Muitos autores tratam o marketing político de forma superficial e pouco prática, com olhos acadêmicos que, na maioria das vezes, não retratam exatamente a rotina de quem trabalha com isso. Que tal uma definição mais direta?
Se formos trabalhar com objetividade, podemos dizer que é o marketing político quem permite a convergência entre os anseios populares e a atuação do mandatário. Em miúdos, é aquilo que nos ajuda a juntar a fome com a vontade de comer.
A dificuldade em compreender completamente o conceito vem de uma confusão com o conceito de marketing eleitoral, que apesar de ser uma história com os mesmos personagens, tem uma trama bem diferente.
Qual é a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?
Sabemos que o marketing político é o conjunto de técnicas que trabalham a comunicação do mandatário, preocupando-se, inclusive, com a continuidade das mensagens visando a construção de reputação. Já o marketing eleitoral, como o próprio nome já diz, está diretamente relacionado ao momento do pleito ou seja, ele engloba as estratégias e ações que são realizadas para eleger um ator político.
Agora que separamos as “caixinhas”, que tal alguns exemplos para pacificarmos de vez a questão:
Os deputados , assim que empossados, deixam de lado o discurso eleitoreiro e voltam suas ações de comunicação para a construção de seus marcos de mandato, aquilo que irá solidificar sua imagem política junto à sua base. Isso é marketing político.
Candidatos, quando saem em busca de votos, divulgando propostas e histórico de feitos, traçando estratégias junto à sua militância para garantir um resultado favorável nas urnas estão executando ações de marketing eleitoral.
Para muita gente é difícil “virar a chave” do eleitoral para o político e a melhor maneira de separar estes dois mundos é criando planejamentos específicos para cada fase. E para isso é preciso que você combine dois fatores: estudo e prática.
No caso dos estudos, o Guia do Marketing Político pode ser um bom aliado para quem precisa aprender a se planejar. É um clube de assinatura com conteúdos focados no marketing e comunicação política, que assim como o Netflix, você tem acesso a diversos conteúdos enquanto sua assinatura estiver ativa. Legal né?
Agora que você já aprendeu o que é marketing político e que ele não é a mesma coisa do marketing eleitoral, veja esse material do professor Marcelo Vitorino sobre as 10 coisas que todo eleito deve saber!