O interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos muda de acordo com o perfil ideológico?

Continuando a programação da Semana Eleitor Conectado, realizada pela escola de comunicação e marketing político Presença Online, nesta quarta-feira (16/09) consultora política Sandra Kleinschmitt e a jornalista Vanessa Érika Menezes apresentam suas pesquisas sobre perfis ideológicos e o interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos.

Esse material faz parte do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticasdisponibilizado gratuitamente para download.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

A Semana Eleitor Conectado, tem a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

16/09 (19h30) – Perfis ideológicos e o seu comportamento sobre consumo de informação política, com Sandra Kleinschmitt

A pesquisadora e consultora política Sandra Kleinschmitt também tece relações entre os posicionamentos ideológicos dos eleitores e suas tendências de comportamento de consumo midiático para a informação política. Os cruzamentos propostos pela autora delineiam a preferência e a frequência que cada perfil – mais ligado à esquerda, ao centro ou à direita – acessa meios de comunicação e redes sociais.

Sobre Sandra Kleinschmitt

Doutora em Sociologia, pesquisadora social e consultora política. Sócia-fundadora da Politicativa e diretora do Instituto Excelência Pesquisas.

16/09 (20h) –  O interesse do eleitor conectado nas redes sociais dos candidatos, com Vanessa Érika

A jornalista Vanessa Érika Menezes, recupera dados sobre as plataformas mais acessadas pelos eleitores, suas preferências de informação sobre os candidatos e os critérios mais relevantes para a definição do voto. Mais uma vez, a importância do planejamento estratégico é destacada, acrescida da relevância de se usar as mídias digitais para o fortalecimento da imagem pessoal e a construção de reputação de quem ocupa ou quer ocupar um cargo eletivo.

Sobre Vanessa Érika

Jornalista com especialização em propaganda e Marketing, atuo com estratégias digitais para campanhas políticas e comunicação de mandato. Ajudo políticos e candidatos que precisam promover a sua presença on-line.

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado

Avatar

Fernanda Camargos

Flipboard

Publicitária especializada em Marketing pela USP, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 10 clientes dos mais diversos cargos eletivos. Atualmente trabalha com foco na área de análise de dados, construção de reputação digital e relacionamento com o eleitor.

leia mais

Mais artigos do autor:

glossário chatbot pata comunicação política Leia mais

27 de dezembro de 2019

Avatar

Trabalha com comunicação e marketing político e não sabe como aumentar seus cadastros ou falar de forma segmentada com o eleitor? Descubra o chatbot!

campanha de vereador - quantos vereadores cada município pode eleger Leia mais

04 de maio de 2020

Avatar

Vai se candidatar a vereador e não sabe quantas cadeiras tem a Câmara de Vereadores de sua cidade? Descubra agora e anote as dicas que preparamos para você!

Artigos Relacionados:

foto de capa professor e consultor de marketing político marcelo vitorino como utilizar a internet em campanhas eleitorais - marketing politico - eleições 2022 Leia mais

08 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Aprenda a utilizar a internet de forma correta e eficiente para impactar eleitores em campanhas eleitorais.

foto professor marcelo vitorino e os 5 pilares da comunicação de mandato Leia mais

04 de fevereiro de 2022

Marcelo Vitorino

Conheça os primeiros passos da comunicação de mandato para impactar os eleitores e se tornar referência na internet.