Trabalha com comunicação política? Conheça três séries diferentes sobre o tema

Para quem trabalha com comunicação política ou gosta de política, a Netflix oferece várias opções de filmes e séries interessantes sobre o tema, que vão muito além de House of Cards e dos dos roteiros pirotécnicos de Scandal e Designated Survivor.

Uma das vantagens de assinar o serviço de streaming é a possibilidade de encontrar filmes e séries de diversos países e poder assistir produções pouco conhecidas no Brasil.

Abaixo listo três séries sobre política que gosto muito.

1 – Marseille (Marselha)

Com duas temporadas, a série narra a batalha pelo controle político da cidade portuária francesa, que envolve grupos mafiosos, muita corrupção, ascensão de grupos extremistas e conspiração no futebol local.

O ritmo da narrativa é mais lento e pode causar um pouco de estranheza em quem está acostumado aos cortes rápidos das produções hollywoodianas.

O ponto alto da produção é o ator Gérard Depardieu como prefeito de Marseille.

séries sobre comunicação política - Marseille

A série narra a batalha pelo controle político de Marseille (Marselha)

2 – Chefe de Gabinete

Por ser de origem coreana a série causa um certo estranhamento inicial. As diferenças de costumes, linguagem e interpretação são gritantes.

Passado o susto, Chefe de Gabinete se torna uma produção bem divertida, especialmente para quem já trabalhou ou conhece a rotina de um gabinete parlamentar.

A história gira em torno de Jang Tae Joon, um chefe de gabinete esperto e ambicioso que busca a indicação de seu partido para concorrer ao parlamento coreano. Para isso, terá que ocupar o distrito eleitoral de seu chefe.

A série está em sua primeira temporada e os episódios são relativamente longos, cerca de uma hora cada cada. De brinde, Chefe de Gabinete ainda conta com uma abertura ao melhor estilo das antigas séries japonesas de super-heróis, como Japion e Changeman. 

séries sobre comunicação política- Chefe de Gabinete

Um chefe de gabinete ambicioso busca a indicação para concorrer ao parlamento coreano

3 – Suburra – Sangue em Roma

A produção italiana é a que mais se assemelha às produções americanas convencionais.

Recheada de “tiro, porrada e bomba” emuito sexo, Suburra foca no submundo político romano, seus diferentes atores e interesses, como políticos, a mafiosos, padres e cardeais do Vaticano, policiais

Todos interessados na exploração de terrenos até então abandonados em Ostia, distrito no litoral de Roma. O pano de fundo da história é a eleição para a prefeitura da cidade.

O fio mais legal da narrativa é a história de um político idealista que se corrompe episódio após episódio para chegar ao poder, até se tornar aquilo que mais criticava.

A Série se passa antes dos acontecimentos do filme de mesmo nome, também disponível na Netflix.

séries sobre comunicação política - Suburra

Suburra foca no submundo político de Roma

 

Gosta mais de filmes? Veja o texto da Fernanda Camargos sobre Os melhores filmes para aprender marketing político.

E você, conhece algum filme ou série interessante sobre política ou comunicação política? Conta para a gente.

Avatar

Felipe Tonet

Flipboard

Jornalista, especializado em Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais pela ESPM, é consultor e estrategista digital. Possui experiência em gestão de crises, construção de reputação digital e mobilização em mandatos políticos e campanhas eleitorais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Use o marketing político para impulsionar as doações da sua campanha Leia mais

27 de janeiro de 2020

Avatar

O candidato precisará utilizar o marketing político para sensibilizar, motivar e mobilizar eleitores se quiser arrecadar recursos para a campanha eleitoral.

Já escolheu o seu partido? Está aberta a janela partidária Leia mais

10 de março de 2020

Avatar

Está aberta a janela partidária, período em que os vereadores com mandato que pretendem concorrer nas próximas eleições podem mudar de partido político.

Artigos Relacionados:

Leia mais

22 de abril de 2020

Alessandra Fedeski

Como melhorar as relações com o eleitor em meio à pandemia do coronavírus utilizando-se dos smartphones e da comunicação digital.

Leia mais

20 de abril de 2020

Maíra Moraes

Que tal aproveitar a onde de lives e transmissões ao vivo para aprender um pouco mais sobre comunicação e marketing político? Confira nossas recomendações!