Como utilizar técnicas de SEO no marketing político

Se você perguntar a um político quantas vezes ele gostaria de ser visto pelo seu eleitorado, certamente ele responderá algo como: o máximo de vezes possível! E é impossível discordar disso, afinal,  exposição e repetição da mensagem fazem parte das estratégias de marketing político.

Agora você deve estar se perguntando como fazer isso sem gastar rios de dinheiro e utilizando apenas a equipe de comunicação já contratada. Calma! Existem muitos caminhos para seu conteúdo chegar até o público de interesse, mas com certeza a estratégia com melhor duração e menor custo é a aplicação de técnicas de SEO.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, que na prática é a otimização de publicações para mecanismos de busca, em especial, para o Google nosso de cada dia. O caminho do sucesso passa pela construção de conteúdos que carregam as técnicas de SEO.

 

A questão dos textos “indexáveis” é importante para todos os materiais que você for produzir, sejam eles para fins de marketing político ou não. Quem não otimiza não é visto.

Como aplicar técnicas de SEO no marketing político?

A construção de textos otimizados é como uma grande colcha de retalhos, que requer tempo dedicado, combinação de peças e atenção aos detalhes. Em resumo, você precisa seguir passos básicos na hora de criar o seu texto, além de checar alguns elementos mais técnicos do seu site. Neste texto vamos falar sobre a estrutura do conteúdo, ok?

O SEO no marketing político é tão importante como no marketing tradicional, a ideia central é fazer  com que as pessoas cheguem até  seus clientes quando busquem temas defendidos por eles e, não apenas por buscas nominais.

Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa entender que seu cliente deve ser encontrado em todos os locais onde o eleitor tenha o hábito de fazer buscas e, as técnicas de SEO devem ser aplicadas em todos eles. Atualmente, o Google e o YouTube são os buscadores mais utilizados – lembre-se disso!

Mini Glossário de SEO

Antes de começar a aprender um pouco mais sobre as técnicas de SEO, é bem importante que conheça alguns termos muito utilizados quando o assunto é indexação:

Meta-descrição

A meta-descrição é uma descrição que toda página possui. Ela é exibida apenas na página de resultados e tem como objetivo explicar ao usuário qual é seu objetivo.

Slug

É o texto que aparece logo após o seu domínio como parte do link permanente que leva até o conteúdo.

Atributo Alt

Este campo de texto alternativo é utilizado para descrever o conteúdo de uma imagem, garantindo a acessibilidade do material visual.

Print de página da resultados de marketing político

Agora que você já conhece alguns termos mais técnicos, vamos às dicas!

Dicas de SEO para conteúdos de marketing político

1. YOAST

O Yoast é um plugin para WordPress que te ajuda a seguir as regras básicas de estruturação de textos. Assim como um sinal de trânsito, ele trabalha com cores de advertência para alertar sobre a necessidade de melhorias. Além disso, ele te diz os pontos que necessitam de ajustes e te dá uma prévia de como seu texto aparecerá no Google.  Veja um exemplo:

exemplo de funcionamento do plugin YOAST para ilustrar as dicas de seo para marketing político

2. Palavra-chave

Com certeza seu cliente possui pautas, defende temas e tem uma mensagem bem definida. Com base nisso, você deve criar um mapa de palavras que possam ser relacionadas a estes temas e, com base nisso, direcionar a produção do seu conteúdo. Uma ferramenta que pode ajudar é o keyword planner, do Google. Ele é bem intuitivo:

exemplo de como encontrar palavras-chave para construir conteúdos de marketing político

Palavras-chave definidas, é hora de utilizá-las. Confira no checklist onde é imprescindível que você faça o uso delas:

  • Título SEO
  • Meta-descrição
  • Primeiro parágrafo do texto
  • Descrição das imagens
  • Subtítulos distribuídos ao longo do texto
  • Slug

3. Links internos e externos

É importante que seu conteúdo faça referências a conteúdos que estão em seu site e também conteúdos de terceiros. Sempre busque apontar para sites relevantes no tema abordado.

IMPORTANTE: Sempre que for direcionar o usuário para outro endereço, certifique-se de que a nova página será aberta em uma nova aba. Isso evita que seu leitor abandone seu conteúdo. 

exemplo de utilização de recurso do wordpress para ilustrar as dicas de marketing político

4. Imagens

Como o Google não lê imagens, não preciso me preocupar com elas certo?

Errado! As imagens precisam estar nomeadas corretamente, os campos de acessibilidade devem descrevê-las e, não se esqueçam de encaixar a palavra-chave nestes textos. Lembre de fazer isso nas imagens que vão no corpo de texto e também na imagem destacada.

 

Agora que você já conhece algumas maneiras de aumentar a encontrabilidade dos conteúdos do seu cliente, é o momento de aprender sobre anúncios e utilização de redes sociais por políticos. Tudo isso você encontra no Guia do Marketing Político, que é um clube de assinaturas ao estilo Netflix que oferece conteúdos de comunicação e marketing político.

Quer saber mais? Confira o vídeo que o professor Marcelo Vitorino gravou para você:

 

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de novos artigos sobre Marketing Político ⬇⬇⬇

Natália Mateus Mendonça

Natália Mateus Mendonça

Flipboard

Natália Mateus Mendonça Publicitária especializada em Comunicação Digital, Sócia Fundadora das empresas Presença Online e Vitorino & Mendonça. Escreve para o blog Marketing Político Hoje com foco em temas de redes sociais, anúncios, monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Imagem de uma tecla estampada om um foguete para representar a importância das técnicas de SEO para o marketing político Leia mais

22 de abril de 2019

Natália Mateus Mendonça

Trabalha com marketing político? Conheça algumas técnicas de SEO, otimize seus conteúdos e faça seus clientes alcançarem a primeira página do Google!

imagem com o logo da netflix e do HBO para ilustrar as indicações de séries sobre marketing político Leia mais

12 de abril de 2019

Natália Mateus Mendonça

Que tal aprender mais sobre marketing político enquanto maratona uma série na Netflix? Preparamos uma lista com ótimas recomendações, confira!

Artigos Relacionados:

imagem de um homem como um megafone para representar a mobilização política Leia mais

14 de maio de 2019

Fabricio Moser

Para as eleições de 2020, políticos e partidos deverão estabelecer desde já estratégias claras de mobilização para formação de suas próprias militâncias.

Leia mais

13 de maio de 2019

Avatar

Conheça Mariah Sampaio, coordenadora do movimento Elas no Poder, idealizadora e participante do seminário Campanha de Mulher. Confira nosso bate-papo!