Nas eleições de 2022 tivemos muita dificuldade para encontrar bons redatores políticos para atuar nas campanhas eleitorais. É uma profissão que está em alta, paga muito bem, mas tem pouca gente qualificada no mercado. Escrevi um artigo aqui no blog falando sobre o que faz um redator político. Se você tem interesse em crescer nessa profissão, vale a pena conferir!
E como muita gente tem me perguntando o que fazer para se tornar um bom redator político e por onde começar, escrevi algumas dicas que podem ajudar você a começar a trilhar a sua carreira.
Confira 5 dicas para começar a carreira de Redator Político
- Escrever bem é uma questão de treino
Exercite sua capacidade de escrita diariamente. Escolha alguns políticos e simule como você escreveria o desdobramento de uma pauta se estivesse trabalhando para ele. Pense em um roteiro de um vídeo para o Youtube, escreva como seria uma publicação no Instagram, um artigo. Experimente fazer a guia que citei no texto sobre o que faz um redator. Veja quanto tempo está levando para cada produto. O ideal é que com a prática você despenda cada vez menos tempo.
- Quanto mais acervo mais facilidade e agilidade na escrita
Não é possível escrever bem sem ler muito. Um redator político precisa de acervo, de referências tanto históricas, de conhecimentos gerais, de dados (pesquisas, IBGE), sociologia, semiótica e de narrativas. Leia matéria de jornais, livros, siga políticos para analisar a comunicação deles, faça análise de campanhas eleitorais vitoriosas e veja quais elementos foram usados, qual foi a narrativa criada, as palavras utilizadas.
- Faça análises de discursos emblemáticos já realizados
Um bom exercício é analisar o discurso de grandes políticos da história nacional e internacional. O que eles disseram, o que eles estavam comunicando, quem era o público, qual era o objetivo? Tente refazer o discurso de uma outra forma. Recomendo a leitura do livro Os 100 Maiores Discursos da História, de Jeremy Kourdi e Simon Maier.
- Estude o candidato/instituição
Para escrever em nome de alguém é preciso conhecer o perfil psicológico, a história de vida, ideologia, crenças, as realizações (legados), as relações familiares. O primeiro passo para escrever é conhecer muito bem o candidato. Faça entrevistas, analise a comunicação dos últimos anos, pesquise, converse com familiares.
- Conheça/pesquise o eleitor
Para ser eficiente na redação política é preciso saber qual o objetivo da comunicação e o público para quem essa comunicação está sendo feita. Sem isso, é como tentar escrever uma carta sem saber quem é o destinatário. Use dados públicos (IBGE), entrevistas, pesquisas, converse com pessoas para entender os públicos prioritários, se tiver oportunidade assista a pesquisas qualitativas, conheça as preferências, ideologias, crenças, arquétipos regionais, regionalismos, bairrismos, valores morais. A função do redator é conectar aquilo que está dentro da cabeça do eleitor ao que o político ou a instituição tem para oferecer. Por isso é tão importante conhecer e saber o perfil do eleitorado.
Para entender um pouco melhor sobre o que gera o voto, recomendo a leitura do livro Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral, de Fábio Gomes.
Espero que esse texto tenha ajudado você a aprimorar seus conhecimentos para se tornar um redator político ou melhorar a sua atuação no mercado. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir um conteúdo, deixe aqui seu comentário, que terei prazer em responder. Se preferir, você também pode fazer parte da minha lista de transmissão no WhatsApp 61 98156-0888.
E se quiser receber mais conteúdos sobre comunicação e marketing político, inscreva-se no meu canal no YouTube.
Um forte abraço,
Fabiana Vitorino