Como fazer uma transmissão ao vivo com o candidato
Apesar de parecer um evento espontâneo, a transmissão ao vivo conta com estratégias de divulgação, planejamento e roteirização de conteúdo e até com técnicas de encerramento.
No curso Técnicas de transmissão ao vivo com o candidato, eu e o professor Marcelo Vitorino preparamos dicas sobre equipamentos, iluminação, captação de áudio e vídeo, planejamento, além de um passo a passo da ferramenta OBS Studio, que transforma sua transmissão ao vivo em um verdadeiro estúdio de televisão, possibilitando a inserção de vídeos, fotos e textos ao longo da live do candidato.
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