3 ideias para melhorar o engajamento dos posts de políticos nas redes sociais

Quem assessora ou já assessorou a comunicação de algum político sabe da cobrança constante por engajamento nas publicações de Facebook e Instagram. A corrida pelos fãs, likes, comentários e compartilhamentos é basicamente o que move a rotina dos analistas de mídia social que atendem Deputados, Vereadores, Prefeitos e Governadores pelo Brasil afora.

Mas ao mesmo tempo em que há a vigília sobre o engajamento dos posts, também há a necessidade de relacionamento e interação com influenciadores regionais, lideranças importantes e com seus apoiadores, e isso inclui cobrir a presença do político em reuniões, eventos e homenagens, além de fazer publicações sobre datas comemorativas, aniversários de cidades e outras comemorações das mais variadas.

E isso não é de hoje! Quem nunca recebeu um cartão de feliz aniversário de algum político pelos correios antes de tudo acontecer via internet?

gif de cartões sendo enviados pelos correios para ilustrar um modelo de comunicação política em datas comemorativas

O problema é que este é um tipo de conteúdo por si só não tem apelo para gerar engajamento dos eleitores conectados.

Então, como fazer para atender esse tipo de demanda que faz parte da rotina de um gabinete político e também fazer um conteúdo que gere envolvimento?

Como aumentar (ou melhorar) o engajamento em publicações de políticos nas redes

Assim como qualquer outro tipo de comunicação, a comunicação política precisa ter um objetivo claro e bem definido, além de seguir as diretrizes da estratégia proposta. E na prática, o que isso significa?

Que cada publicação, resposta ou mensagem deve falar a mesma língua e caminhar na mesma direção. Muitas vezes, para agradar alguém ou apenas para gerar um volume de publicações, a comunicação se desvia – e muito – da estratégia planejada. O resultado destes desvios não é sentido no dia a dia de um mandato e sim durante a campanha eleitoral, na hora em que é necessário “trocar” a reputação construída por votos.

Mas não se desespere, tudo pode ser resolvido com uma boa narrativa!

3 ideias para melhorar o engajamento de seus posts políticos

É muito comum, ao acessar as redes de políticos, nos depararmos com cards dos mais variados tipos homenageando pessoas, municípios e profissões. Geralmente essas peças seguem um padrão e vem acompanhadas de textos genéricos e sem emoção, apenas para “cumprir tabela”.

Quer dicas de como torná-las mais atrativas e gerar mais engajamento? Vamos lá:

Posts de “parabéns” de políticos em aniversário de cidades

Um clássico entre as postagens temáticas e uma pedra no sapato dos criadores de conteúdo, os aniversários dos municípios causam muitas dúvidas quanto a sua real data. Uma confusão entre a data de emancipação e a comemorativa pode trazer problemas, por isso, atenção redobrada na hora da pesquisa. Se a dúvida persistir, entre em contato com alguma liderança da cidade e obtenha a informação correta.

Além disso, o envolvimento do político com a cidade é primordial para que as felicitações façam algum sentido para quem for impactado pela publicação. Envio de emendas parlamentares, recursos para benfeitorias ou conexões afetivas são bons pontos de partida para a seleção das localidades que receberão homenagens.

Outra forma de tornar estes conteúdos mais interessantes é investindo na criação de narrativas e na variedade de formatos. Cite o nome de pessoas, bairros e ruas, grave vídeos, fracione a história em um carrossel, seja criativo!

📌 Não se esqueça de restringir a exibição da publicação ao município homenageado 📌

Homenagens de políticos para comemoração do dia das profissões

De dia do encanador ao dia do museólogo, o calendário das profissões traz centenas de datas comemorativas que, muitas vezes, também entram no planejamento de publicação dos políticos. A lógica nestes casos é a mesma utilizada na seleção dos aniversários de cidades. Você deve se perguntar qual é a relação do cliente com esta atividade e como poderá utilizá-la para impactar seu público-alvo. A dupla narrativa + bons formatos nunca te deixará na mão.

Para exemplificar melhor, trago um exemplo de boa aplicação deste conceito:

Posts de políticos para datas comemorativas do calendário tradicional

Destas datas realmente não temos como fugir, mas podemos aproveitar a oportunidade para gerar empatia e criar relacionamento.

A dica aqui é não ter medo de contar histórias, mesmo que sejam longas, só garanta que sejam boas!

Veja só este exemplo de narrativa criada para uma publicação para o dia dos namorados:

Uma história curta, porém com elementos de storytelling bem aplicados. Agora observe o engajamento deste post. Foram cerca de 313 mil pessoas alcançadas, mais de 13 mil reações (4% das pessoas que visualizaram o post, reagiram), cerca de 500 comentários e 500 compartilhamentos. Na imagem abaixo você pode ver as estatísticas de envolvimento com essa publicação:

Ideias para aumentar engajamento em posts de políticos nas redes sociais

Estatística de engajamento do post

Quer se aprofundar no tema e aprender como criar boas narrativas e melhorar o engajamento de suas publicações?

Um dos cursos mais acessados do Guia do Marketing Político é a versão on-line do primeiro módulo do MasterClass de Comunicação Política, em que o professor e consultor de marketing político, Marcelo Vitorino, tratou exatamente sobre a construção de narrativas para comunicação política.

Ficou curioso(a)? Estes são alguns tópicos que são abordados durante esse curso:

  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
  • Planejar a comunicação política de um político, com mandato eletivo ou cargo de confiança
  • identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
  • Publicar corretamente os conteúdos de acordo com os canais escolhidos (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou Whatsapp)
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade

Não se preocupe com o tempo, pois este é um curso rápido, 100% online com 4h de conteúdo em videoaula, além de materiais complementares para leitura disponíveis para download.

Domine a arte e as técnicas de criar narrativas envolventes para gerar mais engajamento dos eleitores com as redes sociais de seus clientes políticos.

Conheça: guiadomarketingpolitico.com.br

 

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Como verificar contas de anunciante político no Facebook Leia mais

03 de agosto de 2018

Natália Mateus Mendonça

Entenda o passo a passo para realizar a verificação do seu perfil e das suas páginas para veicular propaganda eleitoral no Facebook nas eleições 2018.

imagem com o logo da netflix e do HBO para ilustrar as indicações de séries sobre marketing político Leia mais

12 de abril de 2019

Natália Mateus Mendonça

Que tal aprender mais sobre marketing político enquanto maratona uma série na Netflix? Preparamos uma lista com ótimas recomendações, confira!

Artigos Relacionados:

imagem de livros e um martelo de juiz com o texto: legislação eleitoral o que vai mudar nas eleições de 2020 Leia mais

19 de agosto de 2019

Marcelo Vitorino

Vai se candidatar nas eleições de 2020? É bom ficar por dentro das mudanças na legislação eleitoral que começam a vigorar no ano que vem. Saiba mais!

como fazer impulsionamento Leia mais

05 de agosto de 2019

Natália Mateus Mendonça

Lista de termos do marketing digital que auxiliam campanhas do marketing político na internet, redes sociais com impulsionamentos e criação de conteúdo.