Boas ferramentas podem otimizar bastante o trabalho de profissionais de marketing político envolvidos em mandatos ou campanhas eleitorais. Além de facilitar a automatização de alguns processos, o uso de ferramentas permite também reduzir custos, aumentar a produtividade da equipe de comunicação e tornar o trabalho ainda mais eficiente.
Para ajudar no desafio diário de quem atua na área, separei 9 ferramentas que todo profissional de marketing político pode aplicar no seu dia-a-dia e melhorar o seu desempenho e a qualidade do seu trabalho.
10 ferramentas para trabalhar com marketing político
1. Google
Se eu disser que pouca gente utiliza o Google como poderia, você acredita? A construção de reputação política vai muito além da produção de conteúdos nas redes sociais. Um político ou candidato é visto como autoridade em um assunto quando ele é encontrado pelo eleitor nos mecanismos de busca. E o Google é o principal deles.
Para mensurar essa reputação, nós fazemos um trabalho de pesquisa com os temas principais trabalhados pelo político. Se ele aparece bem posicionado nas primeiras dez páginas do Google, pode-se afirmar que tem uma reputação bem construída.
Com esse exercício, também é possível ver o que o eleitor vai encontrar quando pesquisar outras coisas a respeito do candidato. É importante verificar se há polêmicas ou assuntos mais delicados que podem ser encontrados na internet. Quanto mais informações você encontrar, mais fácil será de gerenciar crises de imagens e fazer um trabalho de prevenção, seja no mandato ou na campanha.
2. Google Trends para trabalhar com marketing político
Outra ferramenta importante é o Google Trends, pois ela te ajuda a compreender o que as pessoas estão pesquisando. O Google Trends é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave que oferece insights com base em dados reais de pesquisa do Google.
Você pode acompanhar o nível de buscas na internet de uma palavra-chave específica ou um tópico geral que corresponde a um tema, uma bandeira ou assunto trabalhado pelo político. A ferramenta ainda oferece a opção de regionalizar a busca e mostra o que as pessoas estão procurando na internet em um estado ou determinada região.
3. Google Alerts
Ainda dentro do Google, tem a ferramenta Google Alerts que detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog, etc. Ela é muito útil para descobrir se o candidato ou político foi mencionado, principalmente, quando os temas trabalhados estão em alta ou, ainda, se estiver envolvido em alguma crise.
4. Socialbakers
Socialbakers é uma ferramenta já conhecida por quem trabalha com redes sociais. Ela analisa conteúdos publicados em redes sociais e oferece recursos para avaliar a concorrência, fazer comparações com o trabalho feito nas suas redes e nas de outros políticos, além de mensurar resultados e analisar métricas avançadas.
5. Google Drive
O Google Drive é uma excelente ferramenta para organização e otimização do trabalho. Ela permite organizar o acervo de fotos e vídeos de um candidato, além de arquivos e outros documentos. Além disso, ele pode ser acessado de qualquer lugar e pelas pessoas que você autorizar.
6. Google Forms
O Google Forms é uma alternativa de ferramenta de pesquisa e formulários para quem não quer contratar uma empresa paga como o Typeform. Nele, o usuário pode produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções.
7. Trello
O Trello é uma ferramenta para controle de produção de equipe e funciona tanto de forma gratuita, quanto a paga – essa última tem muitas funções adicionais por um preço acessível. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o andamento de tarefas, a produtividade, além de permitir que mais de uma pessoa acesse de qualquer lugar.
Ele funciona como um painel de gerenciamento de projetos e permite personalizar os fluxos de trabalho também para uso pessoal.
8. Pacote Adobe – uma das principais ferramentas para trabalhar com marketing político
O Adobe é um dos softwares mais famosos do mundo e uma das principais ferramentas para trabalhar com marketing político. Ele é capaz de auxiliar profissionais de vários ramos, como fotógrafos, designers e videomakers. Os principais programas são Photoshop, Lightroom, Illustrator, InDesign, Premiere Pro e After Effects.
O Pacote Adobe é indispensável para a execução mais profissional de vídeos e artes, por isso, requer profissionais que tenham conhecimento e afinidade com os programas.
9. Canva
Essa ferramenta é ideal para quem não tem condições de contratar uma equipe de profissionais. Com o Canva, é possível criar, com muita facilidade e praticidade, cards, carrosséis e outras peças para redes sociais.
O Canva ainda oferece uma variedade de templates que você pode utilizar, apenas adaptando textos e outros elementos.
Outras ferramentas para trabalhar com marketing político
Ainda existem muitas ferramentas que podem ser aplicadas no cotidiano de profissionais de marketing político que desejam melhorar a execução e a entrega de seus trabalhos. Se você deseja conhecer outras ferramentas como essas, recomendo que assista a este vídeo no meu canal do YouTube sobre marketing político. Se gostar, deixe um like e um comentário para que eu saiba que ele lhe ajudou. 😉
Até mais!