Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam?

Encerrando a semana de eventos on-line e gratuitos da Semana do Eleitor Conectado, realizado pela escola de comunicação e marketing político Presença Online, os professores Marcelo Vitorino e Marcos Marinho participam da live mediada pela pesquisadora Maíra Moraes sobre conteúdo para campanha e representatividade dos candidatos.

A iniciativa faz parte do lançamento do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticasdisponibilizado gratuitamente para download.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

22/09 (19h30) – Eles não me representam. O voto em tempos de crise das identidades, com Marcos Marinho

Marcos Marinho, contextualiza os sinais de rupturas democráticas e de fragilidade das instituições políticas, elementos característicos do nosso tempo, a partir dos conceitos de crise de identidades e de representação. Nesse sentido, o autor aponta as potencialidades, e também os limites, de se criar conexões “identitárias” com o eleitor, seja por afinidade religiosa, profissional, partidária ou ideológica.

Sobre Marcos Marinho

Professor e pesquisador em Comunicação Política. Consultor de Marketing Político.

22/09 (20h) – Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam, com Marcelo Vitorino

O professor de comunicação e marketing político Marcelo Vitorino inaugura essa perspectiva lançar luz aos interesses dos eleitores sobre os conteúdos produzidos e divulgados pelos candidatos, discutindo as diferenças entre os eleitores nos espectros ideológicos, disposição para doação de recursos financeiros para as campanhas, entre outras análises.

Sobre Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais.

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado

Natália Mateus Mendonça

Natália Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

marketing-digital Leia mais

04 de agosto de 2014

Natália Mateus Mendonça

O especialista em comunicação política Marcelo Puppi fala sobre o papel da internet na campanha: impactos, futuro e efeitos nas eleições.

Leia mais

22 de setembro de 2020

Natália Mateus Mendonça

Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam? Saiba mais sobre esse tema na Semana do Eleitor Conetado da Presença Online.

Artigos Relacionados:

A reputação política é o caminho para uma campanha econômica e eficiente Leia mais

20 de outubro de 2021

Marcelo Facuri

Para fazer campanha eleitoral com pouco dinheiro e se eleger, o político precisa construir reputação junto ao eleitor, com base em um segmento social

O TikTok como ferramenta de redução de rejeição Leia mais

03 de setembro de 2021

Claudia Guimarães

Um artigo sobre como usei o Tik Tok como estratégia de redução de rejeição na comunicação política em uma campanha eleitoral em 2020. Leia o artigo completo