A internet é um ambiente fértil que deve ser explorado por políticos e candidatos para fortalecerem sua imagem junto aos eleitores durante mandatos e campanhas eleitorais. Com as mudanças no cenário eleitoral, qualquer conteúdo que cabia na televisão, no rádio e no impresso, terá que ser reajustado, sob a perspectiva do marketing político, para que se torne interessante para pessoas atrás de uma tela cheia de opções. O desafio está em como utilizar todos os recursos disponíveis na internet para impactar as pessoas na campanha eleitoral.
Antes de tudo, é preciso esclarecer: não se faz campanha eleitoral na internet. Nós unimos a campanha eleitoral à internet para comunicar de maneira mais eficiente. Mais que uma ferramenta para compartilhar conteúdos e aproximar candidatos e mandatários de cidadãos, a internet possibilita conciliar a mensagem que deve ser transmitida ao que as pessoas querem ouvir. Como? Utilizando as inúmeras ferramentas e possibilidades de uso para compreender os que as pessoas estão buscando, quando, como, suas motivações e necessidades.
Uso da internet em campanhas eleitorais: compreender o que os eleitores estão pensando
A partir de agora, políticos e profissionais de marketing político devem estar cientes de que o que está em jogo é como se comunicar e estabelecer laços com cidadãos e eleitores. E quando falo de laços, estou falando sobre relacionamento, a base mais sólida de toda comunicação política.
Comunicação não é o que você fala; antes de tudo, é o que as pessoas entendem daquilo que você comunica. O eleitor não está interessado em um político chato e desconexo com sua realidade. É importante se dedicar ao processo de comunicação, de ser entendido e criar afinidade com os públicos de interesse.
A internet oferece uma gama de meios para mensurar o que eleitores estão pensando sobre diversos temas e em momentos diferentes: pesquisas internas, formulários, ferramentas de monitoramento, resultados e volume de busca, anúncios, entre tantas outras alternativas.
Como eu sei que alguma situação, em dado momento, resultará em uma crise? Com monitoramento de métricas, mensuração do sentimento do eleitorado e a evolução do problema, que pode ser compreendida pelas ferramentas disponíveis na internet.
Em campanhas eleitorais, não há mais tempo para amadorismo. Quando o assunto é eleição, não basta dizer em quem o cidadão deve votar. É preciso mostrá-lo que encontrará o que ele procura no seu candidato.
Você não precisa ser um grande especialista em tudo para fazer um bom projeto. Você só precisa entender como funciona e se comprometer com o processo.
Uso da internet em campanhas eleitorais: estabelecer diálogo segmentado com os eleitores
Esse é o mais comum dos usos, mas que não deve ser descartado de maneira alguma. Desde 2018, comícios deram lugar para transmissões ao vivo, santinhos deram lugar aos stories e tudo o que você já viu ou estava acostumado a fazer precisou encontrar uma forma de caber na tela de um smartphone.
A grande vantagem da internet para os meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio, jornal) é a possibilidade de segmentar a mensagem, falando de assuntos diferentes com públicos diferentes.
Muitos de nós têm a mania de achar que nossos hábitos de consumo são os hábitos de consumo da maioria das pessoas. Os interesses das pessoas são diferentes, os costumes e o consumo de conteúdo na internet também. Para que a comunicação seja eficiente, é preciso conhecer muito bem o uso das redes sociais e de suas ferramentas paralelas.
A estratégia que veio para ficar e que será o diferencial das campanhas vitoriosas das próximas eleições é o impulsionamento. Há várias formas de entregar o conteúdo certo ao eleitor certo, se você utilizar corretamente a internet para essa ação. O básico hoje resume-se em anúncios de Facebook e Instagram, mas há muito mais.
Uso da internet em campanhas eleitorais: fornecer informações importantes quando eleitores buscam
Quando o eleitor está em busca de uma informação, ele não procura no Facebook. Sua primeira opção de ferramenta de pesquisa é o Google. Além de fornecer informações por meio das redes sociais, através da gestão de respostas e chatbot, a internet possibilita a entrega de informações nos resultados de pesquisas do Google e YouTube, mas poucos profissionais exploram esse potencial.
Como exemplo, temos a Wikipédia, as landing pages, o site oficial do político ou candidato, o WhatsApp, que têm influência direto no alcance, no impacto e formação de opinião das pessoas.
Como utilizar a internet para impactar eleitores em campanhas eleitorais?
Para cada uso diferente que a internet possibilita, nós temos diferentes resultados esperados e meios para executar bem uma estratégia. Muito difícil, durante uma campanha eleitoral, nós conseguirmos usar todas as ferramentas que a internet pode nos dar.
Por isso, a pré-campanha tem se tornado um período significativo e importante para o trabalho de comunicação, dada a necessidade de mais tempo para construir uma boa relação com os eleitores.
Quer expandir seus conhecimentos sobre os usos da internet em campanhas eleitorais e as possibilidades que, se bem exploradas, serão o grande diferencial da sua comunicação com os eleitores?
Confira o vídeo em que falo com detalhes sobre esse assunto no meu canal do YouTube sobre marketing político.