Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam?

Encerrando a semana de eventos on-line e gratuitos da Semana do Eleitor Conectado, realizado pela escola de comunicação e marketing político Presença Online, os professores Marcelo Vitorino e Marcos Marinho participam da live mediada pela pesquisadora Maíra Moraes sobre conteúdo para campanha e representatividade dos candidatos.

A iniciativa faz parte do lançamento do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticasdisponibilizado gratuitamente para download.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

22/09 (19h30) – Eles não me representam. O voto em tempos de crise das identidades, com Marcos Marinho

Marcos Marinho, contextualiza os sinais de rupturas democráticas e de fragilidade das instituições políticas, elementos característicos do nosso tempo, a partir dos conceitos de crise de identidades e de representação. Nesse sentido, o autor aponta as potencialidades, e também os limites, de se criar conexões “identitárias” com o eleitor, seja por afinidade religiosa, profissional, partidária ou ideológica.

Sobre Marcos Marinho

Professor e pesquisador em Comunicação Política. Consultor de Marketing Político.

22/09 (20h) – Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam, com Marcelo Vitorino

O professor de comunicação e marketing político Marcelo Vitorino inaugura essa perspectiva lançar luz aos interesses dos eleitores sobre os conteúdos produzidos e divulgados pelos candidatos, discutindo as diferenças entre os eleitores nos espectros ideológicos, disposição para doação de recursos financeiros para as campanhas, entre outras análises.

Sobre Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais.

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

imagem com o logo da netflix e do HBO para ilustrar as indicações de séries sobre marketing político Leia mais

12 de abril de 2019

Natália Mateus Mendonça

Que tal aprender mais sobre marketing político enquanto maratona uma série na Netflix? Preparamos uma lista com ótimas recomendações, confira!

Como escolher ferramenta de doação eleitoral Leia mais

03 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Quer começar a arrecadar recursos para sua campanha política e não sabe por onde começar? Comece escolhendo a ferramenta de doação eleitoral. Saiba como!

Artigos Relacionados:

Leia mais

25 de março de 2021

Avatar

É, mas as chances são muito menores do que as de alguém que fez a lição de casa. Saiba como começar sua campanha.

Usuário do Reddit realizaram mobilização política para valorizar ações da GameStop. Leia mais

05 de fevereiro de 2021

Avatar

Com o caso GameStop, o mercado financeiro experimentou a força da mobilização política, algo que políticos e partidos conhecem bem.