Estamos há poucos meses do início das eleições 2022 e faltam profissionais para trabalhar em campanhas eleitorais. O mercado de marketing político está aquecido, várias candidaturas procurando profissionais e muitos políticos e pré-candidatos chamando jornalistas e assessores de imprensa para trabalhar no marketing político das candidaturas.
Tenho visto muitos colegas jornalistas que trabalham com assessoria de imprensa e assessoria de comunicação parlamentar tendo que assumir o desafio de coordenar e trabalhar no marketing de campanhas eleitorais. Foi assim que comecei minha carreira no marketing político e sei como é difícil sair da informação para o conteúdo de venda da noite para o dia. São mundos muito diferentes, tanto na linguagem quanto no objetivo. Mas é possível se preparar e fazer essa expansão de carreira para atuar no marketing político.
Oportunidades de trabalho para jornalista no marketing político
Há um universo de possibilidades para jornalistas que desejam ampliar a área de atuação e trabalhar com marketing político. E, em geral, essas profissões oferecem mais oportunidades de trabalho e são mais bem remuneradas. Costumo dizer que o redator é o coração da comunicação política, é ele quem dá o tom de todos os produtos que serão desenvolvidos na comunicação com o cidadão ou eleitor. É o conteúdo que conecta o eleitor a um projeto político.
O jornalista pode trabalhar como:
- redator político
- roteirista de programas de TV e vídeos para Youtube e redes sociais
- conteudista
- social media
- analista de relacionamento
- escritor de discursos
- preparador para debates
- media training
- coordenador
O que todo jornalista deveria saber sobre marketing político
Uma das principais dificuldades dos jornalistas que começam a atuar no marketing político é produzir conteúdos para as redes sociais que gerem engajamento. E há uma pressão absurda dos políticos por cobertura em tempo real nas redes sociais, aumento de curtidas, crescimento de seguidores, publicação de fotos de agenda e mais uma porção de coisas que não são necessariamente as mais estratégicas para a comunicação.
Antes o jornalista ou assessor de imprensa tinha que produzir conteúdo para a mídia tradicional, sem se preocupar em formar juízo de valor e sem a necessidade de interação com o eleitor. Hoje, esse profissional se vê “obrigado” a expandir a entrega do conteúdo político para uma infinidade de públicos em vários tipos de canais, como Instagram, Youtube, WhatsApp, site e Tik Tok. A comunicação que antes era informativa, sem interação, com uma lógica unidirecional, passou a ser focada na interação, na capacidade de ser encontrável no Google, na necessidade de produzir conteúdos de aprofundamento e de entretenimento.
O que os jornalistas podem aprender para trabalhar com marketing político
O segredo para jornalistas trabalharem com marketing político é aceitar que quem informa é o noticiário. No marketing político trabalhamos para levar o eleitor a criar uma imagem que gere identidade com um político ou candidatura.
Compartilho algumas dicas que me ajudam nessa expansão de carreira quando eu estava começando:
- Livro para aprender a escrever discursos com oralidade: Os 100 maiores discursos da história, de Simon Maier e Jeremy Kourdi; vale também dar uma olhada em outra publicação aqui mesmo do blog que traz indicações de leituras;
- Conteúdo gratuito no Youtube para aprender marketing político com uma das maiores referências do país;
- Artigo sobre como aplicar técnicas de SEO no marketing político;
- Curso do Jornalismo ao Marketing Político, específico para jornalistas que querem atuar no marketing político.
Para auxiliar profissionais que querem expandir suas carreiras eu e o professor Marcelo Vitorino desenvolvemos o curso Do Jornalismo ao Marketing Político, específico para jornalistas que precisam aprender de forma rápida e prática a atuar no marketing político. No curso ensinamos como transformar o conteúdo do jornalismo em produtos de marketing, como atrair a atenção do eleitor, o que publicar e o que não publicar nas redes sociais e o passo a passo das melhores formas de usar a internet para a comunicação política de candidatos e mandatários.
Vale a pena investir no marketing político. No início é difícil, cada texto parece um monstro ou uma agressão aos princípios do jornalismo. Mas depois que a gente entende que pode ser um profissional mais completo, ganhando mais e que há o espaço certo para cada tipo de conteúdo, passa a ser muito divertido e viciante.
Até a próxima!
PS. Eu tenho uma lista de transmissão no Whatsapp sobre comunicação e marketing político. Caso queira fazer parte, envie uma mensagem para o número 61 98156-0888.