A mobilização política que assustou os investidores de Wall Street

Nos últimos dias o mercado financeiro foi pego de calças curtas por uma mobilização política sem precedentes no mundo. Milhões de usuários da rede social Reddit, também conhecidos como Redditors, se mobilizaram para comprar e valorizar ações de empresas que vão mal das pernas, em especial da GameStop.

Primeiro vamos contextualizar a GameStop, uma rede de lojas de videogame que perdeu espaço em um mundo cada vez mais digital e com menos mídias físicas. A rede fechou mais de 300 lojas em 2020.

Também é importante falar sobre os hedgefunds. Esses fundos capitalizados por grandes investidores, possuem pouquíssima regulamentação e apostam alto na especulação, inclusive na desvalorização de empresas.

Milhares de pequenos investidores se organizaram por meio de um fórum da rede social Reddit para comprar ações da GameStop, que subiram mais de 5000%, e alterar artificialmente os preços. Os hedgefunds que apostavam na desvalorização dos papeis perderam bilhões e precisaram de grandes aportes financeiros para se salvarem. O caso se tornou notícia em todo mundo.

Usuários do Reddit se organizaram e fizeram as ações da GameStop subir mais de 5000%.

Mobilização política

O mercado financeiro experimentou algo que políticos, partidos, imprensa e todos os demais envolvidos nos processos eleitorais já conhecem bem há alguns anos. Mais do que uma disputa entre Davi e Golias ou uma trollagem da internet, o caso da GameStop foi uma grande mobilização política realizada por meio de uma rede social.

O movimento foi composto por líderes que conhecem bem o funcionamento do mercado e tem posicionamentos ideológicos definidos, muitos investidores que nunca tinham embarcado em “grandes aventuras” e uma enorme quantidade de pessoas com pouquíssimo ou nenhum conhecimento de investimentos de alto risco.

Com base em um estranho senso de justiça, os Redditors sensibilizaram, motivaram e mobilizaram milhões de pequenos investidores que tinham objetivos e motivações completamente diferentes.

Sensibilização, motivação e mobilização

Não foi do dia para a noite que milhões de pessoas decidiram colocar seu dinheiro em um investimento de alto risco. A narrativa foi construída ao longo de anos e teve como foco principal o descontentamento com a atuação predatória dos hedgefunds.

Segundo os Redditors, os grande fundos abusaram do seu poder ao longo de décadas, cobraram taxas abusivas e muitas vezes proibitivas para os pequenos investidores e pensaram que eram inatingíveis. E agora chegou a hora de tudo mudar.

Ou seja, os Redditors estão basicamente “contra tudo isso que está aí”.

Essa narrativa, muito utilizada no Brasil nos últimos anos, foi fundamental na sensibilização de pequenos investidores e no surgimento do movimento. A frase do Coringa dita em Batman – O Cavaleiro das Trevas foi constantemente repetida: “Não se trata do dinheiro e sim sobre passar uma mensagem”.

As motivações dos investidores foram as mais variadas possíveis, como a óbvia vontade de ganhar dinheiro, a nostalgia de quem passou a adolescência enfiado em uma das lojas da GameStop, a vontade de fazer parte de um movimento maior e a trollagem pura e simples do mercado financeiro.

Com a faca e o queijo nas mãos, os Redditors se mobilizaram e compraram as ações, geraram pânico no mercado financeiro e foram acusados por gestores de grandes fundos de manipulação do mercado.

O movimento alcançou patamares ainda maiores quando ganhou adesão de grandes influenciadores, como Elon Musk, CEO da TESLA, que divulgou o Fórum para seus 45 milhões de seguidores no Twitter.

Dias depois, as ações da GameStop já perderam milhões em valor. Mas no Fórum, o discurso continua sendo de manter a posição.

Participação Política

Não sou um grande conhecedor do mercado financeiro, mas tenho certeza de duas coisas. Muita gente vai perder dinheiro com essa história e essa não será a última vez que o mercado financeiro será surpreendido por movimentações como essa.

Para políticos e partidos, resta aprender com a situação.

A frase mais impactante do livro O Novo Poder, que conheci por indicação do consultor Fabrício Moser é “O futuro será uma batalha pela mobilização e pela capacidade de canalizar a energia participativa dos que estão à sua volta”.

Wall Street aprendeu isso esses dias, mas muitos políticos brasileiros ainda não entenderam.

Avatar

Felipe Tonet

Flipboard

Jornalista, especializado em Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais pela ESPM, é consultor e estrategista digital. Possui experiência em gestão de crises, construção de reputação digital e mobilização em mandatos políticos e campanhas eleitorais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Os mecanismos de pesquisa são fundamentais para a construção de reputação na internet. Leia mais

05 de abril de 2019

Avatar

Resultados positivos nas primeiras páginas dos mecanismos de busca são fundamentais para a construção da reputação digital de um político. Confira as dicas!

Financiamento eleitoral para 2020. Leia mais

11 de dezembro de 2019

Avatar

Saiba mais sobre doações de pessoas físicas, crowdfunding, conhecido como financiamento coletivo, e outras formas de financiamento eleitoral para 2020.

Artigos Relacionados:

Leia mais

22 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam? Saiba mais sobre esse tema na Semana do Eleitor Conetado da Presença Online.

Leia mais

18 de setembro de 2020

Avatar

Nesse encontro da Semana do Eleitor Conectado, especialistas discutem como engajar eleitores na campanha e no financiamento de recursos.