Quem trabalha com marketing político já está mais do que acostumado a carregar pedra enquanto descansa, por isso estamos criando algumas listas de filmes, livros e séries para quem gosta de aprender um pouco mais, mesmo nos momentos de folga.
Aproveitamos as indicações do professor Marcelo Vitorino e destacamos quatro clássicos que consideramos de leitura obrigatória!
1. O Príncipe
Escrito no período do Renascimento, por Nicolau Maquiavel, filósofo italiano, O Príncipe é um guia de como chegar ao poder e manter-se nele, buscando não apenas o ideal, mas o real. Escrito em 26 capítulos, o livro assume a forma de manual de um bom governante, ensinando as estratégias políticas necessárias, nem sempre corretas e aprovadas majoritariamente, de como chegar ao poder e mantê-lo, garantindo a unificação e a estabilidade do Estado.
Versão disponível para download.
2. 1984
Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.
De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade – só o poder pelo poder, poder puro.
Versão disponível para download.
3. A Revolução dos Bichos
Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram ‘A revolução dos bichos’ a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo.
4. Freakonomics
Neste livro, o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner estudam a rotina e os enigmas da vida real – da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos – com conclusões que viram de cabeça para baixo o senso comum, geralmente usando dados aparentemente inofensivos e fazendo perguntas simples nunca feitas. Daí surge o novo campo de estudo apresentado neste livro – freakonomics. O que liga essas histórias é a crença de que o mundo moderno, aparentemente confuso, complicado e enganoso, não é impenetrável nem indecifrável. Na verdade, quando fazemos as perguntas certas, o mundo é ainda mais interessante do que supomos. É preciso apenas uma visão nova.
Para conhecer a lista completa dos livros recomendados e ter acesso a um mar de informações sobre marketing político digital, recomendamos o livro Coisas que todo profissional que quer trabalhar com marketing político digital deveria saber.
Quer aprender mais sobre marketing político digital?
Recomendo o Guia do Marketing Político a todos que trabalham na área ou se interessam pelo tema. O Guia tem um conteúdo muito variado, de e-gov a planejamento de campanha eleitoral e, além disso, está sempre disponível para consultas rápidas sobre dúvidas que surgem no dia a dia.
Saiba mais sobre o Guia do Marketing Político:
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades