CAC, CBO, chatbots, edge rank, dark post são só alguns exemplos de um novo vocabulário que está sendo integrado ao nosso dia a dia, principalmente de profissionais que atuam na comunicação e no marketing político.
Para auxiliar em campanhas na internet, com foco em seu eleitorado ou no eleitorado de seu agente político, criei um glossário para facilitar o entendimento de siglas e termos do marketing digital.
Dessa forma, você poderá trabalhar a marca política de seu candidato, desenvolver estratégias de marketing político para construir sua comunidade, criar conteúdos relevantes, fazer impulsionamentos de anúncios on-line sem desperdiçar dinheiro e marcar presença nas redes sociais de forma eficaz.
Glossário de anúncios on-line do marketing digital
Aqui estão alguns termos bastante utilizados no marketing digital que poderão fazer parte do seu cotidiano e em suas campanhas no marketing político, quando voltados ao marketing digital.
A
Ads
Abreviação do inglês ”advertising”, que significa publicidade.
Alcance
Número de pessoas que viram seu anúncio pelo menos uma vez. É diferente de impressões, que podem incluir várias visualizações de seus anúncios pela mesma pessoa.
Audience insights
Ferramenta que apresenta dados sobre seus públicos para que você possa compará-los, planejar campanhas e criar anúncios mais relevantes. Idade, gênero, status de relacionamento, nível de escolaridade e cargo são algumas características de público fornecida pela ferramenta.
API (Application Programming Interface)
Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.
Autoridade de página
Nível de valorização de uma página na internet em comparação com suas concorrentes. Essa relação ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca referentes a uma determinada palavra-chave. Os principais parâmetros usados para determinar a autoridade de página são a quantidade e qualidade de links que direcionam para ela.
B
Banner
Tradicional anúncio em forma de imagem veiculado em sites, blogs ou portais de informações.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente) / CPA (Custo por Aquisição)
Métrica que permite que os anunciantes saibam quanto estão gastando para conquistar cada ”cliente novo” (conversão).
CBO (Campaign Budget Optimization)
Orçamento que podemos definir a nível de campanha.
Chatbots
Programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas on-line (via-chat).
Copy / Copywritting
Copywritting é um termo em inglês para definir a técnica de escrever textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação específica, que pode ser clicar em um conteúdo, cadastrar o e-mail ou comprar algo.
CPC (Custo por Clique)
Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Adwords e Facebook Ads.
CPL (Custo por Lead)
Métrica utilizada para mensurar quais os investimentos envolvidos na captura de leads para o seu negócio.
CPM (Custo por Mil)
O custo médio para 1.000 impressões.
CPV (Custo por Visualização)
Método de lance em que você paga a cada vez que o vídeo for reproduzido.
CRM (Customer Relationship Management)
Gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações cadastrais até o acompanhamento do atendimento às demandas recebidas.
CRO (Conversion Rate Optimization)
Otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).
CTA (Call-To-Action)
Chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.
CTR (Clich Through Rate)
Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web.
D
Dark Post
Publicação do Facebook criada exclusivamente para ser um anúncio, e que não aparece na linha do tempo.
E
Edge Rank
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Considera três fatores principais: formato do post (imagem, texto vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Engajamento / Envolvimento
No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em ”likes”, comentários, respostas, cliques no link, etc.
Evento
Ações que ocorrem no site, como resultado dos anúncios do Facebook (pagos) ou como um alcance orgânico (não pago). O código do evento permite acompanhar essas ações e aproveitá-las nos anúncios.
F
Facebook Ads
É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo (e também no Instagram). Permite que você crie anúncios e paque por eles usando a sua conta.
Facebook Business
Plataforma que auxilia no gerenciamento de páginas e contas de anúncios na rede social.
Formulário de Conversão
Campos de informação (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante de um site em troca de algum conteúdo, como um cadastro na newsletter, download de e-books ou acesso a uma oferta especial.
Frequência
A média de vezes que seu anúncio foi visualizado por uma mesma pessoa.
G
Geolocalização
Tecnologia que permite segmentação de um conteúdo baseada na localização geográfica de quem irá recebê-lo.
Gerenciador de anúncios
Ferramenta completa para criar anúncios no Facebook, Instagram, Messenger ou Audience Netword. Com ele é possível definir quando e onde eles serão veiculados, além de rastrear o desempenho das campanhas.
Google Ads (Antigo Adwords)
Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google (no topo ou na lateral direita da página) ou ainda em uma rede de sites parceiros. É possível segmentar os anúncios para públicos ou palavras-chaves específicas.
I
Impressões
Número de vezes em que seus anúncios foram exibidos na tela dos usuários.
Impulsionamento
Patrocínio de publicações no Facebook.
K
KPI’s (Key Performance Indicators)
Indicadores utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.
L
Landing Page
Pode ser considerada uma “página de aterrissagem”, atuando como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.
Lead
No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome etc.) em um formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads”. Normalmente, o lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em um cliente.
Links Patrocinados
Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.
M
Mailing
É um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects (pessoa não consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor).
MCC (Minha Central de Clientes)
O Google disponibiliza uma plataforma chamada Minha Central de Clientes (MCC) para administrar os perfis de todos os seus sites de forma conjunta.
Mídia Programática
Mídia adquirida diretamente via software, em um leilão em tempo real, sem contato com proprietários de sites e outras pessoas. Os dados gerados permitem anúncios muito segmentados, olhando perfil do usuário e momento na jornada de compra.
O
Otimização de campanha
Conjunto de técnicas aplicadas com intuito de reduzir gastos e aumentar a efetividade das campanhas on-line. Incluem estratégias de segmentação e realização de testes sobre formatos e posicionamentos.
P
Page Views
Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizada pelo público.
Persona
Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, gênero, escolaridade etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações etc.).
Pixel
Código gerado pelas plataformas de anúncios que, quando instalado no site de destino, possibilita a mensuração dos resultados e ações de remarketing. É como um rastro invisível deixado pelo usuário.
Posicionamento de Anúncio
É o local onde o anúncio é exibido. Por exemplo, o Instagram é um posicionamento do Facebook.
Prova Social
Técnica para conversão, através de ações de persuasão. Mostra a opinião de pessoas reais sobre o consumo de um produto ou serviço. Pode ser um depoimento, comparação de atributos, relato de utilização nas redes sociais, entre outras estratégias.
Público personalizado
Opção de direcionamento de anúncios que permite que você encontre pessoas que já conhecem seu negócio no Facebook. Listas, envolvimento no Facebook ou tráfego no site ou aplicativo podem ser utilizados para criar Públicos Personalizados.
Público Salvo
Ao criar um público, a ferramenta te permite salvá-lo para utilização posterior.
Público Semelhante (Lookalike)
Público criado pelo próprio Facebook a partir de um público personalizado, agregando perfis de usuários semelhantes aqueles da lista original.
R
Rede de Display do Google
Cadeia de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Ads exibidos em suas páginas.
Remarketing
Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
ROI
Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing. Por exemplo: uma campanha com R$100 de investimento e retorno de R$500 apresenta um ROI de 500%.
S
Segmentação
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda etc.
SEO (Search Engine Optimization)
Prática de preparação e alimentação de um canal para que seja devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio dessas estratégias, é possível conquistar uma melhor posição nas pesquisas e, consequentemente, obter mais tráfego vindo das buscas orgânicas.
SERP (Search Engine Results Page)
Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.
T
Taxa de abertura
Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Taxa de Cliques
Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Taxa de Conversão
Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. Esta meta métrica pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
Teste A/B
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
Tráfego
Quantidade de visitas feitas em um canal. O tráfego pode ser pago ou orgânico.