Trabalha com comunicação política? Conheça três séries diferentes sobre o tema

Para quem trabalha com comunicação política ou gosta de política, a Netflix oferece várias opções de filmes e séries interessantes sobre o tema, que vão muito além de House of Cards e dos dos roteiros pirotécnicos de Scandal e Designated Survivor.

Uma das vantagens de assinar o serviço de streaming é a possibilidade de encontrar filmes e séries de diversos países e poder assistir produções pouco conhecidas no Brasil.

Abaixo listo três séries sobre política que gosto muito.

1 – Marseille (Marselha)

Com duas temporadas, a série narra a batalha pelo controle político da cidade portuária francesa, que envolve grupos mafiosos, muita corrupção, ascensão de grupos extremistas e conspiração no futebol local.

O ritmo da narrativa é mais lento e pode causar um pouco de estranheza em quem está acostumado aos cortes rápidos das produções hollywoodianas.

O ponto alto da produção é o ator Gérard Depardieu como prefeito de Marseille.

séries sobre comunicação política - Marseille

A série narra a batalha pelo controle político de Marseille (Marselha)

2 – Chefe de Gabinete

Por ser de origem coreana a série causa um certo estranhamento inicial. As diferenças de costumes, linguagem e interpretação são gritantes.

Passado o susto, Chefe de Gabinete se torna uma produção bem divertida, especialmente para quem já trabalhou ou conhece a rotina de um gabinete parlamentar.

A história gira em torno de Jang Tae Joon, um chefe de gabinete esperto e ambicioso que busca a indicação de seu partido para concorrer ao parlamento coreano. Para isso, terá que ocupar o distrito eleitoral de seu chefe.

A série está em sua primeira temporada e os episódios são relativamente longos, cerca de uma hora cada cada. De brinde, Chefe de Gabinete ainda conta com uma abertura ao melhor estilo das antigas séries japonesas de super-heróis, como Japion e Changeman. 

séries sobre comunicação política- Chefe de Gabinete

Um chefe de gabinete ambicioso busca a indicação para concorrer ao parlamento coreano

3 – Suburra – Sangue em Roma

A produção italiana é a que mais se assemelha às produções americanas convencionais.

Recheada de “tiro, porrada e bomba” emuito sexo, Suburra foca no submundo político romano, seus diferentes atores e interesses, como políticos, a mafiosos, padres e cardeais do Vaticano, policiais

Todos interessados na exploração de terrenos até então abandonados em Ostia, distrito no litoral de Roma. O pano de fundo da história é a eleição para a prefeitura da cidade.

O fio mais legal da narrativa é a história de um político idealista que se corrompe episódio após episódio para chegar ao poder, até se tornar aquilo que mais criticava.

A Série se passa antes dos acontecimentos do filme de mesmo nome, também disponível na Netflix.

séries sobre comunicação política - Suburra

Suburra foca no submundo político de Roma

 

Gosta mais de filmes? Veja o texto da Fernanda Camargos sobre Os melhores filmes para aprender marketing político.

E você, conhece algum filme ou série interessante sobre política ou comunicação política? Conta para a gente.

Avatar

Felipe Tonet

Flipboard

Jornalista, especializado em Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais pela ESPM, é consultor e estrategista digital. Possui experiência em gestão de crises, construção de reputação digital e mobilização em mandatos políticos e campanhas eleitorais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Os mecanismos de pesquisa são fundamentais para a construção de reputação na internet. Leia mais

05 de abril de 2019

Avatar

Resultados positivos nas primeiras páginas dos mecanismos de busca são fundamentais para a construção da reputação digital de um político. Confira as dicas!

séries sobre comunicação política Leia mais

19 de julho de 2019

Avatar

Trabalha com comunicação política ou gosta do tema? A Netflix tem alguns títulos bem interessantes. Veja alguns que separei para você!

Artigos Relacionados:

imagem de livros e um martelo de juiz com o texto: legislação eleitoral o que vai mudar nas eleições de 2020 Leia mais

19 de agosto de 2019

Marcelo Vitorino

Vai se candidatar nas eleições de 2020? É bom ficar por dentro das mudanças na legislação eleitoral que começam a vigorar no ano que vem. Saiba mais!

como fazer impulsionamento Leia mais

05 de agosto de 2019

Natália Mateus Mendonça

Lista de termos do marketing digital que auxiliam campanhas do marketing político na internet, redes sociais com impulsionamentos e criação de conteúdo.