Elas no poder: conheça mais uma coordenadora de campanhas vencedoras

No dia 18 de maio profissionais e entusiastas da comunicação política poderão conhecer cases de campanhas nacionais e internacionais comandados por mulheres. As palestras fazem parte do Campanha de Mulher: I Seminário de Comunicação Política, evento organizado pela coordenação do projeto Elas no Poder, movimento que realiza a promoção da equidade e da valorização da mulher no ambiente político.

A coordenadora Mariah Sampaio conversou com o blog Marketing Político Hoje sobre o cenário político, a presença feminina na política e as perspectivas de crescimento para o evento. Ela estará no primeiro painel do evento e falará sobre o trabalho que realizou na campanha do deputado distrital Leandro Grass.

Saiba um pouco mais sobre a palestrante:

Como se deu a construção da sua carreira na comunicação política?

A minha carreira ainda está em construção e espero que nunca pare. Fiz graduação em Ciência Política na Universidade de Brasília, ainda na graduação comecei a atuar como assessora de relações governamentais. Já convicta que a política era o meu lugar, em um curso de planejamento de marketing digital do professor Rodrigo Gadelha, percebi que deveria ir mais a fundo no estudo da comunicação. Entrei para o mestrado em comunicação também na Universidade de Brasília e, quase ao mesmo tempo, surgiu a oportunidade de trabalhar na pré-campanha do agora então deputado distrital Leandro Grass. Bingo! A paixão pela comunicação política ganhou relevância. Desde a pré-campanha foram cursos, oportunidades, parcerias e novas pessoas reforçando a minha escolha por construir a minha carreira na comunicação política.

Como analisa o cenário político do país hoje? Acredita que é propício para o crescimento da representatividade feminina?

O cenário político atual do Brasil é desafiador e nos exige posicionamento. É desafiador para aqueles que ainda acreditam na política quando a maioria da população vive a sua negação, a busca incansável pela nova política ou pelo surgimento do messias. Também digo que nos exige posicionamento pois em um cenário cada vez mais polarizado, os profissionais da comunicação política precisam se reconhecer como formadores de opinião e saber que não existe neutralidade na política. Nossos posicionamentos ideológicos influenciam diretamente como pensamos, como agimos e como trabalhamos. Por isso, acredito que o crescimento da representatividade feminina nos ambientes políticos ganha força. Não por estar sendo mais fácil (nunca foi!), mas por exigir que as pessoas tenham lado e se posicionem. Com isso, é possível saber quem caminha junto para o crescimento das mulheres na política, nada mais propício do que saber quem joga o mesmo jogo.

Ao selecionar as participantes, conseguiu enxergar um horizonte mais promissor para as mulheres que pretendem ingressar no marketing político e eleitoral?

Com toda certeza. A ideia do evento surgiu quando eu e minha sócia estávamos fazendo um curso onde a única palestrante feminina que coordenou campanha em 2018 não era brasileira. Isso nos indagou pois conhecíamos excelentes profissionais que tinham muito a compartilhar e dizer. Logo após o curso, vimos uma postagem de um comunicador, que é referência na área, falando sobre a falta de mulheres no meio. Foi aí que decidimos organizar o evento. Ao selecionar as palestrantes, tivemos a certeza que não faltam profissionais femininas no cenário político, nós recebemos inúmeras indicações e propostas de nomes de excelência. O que falta é darmos protagonismo à elas. Vamos continuar trabalhando por isso.

Tem a intenção de promover eventos como este em outras cidades do país?

Claro! O Brasil precisa saber quem está por trás das campanhas de sucesso do país. Hoje, a representatividade das mulheres na política ainda deixa a desejar, mas não faltam exemplos e nomes femininos em campanhas e em trabalhos de referência. Precisamos falar de mulheres.

Mais detalhes sobre o evento

Local: Auditório da Aliança Francesa de Brasília – Brasília, DF
Data: 18 de maio de 2019
Horário: 09h-18h
Mestranda em Comunicação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Foi assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e atualmente, é coordenadora de comunicação digital e relações institucionais do Deputado Distrital Leandro Grass. É pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT.DD.

 

 

Conheça também a palestrante Ludmila Lucas!

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

pessoas apertando as mãos para simbilizar as alianças frutos de coligações partidárias Leia mais

24 de outubro de 2019

Avatar

Para as eleições de 2020, estão vetadas as coligações partidárias para o cargo de vereador. Saiba como esta mudança afetará sua candidatura!

Imagem com ícones representando elementos referentes a comunicação e dinheiro. Leia mais

27 de agosto de 2018

Avatar

Aprenda de uma vez por todas a diferença entre marketing político e marketing eleitoral. Conheça o blog Marketing Político Hoje e saiba tudo sobre o tema.

Artigos Relacionados:

Logos da rede social LinkedIn Leia mais

23 de setembro de 2019

Avatar

A comunicação política no LinkedIn ainda é pouco explorada no Brasil. A rede pode ser uma ótima ferramenta para políticos e administrações públicas.

Leia mais

18 de setembro de 2019

Tainã Gomes de Matos

Conteúdos políticos, inclusive as emendas parlamentares, precisam de "traduções" para garantir que a mensagem faça sentido para o eleitor. Saiba mais!