A construção de um diagnóstico para pré-candidatos deve ser bem estruturada! Aprenda a transformar dados em informações valiosas para os profissionais de comunicação política. A elaboração de um diagnóstico para as pré-candidaturas, seja ela para cargos majoritários ou proporcionais, é fundamental tanto para o político como para o profissional de marketing político que orientará esse cliente.
O processo da construção de um diagnóstico envolve coletar e analisar informações sobre a conjuntura política, a estrutura social, o perfil do eleitorado e as tendências digitais da região que será trabalhada. Entender esses aspectos é crucial para balizar estratégias de pré-campanha e monitorar o cenário eleitoral vivenciado. Um bom consultor político deve entender todo processo de construção desse diagnóstico e utilizá-lo a seu favor para orientar melhor seus clientes.
Como construir um bom diagnóstico para o seu cliente?
Primeiramente, é essencial entender o estado ou município em foco, considerando suas características únicas e a construção política na região. Isso inclui a análise dos políticos eleitos nas últimas eleições e a identificação de tendências e oscilações no comportamento eleitoral. Além disso, a compreensão de índices como educação, saúde, acesso à água, saneamento básico e conectividade oferece uma visão abrangente do cenário e qual é a real situação do local.
Informações adicionais, como renda per capita, taxas de desemprego, demografia, origem da população, número de beneficiários de programas governamentais e infraestrutura local, são fundamentais para entender as necessidades e expectativas do eleitorado. Dados que são possíveis de serem coletados através de informações públicas disponíveis através de órgãos como o IBGE, por exemplo.
Compreenda o perfil do eleitor!
Utilizando dados públicos do Tribunal Superior Eleitoral, é possível detalhar o perfil do eleitorado da região, avaliando aspectos como escolaridade, idade média, estado civil e participação do eleitor nas últimas eleições. Analisar o perfil eleitoral da região nos últimos pleitos e acompanhar o histórico de construção política auxilia na compreensão das tendências de voto no local. Por exemplo, em certos municípios, pode haver uma predominância de votos para candidatos a presidente de perfil conservador, enquanto o voto pode tender a ser mais progressista para prefeitos e vereadores.
Conheça os adversários do seu candidato e faça a análise no diagnóstico.
Uma parte valiosa do diagnóstico é o mapeamento e análise da presença digital e estratégia de comunicação dos adversários. Isso inclui examinar suas redes sociais, o engajamento do público com seu perfil, o tipo de conteúdo mais utilizado e a eficácia de suas campanhas de impulsionamento. Mapear qualquer envolvimento em escândalos ou processos que possam prejudicar a sua imagem também é relevante, isso é possível com a análise da presença online através de motores de busca, como google e youtube.
Analisar a presença digital do seu assessorado é fundamental!
Avaliar a situação do seu candidato e sua estrutura digital é tão importante quanto observar a concorrência. Isso envolve examinar a eficácia de sua presença digital, os canais de comunicação utilizados e a necessidade de melhorias ou continuidade de estratégias bem-sucedidas. A indexação em motores de busca são pontos-chave nesta análise. Neste momento você pode ilustrar as sugestões de melhoria para o seu cliente com bons exemplos que estão sendo utilizados por outros candidatos.
Utilize o google trends para analisar os temas de Interesse e tendências de pesquisa!
Investigar as tendências de pesquisa pode revelar os temas mais relevantes para o público local. Essa análise ajuda a direcionar a produção de um conteúdo relevante e alinhado com as preocupações e interesses do eleitorado.
Faça uma análise SWOT no seu diagnóstico.
Com todas as informações coletadas, é possível desenvolver uma análise SWOT detalhada, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu cliente. Esta análise é fundamental para planejar estratégias de comunicação efetivas durante a pré-campanha e o período eleitoral e definir ações que podem potencializar seus pontos positivos e resolver os pontos negativos. O diagnóstico de comunicação é uma ferramenta valiosa para profissionais da área e deve ser combinado com outras ações estratégicas para fortalecer o seu trabalho no processo eleitoral.
Para aqueles que procuram aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área, o curso “Imersão Eleições Pré-Campanha” é uma excelente maneira para entender todo processo e importância da pré-campanha, que passa pela estruturação da construção de um bom diagnóstico político.