Quer aumentar engajamento nos perfis de políticos? Aposte na vulnerabilidade

“O que você já perdeu durante a sua jornada política?” Começar por essa pergunta gera muita estranheza quando entrevisto políticos.

“Não interessa mais o que eu ganhei?”, sou frequentemente questionada.

Eu me interesso pelos dois, porque meu objetivo é com a construção de narrativas com forte poder de engajamento.

E se você mostrar vulnerabilidade da forma correta vai experimentar um aumento significativo do engajamento nas suas redes sociais.

PRESERVAR OU EXPOR?

Nem todo profissional de comunicação política percebe que derrotas são essenciais para quem trabalha com construção de narrativas nas redes sociais.

Toda história com final feliz, pode ser de uma campanha, ou a aprovação de um projeto, deve seguir uma sequência de conflitos e resoluções em uma narrativa cronológica.

Quando incluímos vulnerabilidade  nessa narrativa, incluímos também um elemento essencial, o conflito e a possibilidade do político ser transformado por ele.

“PERFEITO SEM DEFEITOS”

Profissionais da comunicação política, tradicionalmente, tendem a investir esforços na construção de uma imagem de um político “perfeito sem defeitos”.

Antigamente, quando o período de exposição durante as campanhas durava poucos dias, ou quando o político aparecia de 4 em 4 anos, era possível criar uma imagem temporária, quase fictícia de um ser irretocável, ou seja, preservar a imagem era quase um imperativo.

O que leva muitos estrategistas, até hoje, evitar exposições “desnecessárias” fora do período eleitoral, mas isso já é parte do passado da comunicação política.

Com o crescimento das redes sociais e o acesso constante dos eleitores aos perfis nessas mídias, mostrar a realidade da vida, e ela é cheia de altos e baixos, cria um forte grau de conexão com a audiência refletido em mais engajamento.

Qualquer história que mostre um erro cometido, algum momento de conflito interno ou externo, mostra também que o político, foi capaz de superar o obstáculo e, durante essa jornada, aprendeu algo novo e poderoso.

No storytelling, o clímax não é apenas concreto, deve apontar também para uma transformação emocional profunda.  Perder  então apresenta a possibilidade que na dor se constrói o aprendizado, a transformação e a superação das adversidades.

A mudança é assustadora! Para profissionais acostumados com narrativas off-line tradicionais tendem a não aprovar a vulnerabilidade como elemento importante, há um verdadeiro temor nesse aspecto.

Mas, a vulnerabilidade mostrada na dose certa, vem contribuindo com o aumento real do engajamento nos perfis nas redes sociais de políticos.

Dicas de como mostrar vulnerabilidade na medida certa.

Veja 3 dicas de como usar vulnerabilidade sem cair na sofrência

ATENTICIDADE E CONEXÃO

Qual o líder que parece mais forte e real para você? Um que diga: nunca perdi, nunca fiz nada de errado, eu sou incrível e tenho todas as soluções e respostas; ou um que se posiciona no caminho contrário: eu sou humano, e foi aqui que cometi esse erro, e superei, e assim continuo a melhorar porque aprendi com meu erro. Esse segundo parece mais real, concorda?

 

Maior autenticidade é igual a maior poder de conexão e engajamento, as moedas mais valiosas na comunicação política digital.

Resumindo: adicione pitadas de vulnerabilidade na comunicação nas redes sociais de políticos e veja seu engajamento subir, mas cuidado para não cair na sofrência!

Você quer saber mais sobre construção de narrativas na comunicação política? Siga os meus perfis, vai ser um prazer conversar contigo.

@fernanda_cornils

@politicos digitais

 

Fernanda Cornils

Fernanda Cornils

Fernanda Cornils é PhD e especialista em construção de presença e reputação digital. Fundadora da Ferdi Conteúdo e da Políticos Digitais, desenvolveu e aplica uma metodologia que soma ferramentas de construção de influencia digital para políticos e figuras públicas que tem entre seus pilares o storytelling. Fernanda atuou e atua na construção de presença e reputação digital desde 2017, é professora universitária e tem conhecimento avançado em marketing digital e tecnologia das mídias sociais. Já trabalhou com políticos em diversas esferas: municipal, estadual e federal, no legislativo e no executivo, além de influenciadores digitais e figuras públicas.

leia mais

Mais artigos do autor:

storytelling comunicação politica Leia mais

23 de setembro de 2021

Fernanda Cornils

Mostre vulnerabilidade da forma correta e experimente um alto poder de engajamento nas redes sociais de políticos.

Artigos Relacionados:

storytelling comunicação politica Leia mais

23 de setembro de 2021

Fernanda Cornils

Mostre vulnerabilidade da forma correta e experimente um alto poder de engajamento nas redes sociais de políticos.

Leia mais

11 de junho de 2021

Alessandra Fedeski

Selecionar fontes de informação é uma tarefa que não deve ser menosprezada, ainda mais por quem presa por uma reputação digital de qualidade e efetiva.