O Dia das Mães pode ser uma ótima oportunidade para o político criar vínculo com o eleitor e gerar empatia. Mas também pode ser um tiro no pé e um gatilho para o cancelamento nas redes, caso a publicação cometa alguns deslizes. Nesse artigo eu apresento os erros mais comuns cometidos pelos políticos nesta data e explico por que alguns conteúdos devem ser evitados.
No marketing político, toda ação de comunicação precisa ter um propósito. E com uma publicação sobre o Dia das Mães nas redes sociais essa máxima não é diferente. Não é uma questão de dar apenas parabéns para as mães pelo seu dia. É uma oportunidade que o político tem para passar seus valores morais e se conectar com a história de vida do eleitor, mostrar as similaridades e fazer com que esse eleitor se interesse e passe a admirá-lo um pouco mais. Nesse artigo eu explico quais são os objetivos da comunicação política em datas comemorativas.
Publicação que não gera conexão com o eleitor
O que mais vemos nas redes sociais de políticos no Dia das Mães são postagens clichês, com card escrito Feliz Dia das Mães que lotam os feeds sem passar uma mensagem que forme juízo de valor na cabeça do eleitor, apenas para constar.
No meu ponto de vista, esse tipo de mensagem deve ser evitado porque não agrega valor a reputação do candidato, não faz com que o eleitor se identifique com o político, não gera empatia, conexão. A mãe, assim como a eleitora, tem uma expectativa de ser especial, de ter o amor e o esforço maternos reconhecidos. Ninguém gosta de receber uma mensagem automatizada. Existem outras formas mais eficientes de fazer essa comunicação.
Os principais erros na comunicação de políticos em datas comemorativas estão relacionados a usar a data apenas para ter o que publicar, sem fazer vínculos com a própria história de vida e com os públicos prioritários.
Conheça os 6 erros mais comuns em postagens de políticos no Dia das Mães
- Publicar apenas um card com a frase “Feliz Dia das Mães”;
A publicação não constrói uma narrativa que conecte o eleitor ao político. Seria mais interessante usar uma foto de família do político com a mãe ou com a esposa grávida e contar uma história real que demonstre a importância da maternidade na vida dele.
- Usar a logomarca do mandato ou da candidatura em destaque na homenagem;
O uso ostensivo da marca pode passar a impressão de oportunismo, de uso do Dia das Mães com pretensão eleitoral e frieza. Você faria um cartão para a sua mãe e assinaria com um carimbo? A origem da data tem a ver com amor, sentimentos maternos, esse tipo de mensagem deve ter um tom de homenagem e não de propaganda eleitoral.
- Esquecer de se referir a própria mãe e as demais mulheres importantes na vida do político que são mães (esposa, filhas);
Se ao contar uma história ele esquece da própria mãe e das mães próximas a ele isso demonstra o quanto as mães não são importantes na vida desse político. Sem contar a crise familiar que pode gerar.
- Dar a entender que mãe não trabalha ou que é uma obrigação exclusiva da mãe cuidar dos filhos e que o Dia das Mães é todo dia;
A origem da homenagem ao Dia das Mães no Brasil tem relação com o movimento feminista, que lutava pela valorização da mulher na sociedade e pela garantia de direitos, como o voto. Hoje, mas do que nunca, as mulheres seguem atuando para ter mais espaço no ambiente de trabalho e batalham para ter oportunidades igualitárias e políticas públicas que deem mais apoio durante a gravidez e ao longo da maternidade. Dar a entender que mãe não trabalha é negar o direito da mulher ao mercado de trabalho e comprar uma briga grande com o público feminino. E afirmar que Dia das Mães é todo dia pode soar como desmerecimento a importância da data e ao valor da mãe.
- Romancear a maternidade dando a entender que é algo fácil;
Há um movimento crescente das mães para desmistificarem a maternidade, mostrando as dificuldades, os desafios e o quanto a atividade é extenuante, deixando claro que mesmo com todo o amor de mãe, ela precisa de descanso, de cuidados e de uma vida saudável. Fazer uma publicação dando a entender que a maternidade é fácil quebra a empatia com as mulheres que são mães e pode fazer com que a publicação tenha efeito contrário. Ao invés de homenageada, essas mulheres podem se sentir julgadas e ofendidas.
- Afirmar que toda mulher só se realiza ao ser mãe ou que toda mulher nasceu para ser mãe;
Vale lembrar que muitas mulheres não podem ou não querem engravidar e que essa dor e esse direito devem ser levados em consideração.
- Agir com demagogia
Em tempos de Internet, não é possível fazer um discurso diferente da prática. Ter abandonado a mãe no asilo, ter histórico de agressão a mãe ou a mulher grávida e querer passar a imagem de que respeita e valoriza a maternidade não vai funcionar. Se o político não tem uma história de vida que realmente transpareça o respeito e amor pela mãe, melhor deixar a data passar sem se posicionar do que fazer uma publicação e puxar uma gestão de crise para o próprio colo.
Espero que esse artigo tenha esclarecido o que deve ser evitado nas redes sociais de políticos em relação a data do Dia das Mães. Acredito que esse artigo sobre o que publicar na rede de políticos no Dia das Mães pode ser do seu interesse. Se deseja receber mais conteúdos sobre comunicação e marketing político faça parte da minha lista de transmissão e receba esses conteúdos em primeira mão.