Como financiar sua campanha?

Sem os recursos oriundos das grandes empresas, as doações de pessoas físicas ganharam mais importância, mas ainda não são exploradas corretamente pelas campanhas eleitorais.

As doações feitas por pessoas físicas são essencialmente ideológicas. As pessoas só colocam a mão no bolso por uma ideia ou projeto que apoiam integralmente.

Essa mudança de paradigma não foi absorvida pelos políticos brasileiros. Muitos ainda repetem velhos mantras, como “o eleitor brasileiro não doa dinheiro para candidatos ou partidos”.

Uma bobagem. O eleitor não doa para político generalista e para partido que não possui ideologia. Mas está pronto para participar ativamente de uma campanha eleitoral que o represente verdadeiramente, afirma Felipe Tonet, profissional que tem se dedicado à pesquisar projetos de financiamento coletivo para campanhas eleitorais.

Esse tema será o tema do quinto encontro entre especialistas da Semana do Eleitor Conectado, realizado pela escola de comunicação e marketing político Presença Online. O evento, on-line e gratuito, traz especialistas para discutir temas e estratégias para a campanha eleitoral de 2020, baseados em estudos segmentados da pesquisa Eleitor Conectado.

Neste sábado, 19 de setembro, participam da discussão, Felipe Tonet e João Ribeiro, com a mediação da pesquisadora Maíra Moraes.

O evento marca também o lançamento do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

 

 

19/09 (11h) – O financiamento eleitoral passará pela doação de pessoas físicas. Você está preparado para essa nova realidade?, com Felipe Tone

Felipe Tonet traça um mapeamento do eleitor conectado que se diz disposto a doar dinheiro para as campanhas políticas de 2020. O jornalista revela características mais recorrentes a esse grupo de cidadãos e traz diretrizes para os partidos cuja intenção seja arrecadar recursos por meio das doações de pessoas físicas.

Sobre Felipe Tonet

Jornalista, especializado em Gestão da Co- municação em Plataformas Digitais pela ESPM, consultor e estrategista de comunicação e marketing político.

19/09 (11h30) – Como conquistar o eleitor conectado?, com João Ribeiro

O publicitário João Ribeiro abre a discussão oferecendo um panorama sobre como conquistar o eleitor conectado. Conhecer a lógica de funcionamento dos principais players digitais e os perfis de públicos, analisar conjunturas, interpretar pesquisas, saber contar histórias e colocar o cidadão como protagonista das mensagens são algumas das orientações para “ganhar” quem está presente nas redes.

Sobre João Ribeiro

Baiano da Costa do Descobrimento, formado em Publicidade, atua no marketing político e eleitoral desde 2004. Afirmo: “Está cada vez mais evidente não ser mais possível separar o mundo on-line do of- f-line. Eles coexistem e se transformam em ambiente perfeito para a campanha omnichannel, estratégia do uso simultâneo de vários ca- nais de comunicação”.

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

Balde de pipoca para ilustrar sessão de filmes sobre marketing político Leia mais

29 de março de 2019

Avatar

Saber cada vez mais sobre marketing político é bom, mas aprender assistindo a um bom filme é muito melhor. Prepare a pipoca e mãos à obra!

Leia mais

17 de maio de 2019

Avatar

Pesquisa da Presença Online é discutida em um dos principais eventos científicos sobre o tema comunicação política no Brasil.

Artigos Relacionados:

Leia mais

18 de setembro de 2020

Avatar

Nesse encontro da Semana do Eleitor Conectado, especialistas discutem como engajar eleitores na campanha e no financiamento de recursos.

Leia mais

17 de setembro de 2020

Avatar

Para entender o interesse do eleitor sobre o candidato e a disposição para o voto em legenda, participe do evento gratuito realizado pela Presença Online.