Especialista em marketing político divulga tendências no contexto brasileiro para as eleições de 2020 e 2022
Conteúdo exclusivo para alunos da escola de marketing digital Presença Online e do prof. Marcelo Vitorino, o vídeo traz cinco tendências para o mercado de marketing e comunicação política no contexto nacional.
A primeira tendência é a volta de discussão de pautas conservadoras no Congresso, que envolvem temas como legalização do aborto, descriminalização da maconha e casamento homoafetivo. Para Vitorino, essas discussões devem voltar à tona criando também a oposição ao conservadorismo. “Se há alguns anos as forças se baseavam na disputa ‘social’ e ‘liberal’, a tendência agora é ‘conservadorismo’ X ‘anticonservadorismo’”.
Outro ponto, trazido pelo especialista é o financiamento político-eleitoral. Para ele o fundo eleitoral tende a diminuir e o movimento é a doação corporativa voltar para a discussão na próxima reforma eleitoral, com chances de ser aprovada diante de novas regras.
O aumento de uso de vídeos como forma de comunicação com os eleitores é destacado como a terceira tendência para os próximos pleitos. Nessa dimensão, Vitorino explica que é necessário não confundir espontaneidade com amadorismo. “O vídeo tem que parecer amador e isso exige um bom nível de profissionalismo na escolha de ângulo, câmera, iluminação”.
O quarto movimento é o marketing dando lugar à comunicação. Com a redução do tempo de campanha – o período eleitoral -, momento da implementação das estratégias de marketing, o mais recomendado é trabalhar a formatação da mensagem única durante o período que antecede a campanha. “Isso é comunicação, não é de uma hora para outra, é construído durante os anos anteriores”.
A última tendência é a da regionalização do discurso. “Quem vai vencer em 2020 ou 2022 vai ter criado além de uma mensagem única, uma mensagem regionalizada, segmentada”. Para Vitorino, confirmado o voto distrital, o Brasil terá menos candidatos pautados em segmento e mais candidatos pautados pela segmentação regional. “Alerto isso em todas as aulas. Fazer uma comunicação segmentada é produzir conteúdos diferentes para cada tipo de público”.
Como assistir ao vídeo “Tendências político-eleitorais para 2020 e 2022”
Se você é aluno da Presença Online e do prof. Marcelo Vitorino, você tem acesso ao grupo no Facebook, com participação exclusiva de alunos.
Se você ainda não faz parte, acesse a plataforma de cursos com seu login e senha. O link do grupo encontra-se na sua área de aluno.
Quer estudar marketing político e ter acesso aos conteúdos exclusivos de alunos?
A Presença Online é a primeira escola do Brasil especializada em marketing político. Com professores referências no assunto, como Marcelo Vitorino e Natália Mendonça oferece diversos cursos focados no dia a dia de quem trabalha na área do marketing político e eleitoral, trazendo dicas práticas e ferramentas que podem ser aplicadas facilmente.
Conheça o Guia do Marketing Político: