Como a mobilização de militância pode te ajudar a vencer a eleição?

Muitos políticos acreditam que só se vence uma eleição com muito dinheiro e apoio de lideranças. Com as mudanças no jogo eleitoral, temos visto que a tendência é que, na hora do voto, os eleitores escolham candidatos com reputação bem construída e capazes de mobilizar militantes para a defesa de sua causa.

As eleições de 2018 evidenciaram que eleitores engajados com uma bandeira são muito mais poderosos do que cabos eleitorais contratados durante uma campanha. Se organizados dentro de uma operação de mobilização, estarão prontos para defender o candidato e combater crises, de forma gratuita e motivados pela mensagem da candidatura.

Quem conseguir enxergar a mobilização de militantes como um poderoso canal de comunicação, certamente, conseguirá se destacar nessa que será uma das eleições mais disputadas dos últimos anos.

Mobilização de militância: principal estratégia no combate a fake news

Nos últimos anos, as fake news vêm se tornando um dos principais desafios de uma campanha. Nem com todo dinheiro, uma candidatura consegue contrapor uma mobilização bem feita para destruir a imagem do candidato com contrainformações.

Por outro lado, pessoas que entram de forma gratuita, isso é, orgânica, na construção de reputação de imagem de um candidato têm também a oportunidade de combater qualquer tipo de boato, viralizando informações reais e comunicados oficiais para desfazer uma notícia falsa.

Além de eficaz, essa estratégia reduz os custos da sua campanha e é altamente poderosa durante mandatos e campanhas eleitorais, em que políticos e candidatos enfrentam batalhas diariamente.

A mobilização de militantes dá força à sua campanha eleitoral

Ainda existem eleitores que não querem votar em candidatos com pouca presença e visibilidade. A verdade é que o eleitor não gosta de jogar o voto fora, isso é, ele não deseja votar em um candidato que, aparentemente, não tem chances de vitória.

Um candidato que consegue chamar a atenção, de forma positiva, do maior número de pessoas gera a sensação de força, engajamento e possível eleição.

Dessa forma, os militantes envolvidos em um projeto ajudam a espalhar a mensagem do candidato e conseguem dar visibilidade à sua campanha, sendo fundamental para a captação dos votos daquelas pessoas que se sentem motivadas a votar pela expressividade da campanha nas ruas ou na internet.

Financiamento de campanha eleitoral com mobilização de militância

Quem trabalha com campanhas políticas, sabe que é necessário levantar recursos financeiros para planejar e executar ações como pagamento de profissionais, santinhos, adesivos e outros. Quanto mais dinheiro adquirido, maior será a distribuição de material e contratação de pessoas para trabalharem, o que significa um maior alcance da mensagem do candidato.

Ainda que sujeita a críticas, a arrecadação de recursos é fundamental para que candidatos com pouco poder aquisitivo possam participar do processo democrático das eleições. Para arrecadar, no entanto, é preciso mobilizar as pessoas, dar um motivo para que elas acreditem e, mais ainda, financiem um projeto político. 

Não existe outro meio para arrecadar recursos em uma campanha eleitoral, se não for pela mobilização de militantes. Uma comunicação bem feita, que sensibiliza, motiva e, por fim, mobiliza as pessoas para a doação é a chave para arrecadar e crescer uma campanha durante a disputa eleitoral.

Invista na mobilização de militância para vencer a eleição

As eleições de 2022 estão mais próximas do que você imagina. E, se ainda não investiu em construção de reputação e mobilização de militância, sugiro olhar com mais atenção para essas estratégias o mais rápido possível, a fim de construir seu exército para as batalhas que estão por vir.

Para que você fique ainda mais informado sobre essa que é uma das estratégias mais eficientes da campanha eleitoral, o professor Marcelo Vitorino explica, em seu canal no Youtube, o papel crucial da mobilização durante a disputa eleitoral. Assista, aprenda e aplique.

Nataly Maier

Nataly Maier

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília. Possui experiência como analista de mídias sociais e assessora de imprensa em mandatos e campanhas nas esferas municipal e federal.

leia mais

Mais artigos do autor:

Os primeiros passos para a campanha de deputado Leia mais

25 de outubro de 2021

Nataly Maier

PRIMEIROS PASSOS PARA A CAMPANHA DE DEPUTADO. SAIBA COMO SE PREPARAR PARA SAIR NA FRENTE NAS ELEÇÕES DE 2022

Evento Curso de Marketing Político Eleitoral 2022 Leia mais

24 de novembro de 2021

Nataly Maier

O maior evento de marketing político já tem data marcada. Faça sua inscrição e garanta uma vaga no Imersão Eleições 2022.

Artigos Relacionados:

foto de capa professor e consultor de marketing político marcelo vitorino como utilizar a internet em campanhas eleitorais - marketing politico - eleições 2022 Leia mais

08 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Aprenda a utilizar a internet de forma correta e eficiente para impactar eleitores em campanhas eleitorais.

foto professor marcelo vitorino e os 5 pilares da comunicação de mandato Leia mais

04 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça os primeiros passos da comunicação de mandato para impactar os eleitores e se tornar referência na internet.