Quantos vereadores cada município pode eleger?

Algumas perguntas tornam-se mais recorrentes em anos eleitorais e, o número de cadeiras nas casas legislativas sempre gera algumas confusões. Afinal, quantos vereadores cada cidade pode ter e como é feito esse cálculo?

Primeiramente é preciso compreender que existe um número mínimo e um máximo para os ocupantes das Câmaras Municipais.

Qual é o número máximo de vereadores que uma cidade pode ter

Segundo a legislação vigente a quantidade mínima é de nove vereadores por município, e a máxima de 55 representantes do legislativo municipal.

O número cadeiras da câmara dos vereadores é definido em base na quantidade de habitantes de cada município, conforme a tabela:

camara-municipal-vereadores-habitantes-tabela vereador eleições 2020

Porque alguns municípios alteram o número de vereadores nas Câmaras Municipais

Apesar da legislação traçar essa relação entre o número de habitantes e o número de vereadores, o que define a quantidade de vagas no legislativo municipal é a lei orgânica de cada cidade, contanto que respeite as diretrizes constitucionais.

Ou seja, um município pode ter até 20 vereadores, mas a Lei Orgânica pode determinar que apenas 18 sejam ocupados. Geralmente, essas medidas são tomadas com base em questões orçamentárias, para conter gastos com área.

Por isso, é importante que verifique sempre a quantidade de vagas aprovadas para o seu município.

Qual é a importância do número de vagas para vereador no cálculo do quociente eleitoral

O quociente eleitoral é o número mínimo de votos que um partido ou coligação deve obter para ter um ou mais representantes na Câmara Municipal. E como fazer esse cálculo?

A equação é simples, e, justamente por isso, você precisa ficar de olho nas vagas de vereador em sua cidade, ou a conta sairá errada. Confira na imagem:

quociente-eleitoral campanha de vereador eleições 2020

Com o fim das coligações proporcionais, é muito importante escolher o partido certo e acompanhar de perto a montagem da nominata, como explica o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino no curso Eu Vereador.

Nesse curso você também encontrará explicações sobre o sistema político brasileiro, modelos e exemplos 100% desenvolvidos para campanhas de vereador e muitos outros conteúdos essenciais para quem pretende ser candidato a vereador em 2020 e não conta com uma equipe de comunicação ou muitos recursos.

Ficou interessado?

Saiba tudo sobre o melhor curso para candidatos a vereador, o Eu Vereador, e comece agora mesmo a pensar em sua campanha de forma profissional! Clique no banner abaixo:

eu vereador banner

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

13 de maio de 2019

Avatar

Conheça Mariah Sampaio, coordenadora do movimento Elas no Poder, idealizadora e participante do seminário Campanha de Mulher. Confira nosso bate-papo!

foto do autor Felipe Tonet durante uma campanha política para ilustrar seu trabalho com crowdfunding em campanhas eleitorais Leia mais

30 de setembro de 2019

Avatar

A coluna "Por dentro do Marketing Político Hoje" entrevistou Felipe Tonet, que falou sobre a importância do crowdfunding para as eleições de 2020. Confira!

Artigos Relacionados:

Leia mais

16 de julho de 2020

Alfredo Freitas

A Lei garante a participação de todos na política, mas as mulheres continuam sendo minoria. O que muda com o fim das coligações proporcionais?

Como fiscalizar a distribuição dos 30% do Fundo Eleitoral para campanhas femininas? Leia mais

13 de julho de 2020

Tainã Gomes de Matos

Neste artigo, pretendo responder a pergunta: como fiscalizar a distribuição dos 30% do Fundo Eleitoral para campanhas femininas e sugerir ações propositivas