Se você tem acompanhado as novidades do mundo digital nos últimos dias, deve estar se perguntando sobre o potencial da rede social Koo para o Marketing Político. De origem indiana, o aplicativo está fazendo sucesso entre os usuários brasileiros e alguns perfis políticos já estão ativos por lá. Quer saber se vale a pena criar conteúdo político para o Koo? Segue o texto que eu vou te contar.
Koo x Twitter
Primeiro, vamos entender o contexto do surgimento da rede e suas principais características. O Koo surgiu na Índia há cerca de dois anos, em meio a tensões do governo com o Twitter. Ou seja, a plataforma foi pensada, de fato, para substituir a rede comprada por Elon Musk e essa tendência se verificou também em outros países.
Nos últimos dias, o Koo voltou a ganhar espaço com as instabilidades do Twitter e o alvo desta vez foi o Brasil. Em meio a rumores de que a rede social estaria acabando, os fundadores do Koo se manifestaram nas redes sociais de forma a atrair os usuários brasileiros que já se sentiam “órfãos” com um possível fim do Twitter.
Entretenimento em primeiro lugar
Além da repercussão dos problemas enfrentados pela rede de Elon Musk, o Koo ganhou espaço também pelo entretenimento. O nome peculiar da rede chamou a atenção dos internautas. Como os brasileiros adoram um meme, a rede virou alvo de uma infinidade de brincadeiras e trocadilhos, que acabaram por atrair milhares de usuários.
O tom de entretenimento é muito forte na rede, assim como no Twitter. Por outro lado, não se verifica, até então, uma tendência grande à presença de veículos de comunicação, jornalistas e outros perfis, fazendo com que, neste momento, o entretenimento esteja à frente da informação no Koo.
Perfil dos usuários brasileiros no Koo
Atualmente, o Koo é o segundo maior microblog do mundo, com mais de 50 milhões de usuários. O aplicativo ganhou mais de um milhão de brasileiros em apenas um dia, fazendo com que o Brasil, que até bem pouco tempo atrás ocupava a 75ª posição em número de usuários, passasse a ser o número 2, ficando atrás apenas da Índia.
O impacto da entrada dos brasileiros foi tão grande que os desenvolvedores do aplicativo já se adiantaram e anunciaram uma versão em português. Como o pico da entrada de usuários brasileiros é recente, ainda não temos dados concretos à respeito do perfil desses internautas. No entanto, já é possível adiantar que a rede tem conseguido transitar bem entre jovens e adultos e isso mostra um potencial de crescimento significativo.
Perfis de políticos no Koo
Alguns políticos aproveitaram a onda de crescimento do app e já estão na rede. Eduardo Paes, João Dória, Jean Willys e Kim Kataguiri e outros já possuem perfis ativos.
Alguns optaram por postar posicionamento políticos, seguindo a mesma linha do Twitter, outros optaram por interagir com os usuários e postar conteúdos descontraídos. Esses últimos, têm obtido maior alcance e engajamento na rede.
Perspectiva futura: o potencial da rede social “Koo” para o Marketing Político
Diante desse crescimento, fica a pergunta: vale a pena criar conteúdo político para o Koo? E a minha resposta para isso é: sim, vale, mas desde que você tenha em mente a natureza da rede.
Ainda é cedo para dizer se o Koo vai sobreviver e se manter no “hype” das redes sociais no Brasil, mas algumas informações demonstram que as perspectivas futuras são positivas. Além do crescimento de usuários, os desenvolvedores da rede já anunciaram algumas melhorias e atualizações que demonstram um potencial de crescimento do Koo e da sua utilização para o marketing político.
Em entrevista ao Extra, um dos fundadores do Koo informou que eles pretendem trabalhar com anúncios e monetização dos perfis. Mais do que isso, eles pretendem abrir um escritório no Brasil para facilitar a operação no país, o que é fundamental para a utilização da rede de maneira profissional em futuras eleições.
Como políticos podem utilizar o Koo?
Bom, se você chegou até aqui, deve ter visto que eu falei sobre a importância de entender a natureza da rede. O Koo é um microblog, ou seja, tem o mesmo propósito do Twitter, voltado para mensagens curtas e instantâneas.
Da mesma forma que a rede de Elon Musk, o Koo possui feed, a aba de trending topics e opção de recompartilhamento, além de alguns diferenciais, como a possibilidade de publicar conteúdo em mais de um idioma. Outro ponto importante aqui é o entretenimento, que tem, no momento, mais peso que o caráter informativo.
Nesse caso, entretenimento não é necessariamente uma brincadeira. Conteúdos mais densos podem ser publicados com um tom mais descontraído, diversos exemplos disso podem ser encontrados no TikTok. Eu mesma já apliquei um estratégia nesta rede que tinha o entretenimento como chave para a redução da rejeição de um candidato.
Dito isso, eu tenho algumas dicas para você que leu esse artigo até o final: observe o ambiente, faça alguns testes e concentre-se em criar conexão. Por ser uma rede nova e ter novos usuários entrando a todo momento, é fundamental dar atenção às interações. Aproveite o momento para conversar com os seguidores que estão na plataforma, entender o que eles gostariam de ver por lá. Fale sobre assuntos que tenha propriedade, dedique um tempo a criar conexão com seus seguidores.
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