Chatbot: conheça os principais termos e expressões utilizados em ferramentas de automação

Tentou implementar uma ferramenta de chatbot nas contas de seus clientes políticos e desistiu assim que viu a quantidade de termos em inglês dentro da plataforma? Ainda acredita que ferramentas de automação são bichos de sete cabeças e não devem ser utilizadas nas estratégias de comunicação política? Chegou a hora de virar o disco e descobrir o potencial do uso dos bots.

Para você começar a se familiarizar com os termos e nomenclaturas utilizados nas ferramentas de automação, preparamos um glossário com tradução livre e literal das expressões que você encontrará quando chegar a hora de configurar seu chatbot.

Chatbot para comunicação política: entendendo os termos mais utilizados

Antes de colocar a mão na massa, vale conhecer um pouco mais sobre o assunto. Confira o glossário com os termos mais utilizados pelas ferramentas de automação.

A

AI – Artificial intelligence (inteligência artificial)

De forma simplificada, é a inteligência atribuída a maquinas e elementos mecânicos. No caso dos chatbots, pode-se dizer que é a cadeia de informações  utilizadas para alimentar a ferramenta e torná-la “inteligente”.

Analyze (analisar)

No Chatfuel, este menu traz o acesso à métricas e resultados de interação dos usuários com o bot.

Árvore de conteúdo

É a forma de construção de conteúdo, fazendo uma analogia com a estrutura de uma árvore, que contempla o troco, no caso o conteúdo central, e os galhos, que seriam os desdobramentos possíveis de cada tema.

Automate (automatizar)

Na ferramenta Chatfuel, é neste menu que acontece a configuração dos blocos, grupos e segmentos de conteúdo. Também é nesta área que configuramos a welcome message e a default answer. 

Autoresponder

É a funcionalidade de envio instantâneo de mensagens pré-configuradas. Pode ser acionado na primeira interação do usuário ou quando uma mensagem específica for enviada.

B

Bot (robô)

Este termo é utilizado quando fazemos referência ao elemeto que performa durante a atividade de interação.

Block (bloco)

Os blocos são os elementos que armazenam os conteúdos, fazendo parte de grupos ou sequências. A construção dos blocos é a base do fluxo de informação da ferramenta de automação.

C

Chatbot

Junção das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) , literalmente, significa robôs de conversa. Popularmente conhecidos como assistentes virtuais, os chatbots são ferramentas utilizadas para interação com usuários, principalmente em sites e redes sociais.

Configure (configurar)

No Chatfuel, é o menu de configuração de ítens como fuso horário, membros da equipe, pagamentos e outras opções.

D

Default answer (mensagem padrão)

Quando o bot não reconhece a mensagem enviada pelo usuário, ele envia uma mensagem padrão que, quando configurada, pode redirecionar-lo para um novo bloco.

G

Grow (crescer)

É a funcionalidade que permite que o usuário seja impactado após interagir com publicações garais ou específicas de uma fanpage.

Group (grupo)

Possui a função de agrupar blocos.

L

Live Chat (bate-papo ao vivo)

Permite que a página envie mensagens via inbox para os usuários que estejam em seu banco de dados.

P

People (pessoas)

Menu que reúne os usuários que fazem parte do banco de dados e traz diversas informações sobre eles, como horário da última atividade, país, status e outras opções.

R

Re-engage (reativar)

No ChatFuel, esta opção permite que mensagens sejam enviadas para a base de contatos cadastrados na ferramenta, podendo o envio ser imediato ou agendado.

S

Set Up AI

É o menu do Chatfuel em que a inteligência artificial  é alimentada com termos e expressões.

Agora que você já conheceu os termos mais utilizados nas ferramentas de automação, que tal aprender um pouco mais sobre como este recurso pode fazer a diferença em sua estratégia de comunicação política? Conheça o curso dos professores Marcelo Vitorino e Fernanda Camargos sobre o tema ⬇⬇⬇⬇

foto da professora fernanda camargos com o texto:Como usar chatbot na comunicação política

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

15 de setembro de 2020

Avatar

[LIVE] Saiba mais sobre as pesquisas de perfis ideológicos e o interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos.

pessoas apertando as mãos para simbilizar as alianças frutos de coligações partidárias Leia mais

24 de outubro de 2019

Avatar

Para as eleições de 2020, estão vetadas as coligações partidárias para o cargo de vereador. Saiba como esta mudança afetará sua candidatura!

Artigos Relacionados:

Leia mais

22 de abril de 2020

Alessandra Fedeski

Como melhorar as relações com o eleitor em meio à pandemia do coronavírus utilizando-se dos smartphones e da comunicação digital.

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!