O sentido do voto de legenda está em oferecer uma possibilidade de posicionamento ao eleitor que está indeciso em qual candidato votar, mas que já possui um
identificação ideológica ou partidária minimamente elaborada. Ou seja, em vez de forçar uma escolha nominal ou mesmo induzir às alternativas nulo ou branco, o instituto do voto de legenda materializa a opção de marcar o número da sigla, validando assim a manifestação legítima do eleitor.
Todavia, ainda que amparada pelo princípio democrático do fortalecimento das instituições partidárias, a alternativa sempre foi minoritária no país em relação ao voto nominal, até porque a tradição político-eleitoral brasileira construiu-se por privilegiar o voto no candidato em vez do voto no partido.
Além do mais, a conjuntura brasileira dos últimos anos, marcada por sucessivos desgastes e crises políticas, não contribui para aproximar o cidadão à militância ou simpatia partidária, efeito que se refletiria em uma adesão mais expressiva ao voto de legenda.
Seria o fim do voto em legenda?
A passagem acima faz parte do artigo O voto de legenda ainda pulsa, do jornalista João Sampaio, publicado no livro “Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, da editora Presença Política Publicações e disponível para download gratuito.
Para entender o interesse do eleitor sobre o candidato e a disposição para o voto em legenda, a escola de marketing e comunicação política Presença Online, realiza nesta sexta-feira, mais um evento da Semana Eleitor Conectado, com a participação de Nádia Bícego e João Sampaio.
A Semana Eleitor Conectado é uma série de eventos ao vivo, de 15 a 22 de setembro, que discute estratégias de marketing político. Todos os dias, dois especialistas participam da discussão, com a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional sobre o perfil do eleitor conectado brasileiro.
Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado
18/09 (19h30) – A ‘ilusão’ dá lugar à razão e à verdade: é preciso entender o que o eleitor conectado espera, com Nádia Bícego
A jornalista Nádia Bícego destrincha dados sobre os fatores que mais influenciam o voto do eleitor conectado e sugere alternativas para que candidatos e políticos alcancem uma presença eficiente nas mídias sociais. Entre as soluções, foco nas propostas e na história de vida do candidato, além da escuta atenta das necessidades do cidadão, que pode ser “ouvido” por meio dos canais de comunicação na internet.
Sobre Nádia Bícego
Mineira, jornalista e gestora pública. Desde 2012, coordena a comunicação do deputado estadual Cássio Soares, por Minas Gerais. Atua no planejamento e na execução de estratégias comunicacionais para as campanhas eleitorais do deputado e para as ações legislativas coordenadas por ele.
18/09 (20h) – O voto de legenda ainda pulsa, com João Sampaio
O jornalista João Sampaio aposta no voto de legenda como um diferencial que pode assegurar às agremiações políticas uma cadeira a mais nas próximas eleições. Para isso, disseca o perfil e os hábitos de consumo do eleitor que opta por este tipo de voto, sendo um material importante para o planejamento de partidos que preocupam-se com sua sustentabilidade não apenas ideológica, mas também estrutural.
Sobre João Sampaio
Jornalista com mais de duas décadas de vivência em redações de diários, revistas e portais. Especialista em marketing político, é gestor e redator de campanhas. Mora em Belo Horizonte.
Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado